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O COMPONENTE CURRICULAR REMOTO: TEORIA SOCIOLÓGICA

Por:   •  5/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  141 Visualizações

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FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR REMOTO

1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR REMOTO: 

TEORIA SOCIOLÓGICA

UNIDADE OFERTANTE:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – INCIS

CÓDIGO:

MCS004

PERÍODO/SÉRIE:

TURMA:

CARGA HORÁRIA

NATUREZA

TEÓRICA:

60

PRÁTICA:

    -

TOTAL:

60

OBRIGATÓRIA: (  )

 OPTATIVA: ( )

 (x) REMOTO

PROFESSOR:

MOACIR DE FREITAS JUNIOR

SEMESTRE:

ESPECIAL

2. EMENTA

1. As bases do pensamento social e a formação da Sociologia como ciência.

2. As matrizes sociológicas clássicas: a teoria positivista do consenso social; a teoria materialista do social; a Sociologia compreensiva.

3. JUSTIFICATIVA

O conteúdo programático selecionado contribui para a compreensão dos pressupostos das matrizes sociológicas clássicas, bem como da importância da aplicação de suas categorias conceituais na análise da sociedade contemporânea.

4. OBJETIVO

4.1. Objetivo Geral: 

Apresentar os paradigmas sociológicos clássicos, bem como a sua vitalidade na análise do cenário contemporâneo.  

4.2. Objetivos Específicos:

- Compreender as categorias conceituais básicas desenvolvidas, respectivamente, por Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

- Compreender os procedimentos metodológicos utilizados pelos clássicos na análise da sociedade.

- Proceder à apropriação crítica de tais instrumentais teórico-metodológicos.

- Evidenciar a contribuição dos pensadores clássicos para a reflexão sociológica contemporânea.

5. PROGRAMA

5.1. Divisão das Atividades online e off-line

Nos termos da RES. Nº 1/2020, DO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, adotamos o critério de repartir “60x40” horas/aula. Para tanto, adotamos o seguinte critério:

De 11/08 a 14/12 => 18 semanas.

18 semanas/60horas-aula (carga da disciplina) = 3,3 horas-aula por semana;

1 hora-aula = 50 minutos. Logo, 3,3 horas-aula = 165 minutos;

60% de 165 minutos = 99 minutos => 1:40h de relógio

Logo: 60% da carga síncrona = 1:40h por semana de aulas ao vivo.

Assim, a carga relativa aos 60% será distribuída em 18 encontros semanais de 1:40 horas, ao vivo, onde serão desenvolvidos os conteúdos abaixo, sendo que a forma de desenvolvê-los será variável entre: 1) Aulas, dadas diretamente pelo Professor; 2) Apresentação de textos, em que discentes farão apresentações dos pontos principais de cada texto de cada uma das aulas, acompanhados sempre do professor; 3) Palestras, filmes e outros, cuja programação não é possível ainda apresentar, mas que será adiantada aos discentes no tempo oportuno.

Os restantes 40% da carga serão distribuídos em tarefas extraclasse, assim dispostas: 1) preparar as apresentações de textos para as aulas, quando na sua vez – 20%; 2) fichamentos de 05 textos do programa, a critério do discente e enviar para a plataforma eletrônica destinada para tanto (a combinar): 15%; 3) Avaliação final: 5% da carga.

Os detalhamentos de atividades e avaliações estão nos itens 6 – metodologia e 7 – avaliação.  

O programa a ser desenvolvido é o seguinte:

Aula

Textos a serem trabalhados

Aula 1

Apresentação do curso e do Professor

Aula 2

MILLS, Wright. O que significa ser um intelectual? In O artesanato Intelectual. RJ, ZAHAR, 2009, p. 89

Aula 3

Por que estudar os clássicos?

ALEXANDER, Jeffrey. A importância dos clássicos. In GIDDENS, Anthony e TURNER, Jonathan (orgs.). Teoria social hoje. São Paulo: Editora da Unesp, 1999, p. 23-89

Aula 4

UNIDADE I – METODOLOGIA

DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1971, p. XIII – XXXI; p. 1 – 40. (Prefácios e Capítulos I e II).

Aula 5

WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília, D.F. Ed. da UnB, 1991. Cap. I Conceitos sociológicos fundamentais / I Fundamentos metodológicos, p. 3 – 13.

______. A objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais. IN: COHN, Gabriel (org) Weber.  São Paulo: Ática, 2006, p. 79 -127.

Aula 6

LENIN, V. I. As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo. IN: LENIN,V. I. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega Ltda, 1979, p.35 -39.

MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007, p. 85-95.

MARX, Karl. Prefácio à contribuição à crítica da Economia Política. IN: MARX, K. ENGELS, Friedrich. Textos n. 3. São Paulo, ed. Sociais, s.d., p.300 -303.

Aula 7

UNIDADE II – AÇÃO, ESTRUTURA, RELAÇÕES SOCIAIS

2.1 – Indivíduo

DURKHEIM, Émile. Representações individuais e representações sociais. IN: Sociologia e Filosofia. São Paulo: Ícone s.d., p 9 a 54.  

Aula 8

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 17 – 83 (cap. I a III).

WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília, D.F. Ed. da UnB, 1991. Cap. I Conceitos sociológicos fundamentais/ II Conceito de ação social. p. 13-35.

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. Edições Progresso Lisboa - Moscovo, 1982. Teses II, V, VI e VII

Aula 9

2.2) Estrutura de classes sociais

MARX, K., ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. IN: MARX, K, ENGELS, F. Textos.  Vol 3. São Paulo: Ed. Sociais, s.d., p. 21 – 31.

WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília, D.F. Ed. da UnB, 1991. Cap. IV Estamentos e classes, p. 199-203.

Aula 10

2.3) O trabalho: mais-valia e alienação; vocação para a riqueza; integração social.

DURKHEIM, Émile. A Divisão do Trabalho Social. Editorial Presença, Vo I, s.d. Introdução (p. 51 – 59) e Cap. I (p. 325 – 336).

MARX, K. Processo de trabalho e processo de produzir Mais-valia. IN:  O capital – crítica da economia política. Livro1, Vol. I. São Paulo: Difel, 1984, p.201 – 223.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Aula 11

2.4) Educação, ciência

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.  

WEBER, Max. A ciência como vocação. IN: _____ Ciência e política - duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1968, p.17 -52.

MARX, K. ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1992.

Aula 12

UNIDADE III – ESTADO, PODER, DOMINAÇÃO

DURKHEIM, Émile. Lições de Sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2013. (Quarta Lição: Moral Cívica. Definição de Estado (p. 59 – 76). Quinta Lição: Moral Cívica - continuação (p.77 – 89) e Nona Lição: Moral Cívica (final). Formas do Estado. A Democracia (p. 139 – 152).

Aula 13

MARX, Karl. Introdução à Crítica à Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019, p. 145 – 156

Aula 14

WEBER, Max. A política como vocação. IN: Ciência e política – duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1968, p.53-124.

Aula 15

UNIDADE IV – OS CLÁSSICOS NA ATUALIDADE

SELL, Carlos Eduardo. Weber no Século XXI: Desafios e Dilemas de um Paradigma Weberiano. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 57, no 1, 2014, pp. 35 a 71

Aula 16

TIRYAKIAN, Edward A. Les Formes Élémentaires de la vie religieuse: passado, presente e futuro. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, n.° 44, jan/abr 2017, p. 38-71

Aula 17

THERNBORN, Göran. Do Marxismo ao Pós-Marxismo? SP, Boitempo, 2012.        

Aula 18

Encerramento do curso. Debate final sobre os clássicos na atualidade.

Todos os textos do programa estarão disponíveis em PDF, em uma pasta virtual hospedada no Google Drive, cujo link será enviado antes do início das aulas.

...

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