TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modalidades De Internacionalização Da Universidade Global

Trabalho Universitário: Modalidades De Internacionalização Da Universidade Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 6

MODALIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE GLOBAL

Para as empresas prestadoras de serviços, como as universidades, o modo de entrada no mercado externo depende de características da própria empresa, do ambiente externo, bem como de aspectos comportamentais relativos ao conhecimento e à percepção de risco dos gestores. As universidades podem utilizar de diversas formas de entrada em novos países em função do seu grau de envolvimento.

Importação e exportação:

A universidade estabelece seu próprio departamento internacional e vende seus produtos por meio de um intermediário no mercado estrangeiro

Licenciamento e franchising:

Acordo no qual o franqueador dá ao franqueado o direito de uso do conceito do negócio e a marca registrada do produto/serviço em troca de pagamento de royalties

Joint Ventures:

A universidade concorda em compartilhar capital e outros recursos com outros sócios estrangeiros.

Turnkey operation:

Pronta para instalação e uso

Contrato de produção:

Negociação com uma universidade local para o desenvolvimento de partes ou serviço inteiro. O trabalho de marketing do serviço fica sob a responsabilidade da universidade global, reduzindo custos. Porém, há ameaça de estar preparando um novo concorrente.

Portfólio e investimento direto:

O processo é realizado através de investimento direto, parcial ou total, em universidade estrangeiras.

1.1.1. TIPOS DE ESTRATÉGIAS

Segundo Caversgil , existem quatro estratégias que podem ser aplicadas durante o processo de internacionalização:

1.1.1.1. HOME REPLICATION STRATEGY

Nessa estratégia, a empresa considera o mercado internacional como secundário e os produtos são concebidos em função das necessidades do mercado local .

O mercado externo é tido como um meio de aumentar o ciclo de vida do produto.

1.1.1.2. MULTIDOMESTIC STRATEGY

Com essa estratégia, os gestores reconhecem e enfatizam diferenças entre os mercados nacionais. Como resultados, a empresa de internacionalização permite a diferenciação de produtos subsidiários e práticas de gestão do país. Os produtos e serviços são adaptados em função das necessidades de cada país. Esse tipo de estratégias lida a fabricação ineficiente, operações redundantes, uma proliferação de produtos concebidos para as necessidades locais, e os custos geralmente mais elevados das operações internacionais que de outras estratégias.

1.1.1.3. GLOBAL STRATEGY

Nessa situação, a estratégia oferece gerenciamento com maior capacidade de resposta às oportunidades internacionais, aumenta as oportunidades para a aprendizagem internacionais e fertilização cruzada de base do conhecimento da empresa entre todas as filiais e gera economias de escala, o que resulta em menores custos operacionais.

Por outro lado, é desafiador para a gestão de coordenar estreitamente as atividades de um grande número de dispersos operações internacionais. Quando levado ao extremo, os resultados da estratégia global em uma perda de capacidade de resposta e flexibilidade nos mercados locais. gestores locais que são despojados de autonomia sobre as operações de seu país pode ficar desmoralizado e perder o seu espírito empreendedor.

1.1.1.4. TRANSNATIONAL STRATEGY

A empresa se esforça para ser mais sensível às necessidades locais, mantendo controlo central suficiente das operações para garantir a eficiência e a aprendizagem.

A estratégia transnacional requer planejamento, alocação recursos, políticas e uniforme em uma base global. Empresas padronizam produtos, tanto quanto possível, adaptando-os conforme necessário para garantir as vendas em mercados amplos individual.

Dada a dificuldade de manter um delicado equilíbrio entre o controle central e local de resposta, a maioria das empresas têm dificuldade em implementar estratégia transnacional. No longo prazo, quase todas as empresas acham que precisam incluir alguns elementos da decisão tomada, bem localizada, pois cada país tem suas características idiossincráticas.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PARA AS OPERAÇÃO INTERNACIONAIS

A empresa pode em função das necessidades estratégicas criar um departamento de exportação ou internacional, uma estrutura descentralizada por área geográfica, estrutura centralizada por produto e finalmente uma estrutura matricial global.

O tipo de estrutura escolhida para as operação internacionais depende da importância para os gestores e também se eles preferem um tipo centralizado ou descentralizado.

O tipo de estrutura tem tendência a seguir uma evolução em função de sua implicação no mercado interno chegando a uma organização cada vez mais complexa.

A UNIVERSIDADE GLOBAL

O principal objetivo da universidade global privada é garantir não apenas o reconhecimento da qualidade acadêmica, mas a otimização de recursos de maneira sustentável.

As diferenças principais entre produtos e serviços estão na simultaneidade entre produção e consumo e de transferência de propriedade.

Segundo Cavusgil, alem de da definição da estrutura estratégica e organizacional, os gestores da empresa deve cultivar três áreas, liderança visionaria, cultura organizacional e processos organizacional com objetivo de obter uma empresa global.

PLANO DE AÇÃO

O processo de internacionalização de uma universidade privada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com