TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Weber

Por:   •  22/7/2021  •  Artigo  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 7

Fichamento M.Weber

julho 21

2021

André Urias Diniz de Carvalho - 11758062

ECEC


Fichamento : Max Weber

Introdução:

Max Weber, foi um sociólogo alemão e um dos principais teóricos das ciências sócias, responsável por fundar um método de estudo sociológico baseado no que definiu como Ação Social e desenvolveu estudos profícuos para a compreensão do capitalismo e sua formação.

Ação e Ação Social:

A ação segundo Weber é definida como toda conduta (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo, dado por quem executa ou orienta essa ação. Para Weber a sociologia é a ciência que tenta entender a ação social através de interpretações metodológicas, para enfim explicá-la, ressaltando observar seu desenvolvimento e significado ao longo do tempo, vale ressaltar que nem todo tipo de ação tem um significado, ou seja algumas ações ainda são tomadas sem um sentido pensado o que as torna não compreensíveis ou sem sentido para a análise sociológica.

O que nos leva a entender que em suma: uma ação compreensível é uma ação com sentido. Então para enfim a compreensão através do método científico o sociólogo trabalha com o que é chamado de “tipos puros” ou “ideais”, que na realidade são um limite  de elaboração conceitual e abstrata, essenciais para o estudo, ou seja um exemplo “fictício” que ilustra de alguma forma um tipo de ação racional, possível para explicação e compreensão de determinada ação.

“Em síntese: somente a ação com sentido pode ser compreendida pela sociologia, a qual constrói tipos ou modelos explicativos abstratos para cuja interpretação se dá com maior evidência, quanto as não-racionais, sobre as quais a interpretação alcança menor clareza”.

Tipos puros de ação e de ação social:

  • Ação social racional com relação a fins: na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim
  • Ação social racional com relação a valores: na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético
  • Ação social afetiva: em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc
  • Ação social tradicional: que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.

 Segundo Weber a ação social é aquela que é orientada ao outro, porém algumas ações coletivas não podem ser consideradas sociais ( referente ao método científico), nisso Weber se difere de Durkheim, já que para Durkheim o cientista deveria romper com qualquer pré-noção, que para a plena funcionalidade do método de estudo sobre a sociedade é necessário abandonar todos os juízos e valores próprios do sociólogo, ou seja uma total separação entre o objeto de estudo e o sujeito que estuda o objeto.

Relação Social:

Para Weber o que denomina e constitui o que se chama de relação social é a conduta de vários sujeitos, reciprocamente orientada, com base na probabilidade de que se agirá socialmente de um certo modo, ou seja pode se dizer que a relação social é a probabilidade de que uma determinada conduta tenha seu sentido dividido com outros agentes sociais, quando ao agir um indivíduo social leva em consideração a possibilidade de outros agirem socialmente de forma correspondente às expectativas do mesmo, vemos uma relação.

Mesmo que não haja reciprocidade da outra parte, oque importa para identificar relações sociais é que estejam mergulhadas em expectativas recíprocas quanto ao seu significado.

Divisão do poder na comunidade: classes, estamentos e partidos

A concepção de sociedade construída por Weber implica numa separação de esferas, como a econômica, a religiosa, a política, a social, cultural e outras, cada uma em si com suas características e lógicas particulares de funcionamento.

Partindo então do princípio de que só indivíduos sociais conscientes são capazes de dar sentido à ação social e assim partilhado com outros agentes sociais, Weber estudou e definiu conceitos referentes ao plano coletivo: Classes, estamentos e partidos; que permitem entender os mecanismos de distribuição de poder.

  • Classe - Pessoas que têm a mesma posição no quesito propriedade de bens encontram- se em uma determinada situação de classe que segundo Weber se trata de um classe quando é comum a um certo número de pessoas um componente casual de suas probabilidades de existência na medida em que tal componente esteja representado pro fins lucrativos e posse de bens em condições determinadas pelos mercado de bens e de trabalho.

  • Estamento – A relação de estamentos ou grupos de status a racionalidade de divisão dessa esfera é em oposição às classes, os estamentos são normalmente comunsidades de caráter amorfo, em oposição à situação de classes que são condicionadas por motivos econômicos, pode se dizer que a situação estamental é condicionada por uma estima específica positiva ou negativa da honra, normalmente expressa na exigência de um modo de vida determinado para todos os que queiram pertencer ao seu currículo. Como por exemplo na Índia dividida em castas.
  • Partidos – O partido é uma organização que luta especificamente pelo domínio segundo Weber, embora só adquira caráter político se puder lançar mão da coação física ou de sua ameaça. A ação comunitária dos partidos contém sempre uma socialização, pois sempre se dirige a um fim metodicamente estabelecido, tanto se se tratar de um fim objetivo a realização de um programa com propósitos ideais ou matéria como uma finalidade individual como o poder, como consequência disso honras para seus chefes e sequazes. Por isso só podem existir partidos dentro de comunidades de certa forma socializadas, ou seja comunidades que têm uma ordem racional e um aparato individual disposto a assegurá-la, pois a finalidade dos partidos consiste precisamente em fluir sobre tal aparato.

A Dominação:

O conceito de poder é do ponto de vista sociológico, amorfo pois implica na probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra quaisquer tipos de resistência e qualquer que seja o fundamento desta probabilidade. Portanto não se limita a nenhuma circunstância social específica, dado que a imposição da vontade de alguém pode ocorrer em inúmeras situações. A probabilidade de encontra obediência dentre um grupo a um certo mandato torna os conceitos de dominação de interesse para estudos sociológicos já que possibilitam a explicação da regularidade do conteúdo de ações  e das relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (290.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com