TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE

Por:   •  28/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 9

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA[pic 1]

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA

COMUNIDADE

Aluno(s): Alêssa Hiorrany Oliveira da Silva        - RA 1737393

                       Caroline Rodrigues da Silva                 - RA 1767651

                       Natalia Evangelista da Silva Barbosa  - RA 1759867

                       Paulo Roberto Ferreira                          - RA 1756918

Relatório de Caracterização da Escola e da Comunidade realizado em um dos colégios da rede Adventista de Ensino. O colégio possui desde o ensino infantil até o ensino médio, cumprindo assim os requisitos básicos para a realização deste projeto. Contato realizado com a coordenadora pedagógica Giovana Monzanni através de contato telefônico e visita agendada no dia 19/03/2018.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1.1. Identificação

a) Nome: Colégio Adventista de São Roque

b) Endereço: Rua Danton Castilho Cabral, 125 – Jardim das Flores – São Roque – SP – 18134-120

c) Telefone: 0xx11-4784-9988

d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Divisão Sul Americana – Igreja Adventista do 7º Dia

[pic 2]

1.2. Análise crítica do ambiente físico

a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?

Sim. A área do colégio está situada numa área nobre, em uma região onde seus vizinhos mais próximos possuem um poder aquisitivo compatível a classe média alta, porém perto de ruas principais tornando o acesso facilitado possuindo duas entradas, estacionamento e área de desembarque de veículos escolares. Atendendo assim todas as classes de pessoas sem exclusividade.

b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?

Sim, o colégio apresenta uma área compatível com a proposta. Atendendo as necessidades físicas e intelectuais dos alunos, com espaço bem distribuído, incluindo pátio, quadra, biblioteca e área de informática.

c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?

Sim, as salas do médio possuem ar condicionado por terem um número superior a 30 alunos nas salas, para as outras turmas as salas possuem ar condicionados potentes. Já em relação a biblioteca e sala de informática não, necessitando que o agendamento para a utilização dos equipamentos seja feita com antecedência e eventualmente a fila de espera tona-se grande, demorada e inviável.

d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?

Sim, relacionado a proposta do colégio. Existe uma área verde em anexo onde algumas atividades ao ar livre são desenvolvidas com o maio enfoque na preservação do meio ambiente, e atividades em meio a natureza. Salas voltadas a brinquedoteca e parquinho são destinadas a penas ao ensino infantil e fundamental I.

1.2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

a) Que atividades são desenvolvidas?

Na biblioteca apenas atividades de pesquisa, no momento existe um projeto para distribuição do sinal WI-FI para a utilização de Tablets da linha Positivo para a pesquisa de livros virtuais (E-Books). A quadra é utilizada em aulas de educação física, campeonatos entre as classes e eventuais palestras ministradas uma vez por semana com temas relacionados e sociabilidade e comunidade.

b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência?  

Alunos para utilização de pesquisas e complementos de conteúdo das aulas, alunos acompanhados dos professores para aulas, essas rotinas acontecem semanalmente.

c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?

Parcialmente. Com o aumento de equipamentos poderiam ser criadas mais atividades interdisciplinares e evitar as filas de espera para a utilização dos equipamentos e o incentivo de projetos mais práticos como complementação à teoria, poderia se criar uma parceria maior em relação a comunidade.

d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?

O espaço, a conservação e o atendimento pessoal por parte dos funcionários, sejam eles professores ou não é algo a ser elogiado, as salas de aula com suas lousas e computadores também é algo que merece destaque. O espaço relacionado a biblioteca e informática deveriam ser repensados de modo a obtenção de mais equipamentos e expansão do local para mais conforto.

e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

Sim, a escola possui sistema de bolsa de estudos através de análise socioeconômica. Sendo distribuídas em bolsas de 20%, 50% e integral. Cerca de 30% dos alunos recebem este tipo de bolsa.

1.3. Características da gestão escolar

a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?

A mantenedora realiza reuniões semestrais com os professores de diversas áreas onde é possível a participação destes profissionais na elaboração da proposta pedagógica. Uma vez elaborada, toda a rede de escolas devem seguir essa proposta. Em relação ao regimento escolar, todos seguem os critérios já estabelecidos pela mantenedora.

b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais? 

Não. No ato da matrícula os pais já recebem o manual com todas as informações sobre regras e estatutos e participam de reuniões que apresentam as propostas pedagógicas realizadas no começo do ano, reuniões sobre desempenho do aluno bimestralmente, e quando necessário os pais são chamados para reuniões direcionadas ao seus filhos.

c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)? 

Não. Como as decisões já foram tomadas por um órgão externo os documentos já chegam no colégio elaborados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (360.3 Kb)   docx (433 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com