TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

  1. INtRODUÇÃO

O Serviço Social vem ampliando profissionalmente e inserindo nas diversas áreas com grandes desafios, elaborando, implementando projetos e atuando nas instituições de acordo com as politicas sociais.  Serviço Social busca construir um perfil profissional na política educacional, conquistando espaços, protagonizando ações que possibilitem intervenções profissionais criativas, propositivas, estratégicas, ousadas, destemidas e comprometidas com a transformação social.

A destruição do meio ambiente é um problema sério, sendo importante a preservação do meio ambiente, motivando a elaboração de teorias fundamentais havendo a necessidade de conscientizar e intervir. Assim, mostra a necessidade de discutir essas questões ambientais e criar teorias que façam entender a lógica do homem que, ao destruir a natureza provoca um estágio de risco à própria espécie humana.

Os problemas ambientais não podem ser considerados somente como uma questão ecológica, mas, adotando politicas de conservação ambiental. Deste modo, a questão ambiental envolve acima de tudo a conscientização da preservação do meio ambiente, de uma prática cotidiana que integre questões culturais de cunho pessoal e profissional, atravessando assim, pelas questões ambientais.

Segundo Marx, na sua Crítica ao Programa de Gotha, (1875), invocando os fisiocratas para criticar seus companheiros que diziam que só o trabalho cria riqueza, acrescentou que a riqueza é produto do trabalho e da natureza, e que, se o trabalho é o pai, a natureza é a mãe na criação das riquezas. “A melhor tradição marxista nos recomenda não confundir riqueza com mais-valia. A natureza é riqueza e no processo de trabalho contribui para criar riqueza, mas, enquanto tal, não produz mais-valia. O trabalho cria riqueza e, sob relações capitalistas de produção, cria um valor maior que seu próprio valor, mais –valia”. (GONÇALVES, 2004, p.60).

O Serviço Social vive hoje a expansão profissional através de novos cenários da política educacional, tem revelado um grande desafio à profissão, pois aos assistentes sociais apresenta-se a necessidade de engajar-se nas instituições escolares, de elaborar e de implementar projetos de integração dos aspectos sociais e educacionais vividos pelos destinatários dessa política social, de inserir-se profundamente na dinâmica do conhecimento pedagógico e das suas legislações que marcaram a construção de políticas educacionais nesse país.

Seguindo o pensamento de Iamamoto (2004, p. 64-65): O Assistente Social não realiza seu trabalho isoladamente, mas como parte de um trabalho combinado ou de um trabalhador coletivo que forma uma grande equipe de trabalho. Sua inserção na esfera do trabalho parte de um conjunto de especialidades que são acionadas conjuntamente para a realização dos fins das instituições empregadoras, sejam empresas ou instituições governamentais.

O assistente social hoje busca fundamentar sua formação profissional a partir das novas Diretrizes Curriculares, com uma flexibilidade das disciplinas, podendo contemplar especificidades regionais e demandas geradas pelas necessidades. Assim, sendo participativo em diversos setores que ali ele for solicitado.

DESENVOLVIMENTO

O Serviço Social tem caráter sócio-politico, critico e interventivo, utilizando instrumentos para intervir nas questões sociais.

O Assistente Social é responsável para executar trabalhos no sentido de ampliar a responsabilidade ambiental e ecológica da sociedade através de uma educação sustentável, junto com a comunidade.

O papel do Assistente Social é importante nas mais diversas áreas, excecutando projetos e programas sócio-ambientais, construindo relações entre o homem no cotidiano da vida social por meio de ações globais e de cunho sócio educativo.

Surge no contexto social a expansão do terceiro setor, no final da década de 2970, ele surge em dois setores, sendo o primeiro representado pelo Estado, correspondendo as ações públicas, já o segundo setor é representado pelo mercado; ocupado pelas empresas privadas com fins lucrativos.

O terceiro setor é formado a partir de recortes sociais, por meio de esferas, num âmbito neopositivista, funcionalista e estruturalista que isola os já citados setores em que  a existência das mesmas na sociedade se dá de uma forma fragmentada e dicotomizada “ como se o politico pertencesse à esfera estatal, o econômico ao âmbito do mercado e o social remetesse apenas a sociedade civil, num conceito reducionista” ( MONTANO, 2007, p.53).

O terceiro setor surgiu com a crise do Estado; assim; cortaram gastos do Estado na área social, aí vislumbra o crescimento do terceiro setor na sociedade.

Assim, o terceiro setor envolve grande parte de organizações e instituições não governamentais; organizacionais sem fins lucrativos, instituições filantrópicas, associações e voluntários.

A Constituição de 1988; Art. 225 define que todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; sendo dever do poder publico é a coletividade; com objetivo a melhora das condições ecológicas para futuras gerações. Assim, se a norma constitucional determinar ser a defesa do meio ambiente e dever da coletividade, atesta a legitimidade da participação das mais diversas associações do terceiro setor; para a tutela judicial e de seus interesses.

A educação é um direito garantido por lei, no artigo 205; proclamada em 1988 diz que fica subtendido que a tarefa de educação é primeiramente do Estado ou Poder Publico e em segunda instância, a família.

O Assistente Social na escola tem como objetivo de poder contribuir com a problemática social; encaminhando, orientando, informando com ações e projetos.

O trabalho do Serviço Social na educação identifica e atende as demandas provenientes da questão social que perpassa o cotidiano de campo educacional. Tem a garantia concreta deste direito, promovendo a inclusão social das famílias dos alunos matriculados na rede educacional, focalizando a problemática que é a evasão escolar.

O Serviço Social tem sido reconhecido como profissão fundamental na perspectiva curricular da educação e ocupando espaços importantes no processo de execução da politica educacional, propondo alternativas de enfrentamento aos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais que interfere no sistema educacional.

Assim, o Serviço Social é uma profissão que vem construindo a existência de caráter sócio político, crítico e interventivo, com ampliação em todos os espaços em que ocorrem as questões sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com