TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Da Contabilidade

Trabalho Escolar: Mercado Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Características

Último ato Autorizativo Portaria MEC/SESU nº 205, DE12/03/2010 DOU Nº 50 DE 16/03/2010

Habilitação Bacharelado

Carga Horária Total 3.060 horas

Tempo de Integralização do Curso Duração mínima:

08 semestres

Turno(s) Noturno

Campo de atuação

A Resolução nº 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade destaca diversas atribuições peculiares do profissional contábil. Além destas funções relacionadas, outros mercados estão surgindo em função das mudanças tecnológicas, da globalização e de outros fatores que ampliam a cada dia o campo de ação deste profissional.

O profissional contábil poderá atuar como:

• Contador

Poderá atuar em várias áreas: Contabilidade Pública, Rural, Hospitalar, Industrial, Comercial, Imobiliária, de Seguros, de Serviços, de Transportes, de Entidades sem Fins Lucrativos, etc.

• Auditor

Área que mais cresce na profissão contábil.

• Perícia Contábil

De acordo com a Resolução do CFC nº 560/83 – art. 3º, as perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais, bem como auditorias, são atribuições privativas dos profissionais contábeis.

• Analista Financeiro

O profissional contábil poderá atuar como analista econômico-financeiro das entidades em três ângulos: análise de crédito, análise de desempenho e análise de investimento.

• Consultor

O profissional contábil poderá atuar na consultoria contábil, de acordo com a especialidade adquirida, surgindo assim um mercado considerável para prestação de serviços nas seguintes áreas: de tributos, do comércio exterior, da contabilidade aplicada, de processamento de dados, de custos, de sistemas, de análise financeira, etc.

• Outras áreas

Investigador de Fraudes Contábeis, Pesquisador, Escritor, Professor, Conselheiro, Controler, Controlador de Arrecadação, Fiscal de Tributos, Conferencista, entre outras.

Mercado de Trabalho

Os contadores dispõem de um campo de trabalho bastante amplo, com atribuições privativas e outras atribuições comuns a diversas áreas.

A Resolução nº 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade destaca diversas atribuições peculiares do profissional contábil. Além destas funções relacionadas, outros mercados estão surgindo em função das mudanças tecnológicas, da globalização e de outros fatores que ampliam a cada dia o campo de ação deste profissional.

a) Contador:

Exercendo a Contabilidade Geral, a Contabilidade Fiscal, a Contabilidade Societária, a Contabilidade de Custos e a Contabilidade Gerencial etc.

Poderá atuar em outras áreas em função das demandas regionais, como sejam: na Contabilidade Pública, na Contabilidade Rural, na Contabilidade Hospitalar, na Contabilidade Industrial, na Contabilidade Comercial, na Contabilidade Imobiliária, na Contabilidade de Seguros, na Contabilidade de Serviços, na Contabilidade de Transportes, ma Contabilidade de Entidades sem Fins Lucrativos etc.

b) Auditor:

Dividida em duas áreas distintas:

• Auditoria Interna (empregado da empresa);

• Auditoria Externa (autônomo ou empresa de auditoria).

A Auditoria Interna está voltada exclusivamente para controles internos, como também para Auditoria de Sistemas, ou Auditoria de Gestão, dentre outros.

O recém formado no Curso de Ciências Contábeis, com registro no Conselho Regional de Contabilidade, já está habilitado ao exercício da Auditoria Externa, na condição de profissional liberal ou autônomo. O Auditor Independente é uma das áreas que mais cresce na profissão contábil.

c) Perícia Contábil:

De acordo com a Resolução do CFC nº 560/83 – art. 3º, as perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais, bem como auditorias, são atribuições privativas dos profissionais contábeis.

Poderá ser também trabalho de perito contábil a apuração de haveres e avaliação de direitos e obrigações do acervo patrimonial de quaisquer entidades, em vista de liquidação, fusão, cisão, expropriação no interesse público, transformação ou incorporação dessas entidades, bem como em razão de entrada, retirada, exclusão ou falecimento de sócios etc.

d) Analista Financeiro:

O profissional contábil poderá atuar como analista econômico-financeiro das entidades em três ângulos:

Análise de crédito:

analista externo de entidades para fins de concessão de crédito do ponto de vista da Instituição Financeira e vendas a prazo;

Análise de desempenho:

analista interno que avalia indicadores de desempenho das entidades;

Análise de investimento:

analista externo que tem objetivo de avaliar entidades para fins de investimento a nível de mercado de capitais, novos negócios, fusões etc.

e) Consultor:

O profissional contábil poderá atuar na consultoria contábil, de acordo com a especialidade adquirida, surgindo assim um mercado considerável para prestação de serviços nas seguintes áreas: de tributos, do comércio exterior, da contabilidade aplicada, de processamento de dados, de custos, de sistemas, de análise financeira etc.

f) Empresário da Contabilidade:

Um mercado que tem crescido bastante em função principalmente da terceirização dos serviços contábeis por parte das entidades.

g) Outras Áreas:

Outras funções exercidas pelo profissional contábil: Investigador de Fraudes Contábeis, Pesquisador Contábil, Escritor Contábil, Professor, Conselheiro, Controler, Controlador de Arrecadação, Escriturador Contábil e Fiscal, Fiscal de Tributos, Conferencista, Parecerista etc.

...

Baixar como  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »