TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Comunicação: Autores da Escola de Funcionalismo

Por:   •  13/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria da Comunicação:

Autores da Escola de Funcionalismo e a suas perspectivas sobre a mídia.

A origem da teoria funcionalista esta no positivismo de Auguste Comte, que buscava a interpretação dos fatos ocorridos com seres humanos a partir de uma abordagem voltada para ciências naturais. A filosofia positiva de Comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis. Adotando os critérios histórico e sistemático, outras ciências abstratas antes da Sociologia, segundo Comte, atingiram a positividade: a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química e a Biologia.

Isso deu abertura para outras analises referentes aos fenômenos sociais como a sociologia desenvolvida por Émile Durkheim, ele define a sociedade como organismo composto por partes que garantem a sobrevivência do todo por meio do desempenho de funções especificas.

Funções nesse caso, são os efeitos provocados no todo por uma das partes constituintes. Na concepção no termo função pelos funcionalistas, funcional é tudo que realiza seu trabalho de forma repetitiva, garantindo com isso a estabilidade do sistema. A sociedade era vista, então, somente como um todo e as características individuais eram ignoradas. Nesse sentido surge a teoria funcionalista da comunicação, visando analisar o funcionamento da sociedade através da contribuição dos mass media, ou meios de comunicação de massa, como a televisão e o radio.

A questão principal não são os efeitos e sim as funções sociais exercidas pela comunicação. Anterior a essa teoria acreditava-se que os meios de comunicação eram agentes de massificação social. Não podemos falar da teoria funcionalista da comunicação sem citar Harold Lasswell.

O pensador em 1948, define o modelo de estudo no qual analisa: A quem, diz o que, a quem, com que efeitos, com quais intenções, em que canal e em que condições. Como pode-se perceber a questão nuclear do modelo de Laswell corresponde a estrutura estímulos e respostas. Laswell percebeu que a questão era mais complexa do que sua base teórica previa. E isso deu inicio a novas pesquisas, como a teoria funcionalista. Foi descoberto então que o sistema das comunicação de massa funciona por que realça e reforça os modelos sociais de comportamento. Quanto mais a abordagem e funcional adentro nas ciências sociais, mais os estudos sobre os efeitos passam da pergunta

O que é que os mass medias fazem as pessoas

O que é que as pessoas fazem com as mass medias

Os mass medias são eficazes na medida que o receptor satisfaz suas necessidades. Desse modo percebe se que a audiência tida como ativa, o que inverte a hipótese de massificação dos meios de comunicação perante a atitudes, valores ou comportamentos do publico. Por fim, as funções das mass media na sociedade são: diversão, atribuição de status e execução das normas sociais. Define se também as disfunções relativas a teoria como a alienação das massas devido a uma enorme quantidade de informações recebidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com