TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nas Terras do Bem Virá

Por:   •  28/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Nas Terras do Bem Virá

Este filme retrata os conflitos fundiários sucedidos na Amazônia, marcado pelo trabalho escravo e devastação do meio ambiente. Muitos trabalhadores vislumbrados em encontrar na Amazônia uma melhor qualidade de vida se ariscaram em uma promessa enganosa, deparando-se com o mar de sofrimento. Fazendeiros que impunham a seus trabalhadores uma dívida sem fim, descontrolada, que nunca acaba ficando o trabalhador obrigado a pagar. Sem alternativa, não podia fugir, pois eram ameaçados e sujeitos a agressões e humilhação.

 No documentário os fazendeiros relatavam uma realidade não vivenciada pelos seus trabalhadores e diziam desconhecer os maus tratos que os peões sofriam, alegando que davam serviço para os favelados e famintos. Eram trabalhadores de baixa e sem nenhuma escolaridade, brasileiros considerados inexistentes. A realidade dos fazendeiros que foram pegos usufruindo de mão-de-obra escrava se resumia em pagar o que já deviam e nunca ninguém foi preso e nem suas terras foram confiscadas, suas penas foram transformadas em acertos administrativos e pouquíssimos tiveram seu nome inscrito em ficha suja, restringindo a credito.

Com isso o trabalho escravo era mantido novamente. Já que as penalidades para esse crime eram brandas. Segundo relato do bispo, esses fazendeiros atualmente mudaram de roupagem e apareceram como agronegócio, devastando o meio ambiente e dando continuidade à opressão, dando lugar a conflitos no agronegócio, de um lado a pecuária extensiva, soja, eucalipto, extração madeireira, etc. E na outra parte trabalhadores que tentam sobreviver de forma digna e que se encontravam executando suas atividades de sustento a mais de vinte anos em determinadas terras. Terras sem donos, onde trabalhadores foram despejados para dar lugar aos donos do agronegócio. Um verdadeiro modelo de exclusão social, onde homens pobres eram mantidos como escravos e suas mulheres prostitutas. A partir daí fortaleceu o Movimento dos Sem Terras, iniciando a busca pela Reforma Agraria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com