TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é construtivismo

Por:   •  6/5/2015  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 3

O que é construtivismo? –Resumo:

O texto começa mostrando a percepção do homem para com relação a terra antigamente e compara com o que sabemos hoje em dia, mostra como nossas crenças mudaram e tiveram que se tornar cada vez mais ‘’prováveis.’’ Essas concepções refletem-se na Filosofia e na Sociologia HEGEL e MARX expressam este movimento pela dialética: dialética no pensamento e dialética na realidade objetiva. PIAGET vai mostrar como o homem, assim que nasce, não consegue emitir a mais simples operação de pensamento ou o mais elementar ato simbólico. Mostra que o meio social, por mais que sintetize milhares de anos de civilização, não consegue ensinar a esse recém-nascido o mais elementar conhecimento objetivo. Isto é, o sujeito humano é um projeto a ser construído; o objeto é, também, um projeto a ser construído. Sujeito e objeto não têm existência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem, e são construídos com o sujeito agindo sobre o objeto, essa ação assimiladora transforma o objeto, que ao ser assimilado resiste aos instrumentos de assimilação de que o sujeito dispõe no momento. Por isso, o sujeito reage refazendo esses instrumentos ou construindo novos instrumentos, mais poderosos, com os quais se torna capaz de assimilar, isto é, de transformar objetos cada vez mais complexos.

Assim como MARX derrubou a idéia de uma sociedade constituída por estratos, ricos e pobres, PIAGET derruba a idéia de um universo de conhecimento dado, seja na bagagem hereditária (apriorismo), seja no meio (empirismo) físico ou social. E o Construtivismo significa isso, que nada está devidamente acabado, tudo sempre continuará se construindo, ou seja, construtivismo é uma idéia ou teoria do pensamento que emerge do avanço das ciências e filosofia ao longo dos séculos, é a teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos.

O sentido do Construtivismo na educação é que poderá ser a forma teórica e ampla que reúne as várias tendências atuais do pensamento educacional. A educação deve ser um processo de construção constante ao qual ocorrem uma condição de complementaridade que por um lado estão os alunos e professores e no outro os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído.

Se continuarmos a perguntar ao professor sobre o conhecimento, desautorizando a concepção empirista, como acontece quando se pergunta por que um macaco submetido à estimulação da linguagem humana não aprende a falar e a pensar formalmente, o professor muda seu paradigma de teoria de conhecimento. . A concepção de conhecimento que acredita que se conhece porque já se traz algo, ou inato ou programado na bagagem hereditária, para amadurecer mais tarde, em etapas previstas, chama-se apriorismo.

O professor quase nunca consegue romper o vaivém entre empirismo e apriorismo. Se a epistemologia do professor for apriorista, ele tenderá a subestimar o tremendo poder de determinação que as estruturas sociais, em particular a linguagem, têm sobre o indivíduo.

Assim, podemos afirmar que uma simples mudança de concepção epistemológica não garante uma mudança na concepção pedagógica. A superação do apriorismo e do empirismo é uma condição necessária, embora não suficiente, de avanços duradouros na prática do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com