TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento e a Tecnologia para Evolução da Sociedade

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.

METODOLOGIA DA PESQUISA.

Professora: Lucivani Gazzóla

Aluno: Delmir Fernandes.

Data: 13 de julho de 2010.

O Conhecimento e a Tecnologia para Evolução da Sociedade

A busca pelo conhecimento, não só a busca, mas a vontade de dominar  o conhecimento acompanha a trajetória humana. A presença do conhecimento na historia humana vai mais alem das idéias e crenças, descrita por David Landes professor economista da Universidade de Harvard como o conhecimento a principal característica de uma sociedade isso explica porque países ficaram ricos a partir de suas dimensões ou de seu poderio militar. O conhecimento constitui a estruturas do desempenho é  definido por sociedade do conhecimento, a gestão do conhecimento é determinante para a capacidade das sociedades se organizarem onde percebemos a complexidade do ambiente e a acelerada transformações da passagem do milênio.

O conhecimento aliado a tecnologia contribui para o desenvolvimento. O relatório do Desenvolvimento mundial de 1998-99 do Banco Mundial tem como titulo Conhecimento para o Desenvolvimento é indica que países pobres e pessoas pobres diferem dos ricos não apenas por disporem de menos capital, mas também por terem menos conhecimento. Identificados duas classes de conhecimento a primeira do conhecimento tecnológico: engenharia de software e administração onde são destruídos entre as nações no aspecto sócio-economico. Aborda o tema do capital intelectual. A segunda classe do conhecimento caracteriza atributos como a qualidade de um produto – bem ou serviço esta associado a credibilidade de uma organização.

Em contra partida do conhecimento está o desconhecimento que também podemos caracterizar em duas categorias desconhecimento por ignorância, que é reparável com a melhoria do acesso á informação. A segunda categoria está associada ao não reconhecimento  do modelo cientifico - tecnológico onde a educação segue segundo seus princípios com fortes cargas ideológicas . A melhora do acesso à informação como novas tecnologias multimídias aplicadas ao processo ensino-aprendizagem contribui com o crescimento da universalização do conhecimento da sociedade sob a forma de inclusão social. Uma solução para esta desvantagem de condições de sobrevivência no modelo sócio-economico baseado na competitividade é o terceiro setor entidades de caráter privado, retirando os muros concretos ou virtuais e desenvolvendo trabalhos de utilidade pública utilizando conhecimento tecnológico para canalizar as energias criativas de pessoas e organizações que visam a inclusão social. Já o desconhecimento  associado a carga ideológica são irreparável com a redução da biodiversidade ambiental e cultural,. Os crimes contra a humanidade de que é símbolo o genocídio nazista, outro exemplo e a ruptura psicológica de jovens e adultos incapazes de lidar com as mudanças introduzidas pela mundialização no aspecto econômico, social e cultural. O desconhecimento dos processo cientifico de sua necessário para refutabilidade entre o bloqueio e avanço da ciência mo setor agrícola de países ricos.  O processo cientifico-tecnologico faz para evitar mudanças, e permite preservar o mercado para seus produtos.

A ligação fundamental entre conhecimento e tecnologia  e promovido pela informação, devido a sua importância o Brasil incluiu Informação e Conhecimento  no seu plano estratégico plurianual 2000-2003. A constituição necessária de uma sociedade do conhecimento condiciona infra-estrutura informacional ampla de boa qualidade. As iniciativas governamentais da esfera federal, estadual e municipal junto com a iniciativa privada evoluíram muito para pesquisa e desenvolvimento na garantia de serviços avançados de comunicação e informação. Um exemplo e o Programa Sociedade da Informação brasileiro com pesquisa e desenvolvimento em tecnologias-chave, com incentivos de criar bases que aumente a participação da economia da informação no PIB (Produto Interno Bruto), com áreas de atuação na: ciência e tecnologia, educação, cultura, saúde, comercio eletrônico, informação e mídia, atividades de governo e educação para a sociedade da informação.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com