TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O funcionalismo e a escola

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Licenciatura em Ciências Sociais [pic 1]

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Primeiro Trabalho

Questão 1

    O funcionalismo defende, em seus postulados, a ideia de que fatores, sejam sociais ou culturais, desempenham uma função na sociedade. Uma função seria “algo que permite a um sistema a sua própria reprodução” (TORRES). Torres distingue, quatro principais funções manifestas da educação: acadêmica, distributiva, econômica e política.

    A partir das análises das funções distributivas e econômicas criou-se uma grande expectativa quanto à escolarização como força motriz do desenvolvimento econômico e da igualdade social. No entanto, quando paramos para observar o histórico brasileiro, essas relações se apresentam de forma mais complexa. Pois, a economia do país oscilou fortemente, com baixos e médios crescimentos, mas tendo, ao mesmo tempo, um contínuo crescimento dos níveis médios de escolaridade, o que cria certa contradição.

    Assim, partindo da perspectiva funcionalista, para explicar esta aparente contradição, devemos ter em vista que nas análises desta o fazer dos sujeitos sociais é resultante da incorporação, mediante socialização, de valores. Desse modo, segundo Torres, “a escola [...] reflete a sociedade e [...] há um conjunto de valores comuns compartidos de tal modo que a passagem pela escola reforça esse conjunto”, de forma que sendo próprio às sociedades modernas considerar que o sucesso pessoal é decorrente fundamentalmente do mérito individual, se faz viável a compreensão da lógica existente no fato de que mesmo em momentos de crise econômica, o alcance do sucesso é possível por meio da conquista de instrumentos que o viabilizem, e dentre estes instrumentos está à escolarização.

    Então, demandar maior escolarização, em qualquer nível, constitui- se como um componente do comportamento dos agentes sociais, tornando possível o aumento das pressões pelo atendimento a essa demanda. Desse modo, tendo em vista que naquele período o Brasil transitava politicamente de uma ditadura militar, na qual para um regime democrático, passa a ser legitimo,portanto sendo assim um valor social, a presença teria toda a responsabilidade pelo seu insucesso e não à escola, pois sempre existem exceções de bom desempenho em instituições consideradas de qualidade inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com