TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRACÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE: IEC)

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.101 Palavras (9 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 9


         Unip – Universidade Paulista Interativa



                             

                              Licenciatura em Letras – Português

 PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRACÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE: IEC
)









                                     
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1.
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA                                               COMUNIDADE
 






                                 Robson Pereira Barbosa - 1542205









                                                   
                                                         
                                                  BARCARENA
                                                         2017


                1 .CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Jose Idelfonso Sozinho, esta localizada na vila de Ponta Negra do município de Muaná no estado do Pará. O telefone é (91) 99256-8222 e sua instituição mantenedora é de rede publica do município.
A escola se localiza dentro da vila, tornando possível o acesso dos alunos a instituição, mais também á aqueles que moram em ilhas pela localidade que dependem de embarcações para chegar á escola. Seu espaço físico de adequa a proposta pedagógica que lhe é proposta, tendo suas salas de aulas, bibliotecas e laboratórios compatíveis com seus numero de alunos, que lhe dá espaço suficiente para executar suas atividades pedagógicas. Não possui salas ambientes, sendo que os professores precisam ir a cada sala para poder passar suas disciplinas.
As atividades desenvolvidas na biblioteca e laboratório são principalmente de leitura e pesquisa que são utilizadas em sua maioria por alunos e professores ao decorrer do dia e que fazem bom uso desse recurso para que possam atingir os seus objetivos. Mais como esses locais se mostram ser de total necessidade de pesquisas e projetos, as instituições responsáveis deveriam investir mais nesse tipo de recurso, como renovar seus acervos de livros e disponibilizar mais materiais para suas pesquisas e atividades educacionais, para que se possa ter um melhor desempenho em suas atividades curriculares.
A participação dos profissionais de educação nas elaborações de propostas pedagógicas tem sido importante, pois são eles que planejam qual é a melhor forma que irão exercer suas atividades e passar suas disciplinas, de modo que se adeque as suas condições de trabalho e também observam quais são as maiores dificuldades que seus alunos enfrentam e tentam de alguma forma encontrar uma solução para que o problema se resolva e o aluno possa adquirir oque lhe é proposto. Para escolher quais são as melhores maneiras de resolver os problemas, existe um conselho de educadores e diretoria que apontam quais as dificuldades que estão enfrentando e tentam achar uma solução para a questão, para isso eles solicitam a presença de alunos representes de suas classes e os pais, para que todos apontem suas situações e aja um consenso entre eles para se resolver oque lhe é proposto. Com isso as propostas pedagógicas proporcionam uma reflexão conjunta na comunidade escolar, pois com assuntos já discutidos em reuniões e conselhos, eles já sabem qual é a melhor maneira de exercer suas funções conforme oque lhe é proposto e sem o risco de que interfira de alguma forma na pratica dos alunos.
A estrutura organizacional da escola se dar assim:

[pic 1]

 Os cursos oferecidos pela escola são os de grade curricular de ensino fundamental, tendo um total de dez salas distribuídas para cada ano de ensino, sendo elas no período matutino e vespertino, sendo fixas durante o ano inteiro e só mudando se caso a diretoria solicitar mudanças de classes. O horário de permanência de professores na escola depende de sua carga horaria de trabalho, que no caso varia em cada professor, sendo que alguns vão só pelo horário da manhã e outros tanto pela manhã e pela tarde, no caso de reuniões elas ocorrem após o expediente para debater seu plano de gestão escolar e são administradas pela coordenação pedagógica. Os planos de ensino são elaborados pela secretaria municipal e repassados para a diretoria e coordenação pedagógica da escola e então, discutidos com seus professores para adicionar em sua grade curricular. De acordo com essas normas que os educadores elaboram seu sistema de avaliações, que consiste geralmente em quatro períodos de provas durante o ano com direito a recuperação, mais as novas regras afirmam que se o aluno ficar retido em mais de três disciplinas ele será considerado reprovado e terá que repetir o ano. A escola geralmente se comunica com as famílias dos alunos para informar sua situação acadêmica e a forma que fazem isso é através de reuniões com pais e mestres e a comunidade costuma ir á escola para obter informações sobre eventos que envolvem a escola e a comunidade. O professor obtém as informações de aprendizagem de seus alunos através de atividades complementares e trabalhos disciplinares, para que eles possam ter um melhor desenvolvimento intelectual e estarem inteirados sobre os assuntos e realmente aprender oque lhe é proposto.  
A integração de pais na escola se dá através de sua participação na vida acadêmica de seus filhos, entrando em consenso com oque à escola ensina e de alguma forma reforçar esse ensinamento em casa para que ele não se perca, por isso a comunidade sempre está informada sobre ações da escola para que possam interagir fora dela com seus filhos estudantes. Tudo isso colabora para que a diretoria cumpra os objetivos propostos pelo seu plano de ensino.
O grêmio estudantil se dá através de reuniões da coordenação pedagógica com os alunos representantes de suas classes, para lhe informarem á respeito de mudanças na escola ou no corpo estudantil e de que maneiras eles podem contribuir em torno de sua comunidade e sociedade.
A escola também desenvolve programas sociais como Família na Escola, em que a família vai á escola para apoiar o desenvolvimento dos alunos e participar de sua vida estudantil e também a Escola na Família, que é quando á escola visita a família dos alunos para obter melhor conhecimento a cerca de seus estudantes, como a localidade que moram, a relação com a família e como praticam os ensinamentos obtidos na escola. Tudo isso colabora para a interação entre escola e comunidade que é de suma importância para o sujeito agir em seu meio de sociedade.
Mais um tópico muito importante é o levantamento das expectativas da comunidade em relação ao trabalho na escola. Pois os pais e a comunidade buscam que a escola prepare seus alunos para além do convívio social, ou seja, para a vida inteira, assim atribuindo a educação escolar de suma importância para a formação de cidadãos responsáveis para que possam conviver em harmonia com uma sociedade justa para todos. Mais um fator muito importante e que não se deve ignorar esta voltada para uns dos principais envolvidos na escola; os alunos. Sendo eles uma parte importante dessa instituição, suas dificuldades e expectativas de vida futuras devem ser levantadas e discutidas. Com base em minha pesquisa, fiz um levantamento sobre quais suas dificuldades em relação á escola e oque pretendem exercer ou conquistar após o período estudantil. Alguns alunos alegaram que uma de suas principais dificuldades é a locomoção de sua casa para a escola, pois como se trata de uma zona rural ribeirinha do município, alguns alunos que não moram na vila dependem de transporte escolar fluvial que é contratado pela prefeitura do município mais que nem todos dispõem desse recurso, tendo de achar alguma maneira de se locomover até a escola e que acaba se tornando desgastante para eles que precisam enfrentar essa rotina todos os dias. Outro tópico que levantei foi de quais são suas expectativas para o futuro e oque pretendem alcançar em sua formação; com isso alguns afirmaram que pretendem cursar o ensino médio e possivelmente um nível superior, para que possam estar aptos para entrarem com uma melhor formação no mercado de trabalho e exercer suas determinadas funções escolhidas; outros pretendem cursar ensino médio, mais que tem duvidas se iram continuar em formação e cursar um nível superior. E também há aqueles que pretendem ficar somente com o ensino fundamental, pois se trata de pessoas adultas ou idosas que alegam ter apenas um interesse básico e que disponibilizaram seu tempo em prol de suas famílias e trabalhos informais na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com