TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Sociologia

Por:   •  3/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Sociologia

A minha vida escolar começou muito cedo, em 1996 apenas com três anos de idade a minha mãe decidiu me colocar na escola, pois a mesma acreditava que a socialização era de grande relevância para a minha formação e quanto mais cedo eu começasse estudar melhor poderia ser meu desempenho escolar. Para Emile Durkheim, a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que não estão ainda maduras para a vida social. Tem por objeto suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais, que requerem dela, tanto a sociedade politica em seu conjunto quanto o meio especial ao qual ela é mais particularmente destinada.  

No decorrer dessa longa jornada (maternal até a conclusão do ensino médio) estudei em três escolas. Em 2004 iniciei o ensino fundamental maior no colégio Agrícola de Bom Jesus PI, hoje colégio técnico, uma escola bastante conhecida pela sua “credibilidade”, comprometimento com o aprendizado dos alunos e por ter um quadro de professores altamente qualificado, ou seja, era reconhecida como a melhor escola do sul do Piauí e foi nessa escola que conclui o ensino médio, tendo inicio no ano de 2009 e término em 2011. O meu ensino médio foi um pouco conturbado, pois havia medos, preocupações, dias de estresse, mas sempre com fé q iria da tudo certo.

Assim como todo adolescente que está no ensino médio minhas preocupações era com as notas e se iria conseguir ser aprovada no final do semestre e o aprendizado ficava sempre em ultimo plano. Tínhamos também uma grande competição em sala, pois queríamos sempre ter notas melhores que os outros, de certa forma isso era muito bom, pois estimulava-nos estudar mais, mesmo que fossem somente os conteúdos que iriam cair na prova. A camaradagem também era muito presente, tínhamos grupos de estudo onde nos divertíamos mais do que estudava, pois era também um momento de distração com os colegas q tínhamos mais afinidade, entretanto querendo ou não sempre tinha as “panelinhas”. Como todo adolescente passávamos pele a fase de escolher o que queríamos ser no futuro. Tivemos professores de todo tipo desde aquele que fazia com que a sua aula fosse dinâmica e bastante interessante até aquele mais tradicional.

Em 2015 ingressei na vida acadêmica, nossa, foi um choque de realidade as perguntas    eram muitas, por que o ensino médio é totalmente diferente do ensino superior? Por que os professores no ensino médio não nos prepara para o ensino superior? Pra que estudamos tantas disciplinas no ensino médio se não vemos no ensino superior? E assim eram muitas as indagações. E nessa jornada da vida acadêmica são muitos os questionamento e dúvidas. No ensino superior ao contrario do médio começamos a nos preocupar mais com o aprendizado, pois o nosso alvo maior além do diploma é conseguir um emprego bom onde possamos desfrutar de uma vida confortável por que quer queira ou não todo mudo sonha com uma garantia de emprego, segundo Weber quando você vai à escola pensando em se formar e ganhar dinheiro ele chama de ação social racional com relação a fins. Um comportamento racional com relações a fins é aquele que se orienta por meio tidos como adequados (subjetivamente) para obter fins determinado, fins estes tidos por você como indiscutíveis (subjetivamente).   Ainda cursando o ensino superior surgiu um emprego em uma escola, então passei a trabalhar como professora. Em minha opinião os profissionais que escolheram atuar na área da educação como professor, devem saber que os obstáculos são grandes. Os docentes não são valorizados financeiramente e ainda muito cobrados pela sociedade, sendo eles visto como responsáveis pelo crescimento intelectual e muitas vezes pessoal dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com