TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"O DISCURSO DO REI"

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “ O discurso do rei” relata a história do príncipe Albert (Colin Firth) em 1925, que sofria com uma desordem de fluência da fala, a disfemia, popularmente conhecida como gagueira. O príncipe demonstrava uma enorme dificuldade ao falar em público. Logo no início do filme passa ele tentando fazer um discurso num estádio, onde mostrava a inquietação da multidão por conta da dificuldade de falar em público do príncipe.

Mais tarde torna-se o Rei da Inglaterra, nomeado Rei George VI. A trama tem como plano de fundo os anos que antecedem a IIª Guerra Mundial.

Após passar por diversos especialistas, dos quais seus respectivos tratamentos falharam, sua esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter), acaba encontrando um fonoaudiólogo, Lionel Logue (Geoffrey Push), que se disponibiliza para ajudar no tratamento do príncipe.

Logo no primeiro contato com Lionel, Albert demonstra uma forte resistência ao tratamento, mostra que tem medo em falar de maneira aprofundada sobre seus traumas que deram origem a disfemia.

Mas essa situação muda, após criarem um vinculo, e ao testar alguns métodos que acabam dando resultados positivos, Albert acredita no tratamento de Lionel, e acaba relatando fatos da sua infância que foram os fatores para o surgimento do problema na fala.

O príncipe relata a Lionel, que o problema da disfemia surgiu entre seus 4 ou 5 anos, e que na infância não possuía vínculos afetivos com seus pais. Passou maior parte do tempo com babás, inclusive uma delas, da qual tinha como predileto o seu irmão mais velho David, e o detestava, Albert sofreu maus tratos por 3 anos com a mesma, até seus pais descobrirem o que vinha ocorrendo com o garoto. Ele conta também, que tinha um problema nas pernas, no qual passou por um doloroso tratamento a fim de corrigir o mesmo. E que nasceu canhoto, porém seus pais fizeram ele virar destro. Além dos maus tratos enfrentados, ele também conviveu com fato do seu irmão mais novo Jonhnie, viver afastado da família por ser diferente, ser epilético.

Quando jovens, Albert e seu irmão eram próximos, mas constantemente David abusava de seu irmão por causa da disfemia, tendo ainda o incentivo do pai.

Com a morte do pai, o título de Rei da Inglaterra foi passado para o príncipe mais velho. Levado pelo desejo de se casar com uma mulher divorciada, a americana Wallis Simpsom, pelo fato da união não ser aceita pela Igreja Anglicana, David decide abdicar o trono, passando assim a linha de sucessão para Albert.

O príncipe recebeu apoio da sua esposa Elisabeth e de Lionel, e detectando a origem do problema da disfemia, descobriu que estava sendo governado pelo medo causado por seus traumas de infância, segue firme em seu tratamento, e cria uma grande segurança em si, devido aos avanços ocorridos.

Ao término do filme, o príncipe é coroado Rei da Inglaterra, e realiza o seu primeiro discurso a nação, que data do ano de 1939, declarando guerra contra a Alemanha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com