TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Multiculturalismo e Sua Importância no Desenvolvimento Social

Por:   •  30/8/2019  •  Dissertação  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

 

        O Multiculturismo tem como função auxiliar as sociedades multiculturais. Sociedade multiculturais são as que possuem no mesmo território povos de origem, cultura, raça e/ou religiões distintas. E essa diversidade pode ocasionar diversos conflitos caso não seja trabalhada positivamente. Devido a globalização e seus efeitos começaram a emergir diversos problemas para a sociedade em relação as multiculturas, para que o problema não crescesse e se tornasse algo sem solução, foram criadas políticas e estratégias para administrar tais emergências.          

        Em um país como o Brasil o multiculturismo necessita de muita força, pois somos conhecidos pela nossa intensa miscigenação. Ele vem com o objetivo de valorizar a diversidade e integrar as culturas diferentes, afinal como é citado na nossa constituição no Art. 5º, todos somos iguais perante a lei, mas ainda assim existe muito conflito e discriminação de pessoas e grupos específicos, como mulheres, negros ou indígenas. Foram elaboradas então as ações afirmativas que são políticas de iniciativa pública e privada que buscam corrigir essa desigualdade. Como exemplo, além das cotas em universidades, podemos citar também a criação de delegacias especializadas em casos de violência contra a mulher. Essas e outras são ações consideradas ferramentas de inclusão social que possibilitam para esses grupos condições igualitárias.

        Portanto, o multiculturismo implementa as ações afirmativas com o objetivo de aumentar o espectro de visão de mundo, para que onde só tinha espaço para grupos específicos, tenha espaço também para a representatividade de indivíduos e grupos com valores diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com