TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Sociologia

Por:   •  19/10/2018  •  Resenha  •  7.861 Palavras (32 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 32

Faculdade do Litoral Sul Paulista – FALS

Resumo: Sociologia da Educação correntes teóricas

Praia Grande

Maio/2018


 
Resumo: Sociologia da Educação correntes teóricas

Matheus Conceição da Silva

Trabalho Semestral da disciplina
Sociologia da Educação com requisito
parcial de eliminação da matéria do 1º semestre
Faculdade do Litoral Sul Paulista – FALS

Professor Orientador: Cesar Mangolin

Praia Grande

Maio/2018

Resumo

Este resumo abordará a temática acerca da disciplina sociologia da educação. Esta disciplina acadêmica cumpre a função de subsidiar o pedagogo e fornecer elementos para que ele reflita acerca do fenômeno educacional. Assim analisar de que maneira a educação procura formar pessoas que só saibam repetir ideias do chefe e cumprir suas ordens na chamada alienação que é o processo na qual é condicionado a viver não podendo atuar por sua conta, uma vez que se encontra dominado pelos interesses ditado por outra pessoa. Para manter a estrutura autoritária de poder a prática predominante nos ensina que é preciso alimentar o individualismo e a concorrência, assim esses fatores reforçam o poder da classe dominante, que ao concentrar em suas mãos as riquezas produzidas socialmente institui o sistema de exploração e dominação sobre a outra classe. Por isso há essa enorme diferença na educação escolar, pois quem nasce em berço de ouro não deve receber a mesma educação da classe trabalhador, dessa maneira nunca vai ser igualitária.

Abstract

This abstract will focus on the subject of sociology of education. This academic discipline fulfills the function of subsidizing the pedagogue and provide elements for it to reflect on the educational phenomenon.

In this way analyze how education seeks to train people who only

know to repeat ideas of the boss and to fulfill his orders in the call alienation

which is the process in which it is conditioned to live and can not act for its

since it is dominated by interests dictated by another person. To maintain the authoritarian power structure the predominant practice teaches us that it is necessary to nurture individualism and competition. These factors reinforce the power of the ruling class, which focuses on their hands the riches produced socially institutes the system of exploitation and domination over the other class. So there is this huge difference in school education, since those born in a cradle of gold should not receive the same working class education, this way it will never be egalitarian

Sumário

Introdução        2

Capitulo 1        3

1.1 Sociedade Humana como objeto de Estudo        3

1.2 Bases Teóricas e históricas        3

1.3 O Positivismo        5

1.4 Sociologia Clássica        6

Capitulo 2        10

2.1 O liberalismo clássico e a educação        10

2.2. A “ Escola Nova” e a teoria do capital humano        13

2.3 -  Críticos da Educação        15

2.4 Pensamento Liberal na educação brasileira        18

2.5 Críticos da Educação Brasileiros        19

Considerações finais        25

Referencias Bibliográficas        26


Introdução


A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XIX) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos. 


Capitulo 1

1.1 Sociedade Humana como objeto de Estudo

A sociedade humana é o objeto de estudo das Ciências Sociais, foi baseado nesse contexto que se tornou necessário dividir às Ciências Sociais em quatro disciplinas: Sociologia, Economia, Antropologia e Ciência Política.
A sociologia estuda o comportamento humano em função do meio e as interações que ocorrem na vida em sociedade.
 O comportamento humano é complexo e diversificado. Cada indivíduo recebe influências do meio em que vive, forma-se de determinada maneira e age no contexto social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com o meio, mas também o transforma com suas ações. Assim, o ser humano não é um produto passivo do meio, mas constrói a si mesmo interagindo com o meio e modificando-o.
Há comportamentos estritamente individuais - como andar, respirar, dormir - que se originam na pessoa como organismo biológico. São comportamentos estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas. Já ações como trabalhar, jogar vôlei ou futebol, fazer greve, participar de reuniões, assistir às aulas, estudar, casar-se, educar os filhos são comportamentos sociais, pois se desenvolvem por meio de interações no contexto da sociedade, que teve início na Revolução Francesa, no ano de 1789, porém se tornou importante somente a partir do século XIX, com a Revolução Industrial. Esse movimento mexeu muito com a sociedade da época, pois trabalhadores autônomos, passaram a ser contratados pelas indústrias, para receber salários mais baixos do que aqueles que eles ganhavam quando produziam para os mesmos, mulheres e crianças também passaram a trabalhar por salários mais baixos do que dos homens. E foi em meio a essas mudanças que grandes pensadores da época tentavam explicar os fenômenos que auxiliam na construção de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.3 Kb)   pdf (242.8 Kb)   docx (721.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com