TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilidade Urbana-Niterói

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS

TURMA: D

TUTORA: Josilane Paulino Barbosa Barroso

ALUNO (A): Balbino Praxedes de Jesus Junior

TAREFA DA II SEMANA – RESENHA CRÍTICA

O Projeto Final de Graduação sobre Mobilidade Urbana Sustentável apresentada como

 Proposta de Sistema Cicloviário para Niterói-RJ, pela aluna da UFF, BEATRIZ TURL S. R. DE ALMEIDA, aborda tema bastante atual devido ao crescimento desordenado das nossas cidades, principalmente os aspectos de mobilidade urbana, estimulando ao uso da bicicleta como meio de transporte. A autora do trabalho se preocupa intensamente com a segurança dos ciclistas com intuito de aumentar o número de ciclistas que utilizam este transporte para suas atividades diárias.

Outras questões são trazidas á tona no artigo, tais como o viés Econômico: baixo custo de aquisição e manutenção. Eficiência energética: a bicicleta requer um consumo muito pequeno de energia. Contribuição à saúde: o “motor” da bicicleta é o próprio corpo; estudos mostram que pessoas fisicamente ativas tendem a apresentar menos doenças. Social: a bicicleta é o veículo individual que mais atende ao princípio da Igualdade, acessível a quase todas as camadas econômicas, de idade e condições físicas. Rapidez: estudos comprovam que para distâncias de até 5 km em áreas mais adensadas da cidade a bicicleta é o transporte mais rápido. Menor necessidade de espaço público.

Outro fator relevante citado obra refere-se ao desenvolvimento urbano sustentável privado de poluição, proporcionando acesso amplo e democrático do espaço urbano.

Outra questão trazida à tona é pertinente à interação entre a malha viária utilizada na cidade e os tipos de transporte utilizados.

Entretanto, a obra só menciona os pontos mais próximos ao centro, o que de certa forma complicará a circulação da malha que estiver fora da área projeto, já que a população brasileira tem aumentado.

A obra faz referência a Amsterdã, país famoso pelo uso das bicicletas e infraestrutura em ciclovias, bem como a cidade de Bogotá,como exemplo Sul-americano.

Por todas essas situações, verificou-se que a cidade de Niterói possui uma demanda que precisa ser estimulada pela construção de ciclovias, integrando de forma prioritária a UFF e as escolas de nível médio. Outra alternativa apontada com grande êxito é a interligação entre os modais para longas distâncias, integrando a cidade com a construção de bicicletários na rodoviária e na estação das barcas, pontos de saída para a capital do rio de Janeiro, dado que a cidade de Niterói faz parte da região metropoitana do Estado do Rio de Janeiro.

Referência:

Almeida, Beatriz Turl S.R.de. Mobilidade Urbana Sustentável em Niterói– Proposta de Sistema Cicloviário. Niterói-RJ, pag48-63

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (350.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com