TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC BOTANICA UNIP

Por:   •  14/9/2021  •  Dissertação  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

BOTÂNICA - CRIPTOGAMAS

NOME: IASMIN MONTEIRO DA ROCHA

RA: 1816027

UNIP Marques

Texto 1

LIQUENS

Podemos considerar os liquens como seres vivos especiais formados por uma associação estável entre alga (fotobiontes ou ficobiontes) e fungos (micobiontes).

Os liquens apresentam resistência a condições climáticas ambientais como, por exemplo, rochas submetidas a alta irradiância e temperaturas oi em locais mais frios.

Essa associação ecológica é benéfica para as duas espécies, sendo a alga a produtora de alimento e o fungo o responsável por proteção ao ressecamento, onde não há água, sais minerais ou outro nutriente importante.

Os liquens também são conhecidos como bioindicadores de qualidade do ar por serem sensíveis à poluição atmosférica, mostrando sua importância ecológica.

Fonte: Artigo 1 – Costa e Mineo 2013 liquens como bioindicadores de poluição.

Texto 2

O Artigo 1, liquens como bioindicadores de poluição, no município de Barbacena, Minas Gerais, relata vários testes realizados em pontos estratégicos e totalmente distintos da cidade, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural Vale encantado, a praça Mogiana, o Parque Municipal Mara do Ipê entre outros.

O ponto principal foi a comparação dos testes realizados nas áreas de menor fluxo de veículos com as áreas urbanas, o que evidenciou um maior número de liquens nas áreas mais verdes e uma menor taxa nas áreas que possuem maior movimentação de automóveis. O estudo mostrou que, nas áreas urbanas, há, sim, indícios de liquens que, de alguma forma, sobrevivem em meio a poluição.

Artigo 2 - Liquens como bioindicadores da qualidade do ar numa área de usina termoelétrica no Rio Grande do Sul, Brasil. Neste artigo foi possível detectar liquens como bioindicadores da qualidade do ar, onde foram observados em vários pontos estratégico de uma usina termoelétrica muita poluição atmosférica. A termoelétrica emite para a atmosfera compostos químicos como NOx, CO e CO2.

Fonte:

Artigo 1 - Costa e Mineo 2013 liquens como bioindicadores de poluição.

Artigo 2 - Martins et al 2008 liquens como bioindicadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com