TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC UNIP - SOCIOLOGIA

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  5.154 Visualizações

Página 1 de 11

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PCC[pic 1]

                                   Aluno:

                    RAFAEL PORTO VIEIRA RA 1618932

POLO

Pires do Rio - GO

2016

Disciplina: Interpretação e Produção de Textos

Tema: Importância de leitura como fonte de conhecimento.

Atividade: Produção de texto didático de 01 página sobre o tema.

        A leitura é de grande importância para o homem moderno como fonte de conhecimento, enriquecendo nosso vocabulário, raciocínio e interpretação. A partir desta, é possível que o ser humano absorva conhecimento e após isso compartilhe essa sabedoria através da comunicação, levando-o ao processo de socialização. Pois, é a partir da comunicação que nos socializamos.

Não lemos somente quando pegamos um livro ou um texto, mas, a todo o momentos e em todos os lugares estamos lendo, seja através de sinais de trânsito, sentimentos, emoções, experiências, conversas, na escola, faculdade, em nossa própria casa, etc. A partir destas leituras podemos fazer uma leitura ampla, social e de mundo.

Ler é uma forma importantíssima para reter o conhecimento adquirido por outros meios, como por exemplo na escola. Muitas vezes aprendemos muito no ambiente escolar, mas deixamos esse aprendizado de lado, não o colocamos em prática, fazendo com que este seja perdido, a leitura relacionada com aspectos desse novo aprendizado, seria uma ótima chance para colocar tal saber do antro escolar em prática e fazendo com que ele são se perca, promovendo a retenção deste novo conhecimento.        

De acordo com o escritor Paulo Freire (1988), a leitura do mundo antecede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Para o autor a leitura do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”.  O que vem para confirmar o pensamento do parágrafo anterior.        

Brito (2010), afirma que por meio da leitura, conseguimos o domínio da palavra, traçando ideias e conhecimentos, sendo possível entender o mundo que nos cerca, nos transformamos e, ao nos transformas, abrimos nossas mentes para o desconhecido, passando assim a construir um mundo melhor.                         

Portanto, pode-se perceber que a leitura não é algo individual, mas sim um processo de formação social, inata do ser humano desde o seu nascimento, e que o ato de ler tem papel fundamental para o desenvolvimento intelectual de cada individuo existente, fazendo com que este busque muitas vezes alternativas, para identificar e sanar problemas sociais e culturais da sociedade em que está inserido, trazendo desta forma uma ampla melhoria do ambiente social.                                

                                        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRITO, D. S. A importância da leitura na formação social do indivíduo. 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2016.

FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. 

                                

Disciplina: Homem e Sociedade

Tema: A diversidade cultural.

Atividade: Seleção de uma imagem para a discussão do tema. 

Figura 1 – Diversidade Cultural

[pic 2]

Fonte: cohttp://image.slidesharecdn.com/elementosdeidentidadecultural-130225102243-phpapp01/95/diversidade-cultural-4-638.jpg?cb=1361788712

A cultura são todas as criações humanas sejam elas materiais (vestuário, habitações, etc.) ou imateriais (música, dança, religião, etc.), cada grupo social possui a sua específica, por isso, esta é tão diversa.

A Figura 1 retrata bem isso, identificando alguns elementos que mostram a grandeza dessa diversidade cultural. Não existe uma cor, raça, religião, língua, música, gastronomia, etc. melhor que a outra, assim como diria a antropologia: a cultura que se acha superior a outra, por pensar ser mais desenvolvida, está agindo de forma etnocêntrica ou preconceituosa, pois, para a antropologia não existe cultura melhor que a outra, cada uma possui sua identidade, sua diversidade e importância naquele grupo social, cabendo as culturas e povos se respeitarem mutuamente.

É de grande importância a diversidade cultural, pois ela, é a identidade de cada grupo social, onde através de tal é possível retratar os costumes, e também o passado e presente daquele povo.

Disciplina: Fundamentos da Ciência Política

Tema: Discurso da servidão voluntária de La Boetie.

Atividade: Elaboração de 05 questões abertas para discussão do tema.

1, Qual foi o objetivo principal do discurso da servidão voluntária escrita por La Boetie no século XVI?

O principal objetivo foi levantar os porquês que levam o povo a se permitir escravizar, cega e voluntariamente, a se dispor a servir.

2, Quais são as três razões para a servidão voluntária segundo o discurso de La Boetie?

Hábito, covardia e participação na tirania.

3, A quem La Boetie faz referência quando diz existir três espécies de tiranos? E como estes chegavam ao poder?

Os tiranos citados por ele, seriam os maus príncipes, que ele classificou em três espécies: a primeira seriam os que chegam ao poder por eleição do povo, a segunda espécie adquirem o poder pela força das armas, e por fim a terceira espécie se torna poderosa por intermédio da sucessão aos da sua raça.

4, Qual é a crueldade de todos os tiranos e o que estes ignoram segundo o autor?

A crueldade de todos os tiranos é a simplicidade, e o que todos esses ignoram segundo La Boetie é o que seja praticar o bem.

5, Por que La Boetie afirma: “Quanto ao tirano, nem os próprios favoritos podem ter confiança nele”?

Pois, aprenderam por si que ele pode tudo, que não há direitos nem deveres a que esteja obrigado, a sua única lei é a sua vontade, não é companheiro de ninguém, antes é senhor de todos.

Disciplina: Prática de Ensino: Introdução à Docência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (322.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com