TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Bombeiros Voluntários e a sua importância em caos de emergência medica: Como o Serviço Social pode integrar o SIEM?

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.977 Palavras (16 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 16

Os Bombeiros Voluntários e a sua importância em caos de emergência medica:

Como o Serviço Social pode integrar o SIEM?

Lia Campos

Ressumo: Neste artigo propusemos aprofundar os conhecimentos sobre sistema integrado de emergência médica, como este funciona, através de entrevistas a membros da corporação perceber como estes interagem e agem internamente e por fim como serviço social pode apoiar este sistema.

Palavras-chave: Sistema Integrado de Emergência medica; Bombeiros Voluntários; Serviço Social; INEM; Socorro;

  1. Introdução

A metodologia utilizada para a elaboração do artigo passou essencialmente por pesquisa documental, o que ao longo do desenvolvimento se tornou complicado devido a falta de informação relativamente ao tema, contudo o material foi analisado e utilizado como base em conjunto com as entrevistas semiabertas realizadas.

As entrevistas foram realizadas a dois membros dos bombeiros voluntários de vila pouca de aguiar e ao longo do desenvolvimento irão ser chamadas de Lara e Rita. As informações internas sobre as relações e processos dentro da corporação foram essências para podermos ao longo do trabalho ter uma visão realista do que realmente se passa dentro das corporações.

Ao longo do desenvolvimento irei de uma forma bastante sucinta explicitar o sistema integrado de emergência medica, enquadrado logo de seguida onde os Bombeiros voluntários e os entrevistados se enquadram. A formação e a carreira também é algo que irei abordar e importante na medida em que a formação que recebem ira determinar se estes estão aptos para socorrer em situações de emergência medica.

De seguida efetuei uma caracterização da população onde o quartel estudado esta sediado e o quartel e a própria constituição também foi analisado.

Por fim é feita uma reflexão acerca do Serviço Social em contexto hospitalar e em que medida este pode ser benéfico enquanto uma parte do sistema integrado de emergência medica com a opinião dos profissionais entrevistados

2- O que é o siem? E como se organiza?

Para perceber a importância do Sistema integrado de emergência medica temos que em primeiro lugar entender o que este é, as formas como este se organiza e as suas etapas.

O sistema nacional de emergência medica (SIEM), é o mecanismo que permite o socorro e a correta prestação de cuidados de saúde em casos de emergência medica. Este é coordenado no território de Portugal continental pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) organismo do Ministério da Saúde.

Entre as tarefas a realizar pelo INEM estão ao socorro no local, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes no SIEM (PSP, GNR, INEM, Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa e os Hospitais e Centros de Saúde).

Através do número europeu de emergência médica, 122, é ativado o SIEM. O atendimento das chamadas cabe a PSP a GNR caso a chamada seja na área da saúde este é encaminhada para os do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.

Cabe ao Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) atender e avaliar no mais curto espaço de tempo os casos encaminhados pelo 122 e os recursos que este necessita. Médicos e técnicos, com formação específica asseguram o bom funcionamento do CODU. Estes são responsáveis por : O atendimento e triagem dos pedidos de socorro; O aconselhamento de pré-socorro, sempre que indicado; A seleção e acionamento dos meios de socorram adequados; O acompanhamento das equipas de socorro no terreno; O contacto com as unidades de saúde, preparando-a receção hospitalar dos doentes.

O CODU tem a capacidade de acionar todos os meios necessários, apoiar os técnicos no local e através da infirmação fornecida por estes preparar o receção hospitalar das vítimas.

O CODU têm à sua disposição diversos meios de comunicação e de atuação no terreno, como sendo as ambulâncias INEM, as motas, as VMER e os helicópteros de emergência médica.

O INEM presta também orientação e apoio noutros campos da emergência tendo, para tal, criado vários subsistemas: CODU-MAR e CIAV.

CODU MAR tem por missão prestar aconselhamento médico a situações de emergência que se verifiquem a bordo de embarcações. Se necessário, o CODUMAR pode acionar a evacuação do doente e organizar o acolhimento em terra e posterior encaminhamento para o serviço hospitalar adequado.

CIAV é um centro médico de informação toxicológica. Presta informações referentes ao diagnóstico, quadro clínico, toxicidade, terapêutica e prognóstico da exposição a

Tóxicos em intoxicações agudas ou crónicas. O CIAV presta um serviço nacional, cobrindo a totalidade do país. Tem disponíveis médicos especializados, 24 horas por dia, que atendem consultas de médicos, outros profissionais de saúde e do público em geral.

O SIEM é formado por seis fases de resposta:

1. Deteção: Quando alguém se apercebe de um acidente ou doença súbita.

2.Alerta: Quando se contacta o Número Europeu de Emergência - 112.

3.Pré-socorro: Medidas que se podem adotar até a chegada do socorro.

4.Socorro: Cuidados de emergência inicial realizados as vitimas com o objetivo de as estabilizar, diminuindo assim morbilidade e a mortalidade.

5.Transporte:transporte assistido da vítima numa ambulância com características, tripulação e carga bem definidas, desde o local da ocorrência até à unidade de saúde adequada, garantindo a continuidade dos cuidados de emergência necessários.

6.Unidade de Saúde tratamento no serviço de saúde mais adequado ao estado clínico da vítima.

Em alguns casos excecionais, pode ser necessária a intervenção inicial de um estabelecimento de saúde onde são prestados cuidados imprescindíveis para a estabilização da vítima, com o objetivo de garantir um transporte mais seguro para um hospital mais diferenciado e/ou mais adequado à situação.

Assim sendo, as entrevistadas revelaram o que acontece mais internamente, ou seja, dentro das corporações. Lara, quando questionada em relação a forma como esta montado o dispositivo nacional respondeu que existe uma distinção entre os diferentes tipo de socorro segunda a sua gravidade, “médica é regido pelo INEM. Desta forma além das ambulância ao cargo deste instituto foram criados os postos de emergência médica (PEM), que consistem em ambulâncias do INEM atribuídas a corpos de bombeiros ou delegações da Cruz Vermelha, que com a devida formação ministrada pelo INEM ou entidades autorizadas efectuam o socorro pré hospital. Este socorro divide se ainda em graus de diferenciação. Existem os meios SAV (suporte avançado de vida – cuja tripulação é constituída por um médico e um enfermeiro), os meios SIV (Suporte imediato de vida – cuja tripulação é constituída por um enfermeiro e um técnico de emergência) e os meios SBV (Suporte Básico de vida – cuja tripulação é composta por dois técnicos de emergência).”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com