TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Por:   •  19/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PEOP)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

MARCELO LIRIO PEREIRA – RA: 1760711

POLO PIRASSUNUNGA

2017


 

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado à Universidade Paulista - UNIP INTERATIVA, Referente ao curso de graduação em Sociologia, como um dos requisitos para avaliação na disciplina de cunho prático Prática de ensino: Observação e projeto.

POLO PIRASSUNUNGA

2017

SUMÁRIO

1         INTRODUÇÃO        4

2         OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3         DESENVOLVIMENTO        5

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        5

3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        6

3.2.1 Ambientes e Público-alvo        6

3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos        6

4         AVALIAÇÃO        6

5         CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        7

1         INTRODUÇÃO

Atualmente ouve-se muito falar de um processo chamado globalização. Esse assunto tem sido amplamente abordado pela mídia e nos dá a falsa impressão de que é algo na nossa era. Porém, podemos perceber que teve início ainda nos séculos XV e XVI, durante as grandes navegações e descobertas marítimas. Essas descobertas foram motivadas com intuito de descobrir fontes de matéria-prima para abastecer o mercado europeu. Essas descobertas estimularam ainda mais a relações comerciais.

Esse processo chegou aos nossos dias passando pelo final do século 20 quando temos a queda do socialismo e abertura de novos mercados. O neoliberalismo ganha força no final dos anos 70 impulsionado a expansão econômica.

São características da globalização a utilização de um marketing agressivo visando alcançar as massas, estimulando o consumo cada vez mais acelerado.

Também são marcas dessa globalização a presença de um grande número de redes de lojas com sede em outros países.

A internet colabora para que as pessoas através da rede de computadores entre em contato com culturas e influências que irão interferi nos seus gostos, provocando um incremento no o consumo. O idioma inglês torna-se idioma universal para que as pessoas se comuniquem.

Então a proposta de um projeto envolvendo um assunto da área de ciências sociais é muito interessante pois estimula o aluno a posicionar-se. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),

A autonomia refere-se à capacidade de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar enunciativa e cooperativamente de projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em função de metas eleitas, governar-se, participar de gestão de ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios éticos etc. (BRASIL, 1998), p.89.

Por isso o professor deve criar situações onde o aluno possa ter um aprendizado independente, de modo que tenha uma ação mais significativa.


2         OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Promover a sensibilização abertura cultural e social nos alunos de forma que possa compreender os efeitos da globalização. Estimular os alunos aqui estejam atentos à realidade fora dos livros didáticos. Essa atividade irá colaborar em muito para uma melhor compreensão de mundo, pois verão na prática a presença desse tema chamado globalização.



2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular a capacidade de pesquisa dos alunos.

Compreender a interdisciplinaridade na prática.

Conhecer os arredores da escola.

Trazer a pesquisa para o dia a dia e fora da internet livros e tv que são normalmente as fontes de pesquisa utilizada pelos alunos.



3         DESENVOLVIMENTO

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O projeto de trabalho é um enfoque integrador da construção de conhecimentos que transgride o formato da educação tradicional de transmissão de saberes compartimentados e selecionados pelo professor, não sendo uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua função .Para Machado e Barros (2010) apud Hernadéz e Ventura (1998), não haverá́ somente contemplação na questão da interdisciplinaridade, mas também no tratamento de (informações, como sendo um dos objetivos de um projeto de trabalho, onde se realizam ações de compreensão e interpretação do tema para que haja um avanço sobre o mesmo.

Esse tipo de abordagem é altamente proveitosa, produzindo na cabeça dos alunos uma experiência marcante. Segundo Machado e Barros (2010) apud Vygotsky
o desenvolvimento é um processo evolutivo e que as funções psicológicas superiores- como atenção, a memória e pensamento por exemplo se dá partir de um plano Inter psicológico de desenvolvimento, ou seja, através da interação da criança. Isso se refere à educação infantil, porém o mesmo princípio vale para séries mais avançadas, pois também necessitam dessa atenção e dessa interação. As séries mais avançadas tem uma necessidade de fazer pesquisa e devem desenvolver sua sensibilidade para fatos do dia a dia, principalmente no que diz respeito aos estudos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (270.3 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com