TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Construtivismo de Jean Piaget

Por:   •  3/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

O construtivismo de Jean Piaget

 Introdução

Esse trabalho de pesquisa sobre as concepções e os conceitos de Jean Piaget, tem por objetivo compreender e analisar a importância de sua teoria como base para o processo de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem no ambiente escolar. De acordo com a visão teórica de Piaget, o ser humano assimila as coisas de maneira diferente em cada etapa da vida, o desenvolvimento ocorre por meio do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação. Jean Piaget estimava que tanto os fatores hereditários e maturacionais como o ambiente são essenciais na construção do individuo, influenciando no seu desenvolvimento cognitivo. Ainda segundo Piaget, a organização e a adaptação são duas propensões principais do pensamento.

 Desenvolvimento

O construtivismo e a base da concepção teórica de Jean Piaget que é um representante das ciências naturais, sendo que sua teoria fundamenta-se em princípios científicos. De acordo com Viotto filho, Ponce e Almeida (2009), “o conhecimento integra os fenômenos cognitivos ao contexto da adaptação do organismo ao meio, tendo a biologia - seus conceitos e métodos – como elementos fundantes da sua teoria”. Nesse sentido, pode-se dizer que a teoria piagetiana interessa-se em entender a origem e o desenvolvimento do conhecimento humano e também se propõe a conhecer as formas usadas pelas crianças para entenderem o mundo. Conforme Piaget (1978) “... há uma diferença qualitativa entre a lógica infantil (mais simples) e a lógica do adulto (mais complexa), pois os processos de construção da cognição humana se tornam complexos com o passar do tempo”.

Dentre suas pesquisas, Piaget cria algumas classes para entender o método de evolução humana tais como, a equilibração, ou seja, a busca pelo equilíbrio psíquico, que determina que todo o ser vivo possui a necessidade de viver em equilíbrio com o ambiente em que vive, do contrario não resiste a ele. Assim sendo, perante cada novo desafio o ser humano se desequilibra e, para reequilibrar-se, utiliza recursos próprios como a assimilação, que aparece quando o organismo, para entender o novo, busca sentido em suas experiências anteriores. Ainda, de acordo com Piaget, há um segundo recurso natural dos seres humanos para reequilibrar-se com o ambiente, a acomodação que se ocorre através da modificação do próprio organismo. É essencial compreendermos que os processos de acomodação e assimilação, de acordo com a teoria de Piaget, são paralelos e se transformam, proporcionando aos seres humanos enfrentar e solucionar os problemas encontrados no ambiente para que assim possam se reequilibrar e continuar em desenvolvimento. A forma de agir e pensar dos seres humanos é categorizada no esquema de Woolfolk (2000), de acordo com Piaget, a seguir:

• Estágio sensório-motor => 0-2 anos (aprox.) – a criança começa a fazer uso da imitação, memória e pensamento. Começa a perceber que os objetos não deixam de existir quando estão ocultos. Passa das ações reflexas da atividade voltadas para o objetivo;

• Estágio pré-operacional => 02-07 anos (aprox.), gradualmente desenvolve o uso da linguagem e a capacidade de pensar de forma simbólica. Capaz de pensar logicamente sobre as operações em uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com