TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESGATANDO A CIDADANIA

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.969 Palavras (12 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

CLAUDIA DA SILVA, LETÍCIA RANGEL E LUCILENE MAIA

RESGATANDO A CIDADANIA

Duque de Caxias – RJ

2015

Instituição

CASA ABRIGO ANDREA GUIMARÃES

RESGATANDO A CIDADANIA

Data: 04 de dezembro 2015

Cidade: Mesquita

Nome do Projeto: RESGATANDO A CIDADANIA.

Instituição proponente: CASA ABRIGO ANDREA GUIMARÃES

Endereço: Rua Júpiter, n° 785/787

Município: Mesquita UF: RJ                     

Tel: 2697-3581

Email: casaabrigo@gmail.com

Unidade Responsável: Serviço Social

Endereço: Rua Júpiter, n° 785/787

Tel: 2697 – 3581

Email: casaabrigo@gmail.com

Responsável Técnico: Claudia da Silva, Letícia Rangel e Lucilene Maia

Formação: Estagiarias de Serviço Social

Tel: (21) 992149016 / (21) 993911723 / (21) 964099976

Email: lucilenemvm@gmail.com/  le.rio10@yahoo.com.br / claudiaf.despachante@hotmail.com

Localização: -------------

Abrangência: Casa Abrigo Andrea Guimarães.

Duração do Projeto: 12 meses

2. RESUMO

O projeto resgatando a cidadania visa atuar na busca pela autonomia e retomada do protagonismo de suas vidas, tendo como publico alvo os acolhidos na Casa Abrigo Andrea Guimarães, cujo objetivo é contribuir para capacitação profissional visando geração de emprego e renda para os presentes nesse grupo. Tendo em vista à melhoria da qualidade de vida e autonomia financeira, através da capacitação profissional e inclusão social de jovens e adultos, por entendermos que a educação e a capacitação profissional se fazem cada vez mais necessárias e indispensáveis para combater o desemprego, aumentar o conhecimento e consecutivamente a renda e dessa forma desenvolver a cidadania plena.

O projeto visa atender 90 jovens e adultos entre 18 e 59 anos de ambos os sexos, sujeitos a risco social e econômico. O projeto além de promover capacitação profissional, irá oferecer orientação profissional e encaminhamento para vagas de trabalho. O projeto espera alcançar os resultados para qual está se propondo, ou seja, a capacitação profissional, orientação e encaminhamento para vagas de trabalho aos acolhidos da casa abrigo, no período de doze meses. O valor do investimento solicitado é de R$ 35.919,00 reais e onde a contra partida será custeada pelas empresas parceiras, a o projeto tem como parceiros: a Prefeitura Municipal de Mesquita, com a Microlins para a realização de cursos de capacitação profissional, com o CCAA para a realização de curso de idiomas, com o Curso Vocacional Tecnológico (CVT) para capacitação em construção civil, com o Ceviw Centro Educacional Victor e Wladimir para a realização de cursos técnicos na área de saúde. Todos os cursos possuem unidades no Município de Mesquita, o mesmo onde está localizada a Casa Abrigo para facilitar o acesso dos moradores ao curso de sua preferência e as unidades encaminharam os acolhidos após conclusão dos cursos para vagas no mercado de trabalho.

3. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Casa Abrigo Andrea Guimarães foi implementada a partir de uma atitude política de inserir em Mesquita um equipamento que acolhesse a população de rua deste município surgindo da iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a missão de oferecer atendimento interdisciplinar aos acolhidos, promovendo ações de assistência Social que respondam às necessidades de segurança, educação, saúde, acesso à justiça e à promoção da cidadania;

Constituindo redes de parceiros e serviços voltados para a atenção às problemáticas relacionadas aos atendidos tais como tratamento a dependentes químicos, desemprego, conflitos familiares e transtornos psiquiátricos.

Desenvolvendo ações psicossociais visando o fortalecimento da autoestima dos acolhidos, como forma de propiciar o efetivo exercício da cidadania;

A Casa Abrigo Andréa Guimarães foi inaugurada em 26/03/2009 e se constitui como medida de Proteção Social Especial inserida na Política Nacional de Assistência Social cujo caráter temporário e provisório se direciona a pessoas em situação de risco pessoal e/ou social que se utilizam da rua como local de moradia.      

A casa abrigo atua em articulação com os programas de alfabetização de jovens e adultos, com as unidades de saúde e com as iniciativas de geração de trabalho e renda, visando à re/qualificação profissional, além de outras iniciativas que visem contribuir para a reintegração das pessoas acolhidas à sociedade, através de acompanhamento psicossocial aos abrigados e as suas famílias, para que dentro de um determinado tempo estes usuários possam voltar ao convívio de seus lares e de suas comunidades.

O serviço é direcionado a pessoas adultas do município de Mesquita, que estejam submetidos a alguma situação de violação de seus direitos de cidadania, tais como vivência nas ruas, violência intrafamiliar, abandono ou expostos a outros tipos de riscos pessoal e social.

4. JUSTIFICATIVA

Em 2008 foi desenvolvido a Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua, que tem por objetivo orientar a construção e execução de políticas publicas para esses cidadãos. Das ações estratégicas cabe salientar a incorporação de projetos de geração de emprego e renda, associativismo e capacitação profissional em processos de planejamento das áreas centrais. É importante que as pessoas acolhidas nos abrigos tenham perspectivas para o futuro, nisto, inclui se muni lós com possibilidade de independência do serviço de acolhimento sem que seja necessário retornar as ruas. Ressaltando o inciso 1° sobre trabalho e renda que é a Inclusão da população em situação de rua como público-alvo prioritário na intermediação de emprego, na qualificação profissional e no estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada e com o setor público para a criação de novos postos de trabalho.                                                                                                       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (202.5 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com