TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Censo Escolar da Educação

Por:   •  11/7/2020  •  Artigo  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SISTEMA EDUCACENSO

Várzea da Roça-BA

2019[pic 3]

Cleide silva lima

Nailda dos santos silva

CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SISTEMA EDUCACENSO

[pic 4]

Várzea da Roça-BA

2019[pic 5]

INTRODUÇÃO

O Censo Escolar é uma pesquisa que busca levantar dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Todos as escolas públicas e privadas participam desse levantamento de dados com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação de todo país.

A pesquisa aqui apresentadas abrangem informações da educação básica, e suas diferentes ciclos e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.

As informações coletadas por esse instrumento, servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, contendo a transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE \u2013 Formação pela Escola \u2013 foi desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Autarquia do Ministério da Educação (MEC), e tem por objetivo principal capacitar os agentes, operadores, parceiros e conselheiros envolvidos com a execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas das ações e programas financiados com recursos do orçamento do FNDE.

A oportunidade de fazer mais um curso do Programa Formação Pela Escola nos dá chance de conhecermos melhor como funciona o Censo Escolar. Já tinha ouvido falar deste sistema de levantamento de dados, mas não tinha a mínima noção da sua importância para o desenvolvimento de políticas públicas do nosso país.

O objetivo deste trabalho e passar informação e conhecimento alcançado através da experiência de fazer um curso que tende capacitar profissionais da educação, conselheiros e cidadãos para o correto preenchimento das informações do Censo Escolar da Educação Básica, assim, como acompanhar e garantir que as informações prestadas e preenchidas no sistema sejam válidas, legais e verdadeira.

DESENVOLVIMENTO

O curso Censo Escolar da Educação Básica permite ao cursista conhecer e aperfeiçoar seus conhecimentos já adquiridos no que diz respeito ao preenchimento e acompanhamento do programa Educacenso. Nesse caso esse estudo permite ao cursista adquirir conhecimentos que vai muito além do que apenas se conhece sobre as informações encontradas no módulo, faz com que o cursista sem conhecimento prévio adquira as competências necessárias para entender o funcionamento do programa.

O módulo aborda questões desde o surgimento dos censos no mundo até o controle social que iremos descobrir uma ferramenta importantíssima para o bom andamento de uma sociedade organizada e participativa.

Ao estudar o módulo me sentir um pouco insegura pois traz um conteúdo que não tinha nenhum tipo de conhecimento. Durante a leitura das unidades pude perceber uma linguagem simples, direta e objetiva, pois tem a intenção de capacitar profissionais da área da educação assim como todo e qualquer cidadão que queira interagir e adquirir conhecimentos neste meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com