TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IGNORÂNCIA POLÍTICA DOS JOVENS BRASILEIROS: UMA LEITURA A PARTIR DE ESPINOZA

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO (FSDB-LESTE)

CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA

COMPONENTE CURRICULAR: PESQUISA EM FILOSOFIA II - Prof. MSc. Edeney Salvador

A IGNORÂNCIA POLÍTICA DOS JOVENS BRASILEIROS

Willian da Silva Aragão[1]

Espinoza foi um grande filosofo moderno. Pensador solitário de grande coragem intelectual, ele concebeu um elaborado sistema ético. A sua base da metafisica é um dos principais temas de seu pensamento, o fato é que Espinoza foi um homem a frente de seu tempo, dentre sua filosofia a reflexão política de Espinoza tem muito a contribuir para a mundo contemporâneo.

“Defensor da mínima intervenção possível do estado na vida das pessoas, Espinoza entende que a função do estado é promover o desenvolvimento e assegurar a liberdade das pessoas.” O estado deveria ensinar o povo a ser coerente, a buscar por conhecimento e não interferir diretamente nas decisões da vida das pessoas. Espinoza com sua concepção política nos apresenta um modelo que seria uma boa opção de política no mundo atual.

A política no mundo contemporâneo é alienante, aliás, a educação do povo brasileiro é alienante na questão política. A nossa geração é a da lei do menor esforço, cada vez queremos fazer as coisas mais fáceis, que não nos exija esforços, até intelectualmente não queremos pensar, pois ao que parece, pensar é uma atividade cansativa, tudo está no Google, então pra quê pensar? A lei do menor esforço prevalece e, estamos caminhando para a alienação, na verdade estamos sendo induzidos a isso.

 A conscientização política seria a melhor maneira de vencer a alienação ao qual estamos sendo induzidos, tal fato ocorre principalmente por meio da educação, nós somos induzidos a não pensar. Espinoza já defendia a mínima intervenção possível do estado na vida das pessoas, entretanto não é isto que acontece nos dias de hoje, pois o estado interfere de tal maneira em nossas vidas que é propagado pelo mesmo que tudo que envolve politica é um assunto irrelevante, numa linguagem mais comum, que falar de política é chato, não é legal.

Cada vez menos estávamos falando de política em nosso país, e com isso o estado se alegra, pois essa é a estratégia, fazer com que as pessoas pensem que a política não é importante. A maior prova desse fato está na educação, por exemplo a grande maioria dos jovens não se interessa por esse assunto, não fala sobre a situação que o país está passando; a crise política, econômica, perda dos valores, estamos mais preocupados com os atores das novelas e com quem vai ganhar o campeonato brasileiro de futebol, isto, prova que são poucos os que tem consciência desse assunto. Para Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com