TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC UNIP 3° PERÍODO ATLETISMO E FUTEBOL

Por:   •  25/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  1.476 Visualizações

Página 1 de 4

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 6° SEMESTRE

  1. Introdução

O treinamento físico engloba a realização de exercícios sistemáticos que têm como objetivo melhorar as capacidades físicas, como a força, velocidade, resistência e flexibilidade. A atividade proposta será relacionar os conhecimentos da disciplina Metodologia do Treinamento Físico com as disciplinas de Lutas e Atividades Aquáticas.

  1. Caracterização do público

Para as atividades aquáticas, serão utilizados os alunos adultos, que já praticam Hidroginástica e são familiarizados com a modalidade, no Guaxupé Country Club.

  1. Caracterização e descrição da atividade

Deveremos ensinar alguns movimentos iniciais para adaptação ao meio líquido na natação e/ou movimentos de hidroginástica. Essa atividade deve ser fotografada e os alunos devem aparecer na imagem.

  1. Conhecimentos adquiridos e Dificuldades encontradas

A atividade proposta seria trabalhar com uma sequência de hidroginástica, porém devido às restrições impostas pelo COVID-19 iremos adaptar nossa aula para ser realizada em casa. Será mostrada a sequência de exercícios que realizaríamos na água e seus respectivos substitutivos para o meio terrestre.

MUSCULOS ALVO

MEIO AQUÁTICO

MEIO TERRESTRE

Quadríceps

Corrida com Extensão de Joelhos

Agachamento Livre / Sem Peso

Peitorais

Crucifixo (Poderá utilizar um haltér para o meio líquido, se disponível).

Flexão de Braços

Posteriores

Corrida com Flexão de Joelhos

Elevação de Quadril

Costas

Remada Horizontal (Poderá ser utilizado o material disponível, bastão ou haltér).

Remada Curvada (Poderá ser utilizado o material disponível, elástico ou haltér).

Abdominal

Rotação de Tronco (Poderá ser utilizado o material disponível, bastão ou haltér).

Abdominal Oblíquo Unilateral (Deitado)

Na hidroginástica os exercícios serão realizados por um tempo pré-determinado, que será de acordo com o nível de condicionamento dos alunos. Nos exercícios no solo, realizaremos de duas a três séries de 12 a 15 repetições, respeitando uma pausa de 30” entre séries e 1’ entre exercícios.

A experiência poderia ter sido mais produtiva se tivéssemos acesso a uma piscina para realizar as atividades, tendo em vista que atividades no solo são mais comuns no nosso dia a dia. Mas o resultado foi extremamente satisfatório e desafiador, pois nos mostrou que independente das situações conseguimos adaptar e realizar um treino independente do meio que estamos (aquático ou terrestre) e atingir todas as musculaturas alvo necessárias.

        

  1. Questões para discussão:

  • Considere dois indivíduos, um de 50 anos sedentário, e outro de 80 anos praticante de atividades físicas. Ambos desejam iniciar a prática da modalidade natação. Como você pensaria em elaborar um programa de atividades físicas para cada um deles? Justifique.

Antes de pensar no planejamento, seria feito uma avaliação diagnóstica para saber como está o aluno que estamos lidando, falaríamos com ele sobre suas expectativas, com relação à estética e melhora na qualidade de vida (QDV) e desempenho nas atividades da vida diária (AVD), sempre esclarecendo a relação com o processo de envelhecimento sobre o corpo humano, para não criar falsas expectativas. Também faríamos um levantamento sobre o histórico de lesões e patologias que possam agravar com o início da atividade, para que o aluno não tenha nenhum efeito negativo com o início da prática.

Ambos já possuem uma idade elevada, um com 50 anos e sedentário e o outro 80 anos e ativo. Provavelmente o indivíduo ativo poderá apresentar melhor desempenho funcional por já praticar exercícios, mas não podemos afirmar, pois a diferença de idades é muito grande. Para ambos iremos utilizar o princípio básico do treinamento, a individualidade biológica, e faríamos uma progressão linear de carga e volume, como prevê na periodização linear, buscando sempre aumentar a capacidade cardiovascular dos nossos alunos e melhorando a sua QDV e desempenho nas AVD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com