TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O tabagismo entre os jovens brasileiros

Por:   •  23/8/2021  •  Dissertação  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

O tabagismo entre os jovens brasileiros: riscos e estratégias de tratamento

Atualmente, cerca de 10% da população brasileira é fumante, sendo que em média, 100 mil são adolescentes.

Muitos são os fatores que podem levar a pessoa a experimentar drogas, entre elas, mais especificamente, o cigarro. É um fato que a humanidade tende a buscar formas de alterar sua consciência de modo a produzir prazer e modificar seu humor. Majoritariamente a possibilidade do encontro com o tabaco se dá na adolescência, fase caracterizada por muitas transformações físicas e emocionais, angústias e busca de respostas. Muitas vezes esse contato ocorre pela necessidade que o jovem sente de ser aceito em um determinado grupo. Tal contato é extremamente prejudicial, pois a nicotina presente no cigarro leva a dependência química, tornando o fim do uso da droga uma árdua tarefa.

Além da já conhecida dependência que o tabagismo causa, ele pode levar doenças severas para a vida do jovem, que ainda está começando. Segundo o Dr. Marco Antônio Soares Reis, médico pneumologista do Hospital Madre Teresa. “Muitas doenças na boca, na traqueia, na bexiga, no esôfago e no sistema cardiovascular são comprovadamente causadas pelo cigarro. Mas o órgão mais agredido é o pulmão, com risco de desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC, bronquite e câncer”.

Outro grande vilão causador de doenças é o famoso narguilé, que segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao fumar usando o objeto em uma seção de 20-80 minutos equivale a fumar cerca de 100 cigarros comuns. Também é muito difundido entre os jovens o uso do “vape”, ou cigarro eletrônico, que a primeiro momento parece uma opção interessante ao tabagismo comum, porem estudos indicam que nos líquidos vaporizados pelo aparelho há presença de substancias como estanho, chumbo, níquel, crômio, nitrosaminas e compostos fenólicos, alguns destes com potencial carcinogênico (gerador de câncer).

O tabagismo entre os jovens é algo que deve ser combatido, porem devemos sempre recorrer ao dialogo e ao acolhimento. Os pais devem conscientizar seus filhos do perigo do cigarro de uma forma que eles compreendam que se trata de algo que pode acabar com a sua vida em vários sentidos. Em relação ao governo, devem ser feitas campanhas contra o uso do cigarro e também disponibilizar psicólogos para atender os adolescentes e jovens adultos para que eles não recorram ao tabaco, ou até mesmo a drogas mais pesadas para poderem esquecer seus problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com