TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

Por:   •  28/3/2017  •  Seminário  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

6 – INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

Faremos a pesquisa prioritariamente com a própria categoria discentes, na perspectiva de auto reconhecimento com os próprios colegas de centro. Se preocupando em fazer a pesquisa com fotografias e estudantes que não se conheçam, para que o processo possa ser mais dinâmico.

Selecionaremos 4 discentes de cada curso para ser tirada uma fotografia, contando que o CAHL oferta 8 cursos (Artes Visuais, Ciências Sociais, Cinema, Audiovisual, Comunicação Social, Licenciatura em História, Museologia, Serviço Social e Tecnologia em Gestão Pública) teremos 32 fotos para entrevista.

Segundo o site da UFRB, o Centro de Artes, Humanidades e Letras, dispõe de 1719 alunos ativos, nos 3 turnos. Para uma pesquisa com erro amostral de 10% faremos uma pesquisa com 60 discentes do centro.

A coleta de dados, se dará inicialmente pela abordagem de discentes aleatórios no centro, e para existir verdade em suas respostas, a aproximação inicial não contará com a apresentação do motivo da pesquisa. Será utilizado o método de entrevista semiestruturada, onde as perguntas já serão formuladas para serem levadas a campo, mas havendo a possibilidade de flexibilidade, pois permite aprofundar elementos que forem surgindo durante a entrevista. O objetivo central é obter mais e melhores informações. Uma fotografia de um aluno do CAHL será mostrada, e a pergunta será feita ao participante: “Você conhece essa pessoa? ” Se a resposta, for negativa, prosseguiremos os questionamentos: “Olhando essa foto e notando as características estéticas, você acha que ela faz qual curso no centro? ” E a medida que a escolha for feita, outra pergunta: “E o que te leva a pensar que ela é desse curso? ”. Após a entrevista ser feita, e as respostas coletadas, o entrevistador termina explicando que o motivo da pesquisa, e agradece.

Após as entrevistas feitas, analisaremos todos os dados coletados, a fim de responder à pergunta da pesquisa identificando se realmente há um perfil estético para cada curso do centro, e descrevendo quais os critérios levam os entrevistados a definir o aluno para o curso. Será feito um exame atento dos dados e verificações críticas para detectar falhas ou erros, evitando informações incompletas ou confusas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com