TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino Integração escola vs Comunidade

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.294 Palavras (22 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE 1 + ATIVIDADE 2) RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE + PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Valdeir Brito Santana        RA:1542852

Santa Maria da Vitória - Bahia

2016

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA[pic 2]

                       COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO MOREIRA ALVES

O Colégio Francisco Moreira Alves é uma instituição pública estadual localizado á   Av . Francisco M. Alves, Nº 02-Centro – Jaborandi-BA

FONE: (77) 36832187

 INSTITUIÇÃO MANTENEDORA: Secretaria Estadual da Educação do Estado da Bahia

              Análise crítica do ambiente físico da ESCOLA

             O Colégio Estadual Francisco Moreira Alves, tem uma localização privilegiada por esta situado no centro da cidade,  o que facilita o acesso dos alunos tanto proveniente da  zona rural quanto da zona urbana, é uma cidade pequena onde não há trafego significativo  e as ruas são todas pavimentadas, porém,  o fato de está   centralizado  torna algumas vezes prejudicado por alguns fatores próprios da cidade, tais como: poluição sonora e  algumas  atrações que em alguns momentos desviam a atenção dos alunos, etc. Os alunos atendidos são heterogêneos, tanto quanto a classe social quanto   a faixa etária.  No município, não existe escolas particulares.

Todo ambiente escolar é de fundamental importância para os educandos, pois este se torna um espaço cheio de significados, valores e experiências afeiçoadas que podem ser traduzidos positivamente ou/e negativamente.

O espaço físico é adequado à proposta pedagógica?

Sempre que possível sim, pois a proposta é construída de forma congruente ao espaço escolar.

A relação entre o número de alunos e espaço é adequada, nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?

Sim.  A escola tem o número de salas de aulas  suficientes para atender aos educandos, porém as salas ainda não  tem boa ventilação natural, obrigando o uso de ventiladores. Quanto ao pátio o uso torna se inviável durante o dia por ser descoberto e a biblioteca e o laboratório de informática (único laboratório da escola), dividem o mesmo espaço e nem sempre atende as necessidades dos usuários.[pic 3]

 O espaço físico, assim distribuído: 01 (uma) diretoria, 01(uma) sala de professores, 01(uma) biblioteca que divide espaço com o laboratório de informática, 1 (um) auditório (Sala multimídia), 1 (um) refeitório, 4 (quatro) banheiros femininos e 03 (três) masculinos,1 (um) banheiro na diretoria, 10 (dez) salas de aula, 01(uma) quadra de esportes descoberta e um pátio para  lazer. A escola nos últimos meses estava passando por uma reforma completa tendo todo o teto reformado e todos os compartimentos forrados trazendo um ambiente mais confortável a todos ali favorecidos.

          As salas de aula são suficientes para atender a clientela, porém o espaço destinado a biblioteca e ao laboratório de informática não é suficiente para atender a todos,  a quadra de esportes e o pátio por serem descobertos também não permitem que as atividades pedagógicas extraclasse propostas sejam desenvolvidas satisfatoriamente por conta da exposição ao sol.

               

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Quanto á utilização da biblioteca, laboratório e afins: Que atividades são desenvolvidas?

 Leitura e pesquisa.

Quem utiliza e com que frequência?

 Alunos e professores. O espaço é utilizado diariamente.

Tais recursos são bem utilizados, atingindo  seus objetivos?

Muitas das vezes sim, por ser um espaço pequeno, uma atividade desenvolvida (na biblioteca) interfere na outra(laboratório), consequentemente  além do número de computadores não ser suficientes para a quantidade de alunos, em razão disso  os objetivos nem sempre são atingidos.

Que aspectos mereceriam suas críticas e elogios?

O uso da biblioteca nem sempre atende as expectativas, lá não se   encontra os acervos necessários para pesquisa, tanto dos docentes quanto dos discentes. O espaço é dividido com o laboratório de informática e isso interfere  na concentração dos usuários.[pic 4]

Como foi a participação dos profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?

A Proposta  pedagógica da escola é elaborada no  inicio do ano letivo  durante a semana pedagógica  de forma coletiva, onde todos os envolvidos  expressam seus pontos de vista  sobre o cotidiano escolar, observando-se  tanto o que a escola já é quanto o que ela poderá vir a ser. Quanto ao regimento escolar esse é apenas lido  e discutido  entre todos os atores escolar , pois o Regimento das Escolas do Estado da Bahia é unificado.

Existe um conselho de escola ou algo semelhante? Como funciona? Quais decisões relevantes são tomadas? Os alunos participam? E os pais?

O Conselho de Classe formado por professores   e alunos decidem sobre desenvolvimento, aprovação ou reprovação dos alunos. Os Representantes de classe são alunos votados pelos colegas que os representam junto à direção e professores.  Há também o Conselho Escolar, o mesmo é composto por pais, alunos, professores, direção e funcionários da escola legitimamente escolhidos por votação, onde toma decisões  importantes à escola.

A proposta pedagógica e o regimento escolar propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade

escolar (interna)?

A proposta pedagógica sim. A comunidade escolar tenta refletir sobre os desafios cotidianos da escola, considerando o caráter coletivo escolar e por acreditar que quando se pensa coletivamente e de forma integrada a busca de soluções torna se mais eficaz. Quanto ao Regimento é apenas discutido,  mas não elaborado  pela comunidade escolar local.

Como é a estrutura organizacional da escola? (apresentar  organograma).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (766.8 Kb)   docx (580.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com