TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ABADONO DO IDOSO

Por:   •  19/10/2018  •  Artigo  •  2.768 Palavras (12 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Curso : Serviço Social

6ª Semestre

Tutora EAD:Marilena Jordão

ATPS das Disciplinas Norteadoras: Pesquisa em Serviço Social Política Social de Atenção à criança e adolescente; Projetos de Pesquisas em Serviço Social; Rede Socioassistencial e terceiro setor Tratamento da informação e indicadores Sociais.

Irecê-BA

01 de Novembro de 2018

O ABADONO DO IDOSO EM IRECÊ-BA

Autores:

Juvenal Pereira da Gama – RA 3368540401

Janilde Xavier dos Santos- RA 2635154371

Sílvia Ricardo Leite Guedes – RA 2187949951

                                     

Irecê-BA

01 de Novembro de 2018

SUMÁRIO

  1. Resumo-----------------------------------------------------------------------------04
  2. Introdução--------------------------------------------------------------------------05
  3. Desenvolvimento-------------------------------------------------------------------06
  1. Objetivos Gerais---------------------------------------------------------------06

3.2 Objetivos Específicos ---------------------------------------------------------07

  1.  Considerações finais---------------------------------------------------------------11
  2. Bibliografias------------------------------------------------------------------------12

1. RESUMO

Este artigo tem como objetivo mostrar as redes de proteção do idoso conforme o Estatuto do Idoso e a sua evolução desde sua criação, onde muitos desconhecem e o principal descumpridor tem sido a família, onde deveria cuidar e proteger termina abandonando.

A questão do abandono e da solidariedade familiar, tendo em vista a Dignidade da Pessoa Humana. Para tanto, serão considerados o princípio da solidariedade familiar, a evolução dos direitos fundamentais e as políticas de atendimento aos idosos, bem como ilustrado o funcionamento das redes assistencial. O abandono tem sido um fator lesivo à saúde psíquica e física do idoso. De tal forma, cabe a seguinte indagação: é dado a um filho abandonar o seu pai, quando a Constituição Federal e os preceitos morais e éticos demonstram-se contrários? Portanto, a família é algo único e insubstituível, um bom relacionamento familiar é a principal arma de combate à depressão e aos problemas emocionais que acometem os idosos nessa fase da vida, é a principal responsável como o compartilhamento de afeto e responsabilidades. O papel do serviço social é peça relevante a esta realidade, mas é preciso que saiba munir-se de instrumentos do interesse pelo bem estar e garantir os direitos do idoso em prática profissional.

Palavras Chave: Idoso, Cidadania, Abandono, Estatuto.

2.INTRODUÇÃO

        O século XXI está marcado por profundas transformações na estrutura populacional do Brasil e vem sofrendo nas últimas décadas um processo de crescimento considerável da população idosa

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, a população idosa tem ampliado, significativamente e apresentando atualmente 23,5 milhões, total brasileiro de habitantes. Segundo as estimativas do IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2030 o grupo de idosos com até 60 anos será maior

A velhice é considerada a terceira idade da vida humana e se caracteriza pela perda força e degeneração do organismo, esta é uma fase da vida em que todos estão destinados a passar, Contudo, a velhice é uma fase difícil, pois é uma fase natural que causa transformações no indivíduo, é um período de transição que acarreta possíveis surgimentos de distúrbios psicológicos e de saúde como baixa autoestima, sensação de perda da autoeficácia, autoimagem, stress e a depressão e consequentemente o abandono família.

 A família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, base para a formação qualquer indivíduo. É no convívio familiar que aprendemos um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a administrar conflitos. E com o idoso não é diferente, pois, carrega um histórico de experiências e aprendizados. Portanto, a família é algo único e insubstituível, um bom relacionamento familiar é a principal arma de combate à depressão e aos problemas emocionais que acometem os idosos nessa fase da vida. O papel do serviço social é relevante numa realidade, mas é preciso que saiba munir-se de instrumentos do interesse pelo bem estar e garantir os direitos do idoso em prática profissional.

 

3. DESENVOLVIMENTO

        No seio familiar o Idoso necessita de cuidados, afeto solidariedade, dedicação amor, carinho, atenção respeito que é além de laços sanguíneos, infelizmente a realidade é oposta, na medida em que os idosos vão se tornando impotentes, indefesos, fragilizados, nem sempre são acolhidos por sua família. São muitas vezes rejeitados, porque não são todas as pessoas que têm paciência para conversar com os idosos, por isso, é importante que eles sejam incluídos nos ambientes em que se sintam bem e à vontade, todavia, os idosos negligenciados, há a necessidade de ações políticas públicas efetivas para garantir que os direitos sociais da população idosa sejam devidamente respeitados.

É necessário a eliminação de todas as formas de abandono e estimular o respeito à pessoa idosa e a importância da sua integridade social.  Afinal qual é o contexto social e político que observamos essa realidade?        

       Adentrando com mais profundidade no tema desse artigo, vemos a necessidade da família propiciar a interação e inserção do idoso no meio social, fazendo com que não se perca a noção de cidadania. Portanto é no seio familiar e no aconchego do lar que o idoso se sente protegido e amado e acima de tudo, respeitado  pelas as pessoas que mais dedicou a sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com