TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamentos Sociológicos de Bauman

Por:   •  5/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1

Zygmunt Bauman compara o ofício do sociólogo à experiência do exilado, esclarecendo que, no caso do primeiro, não se trata de exílio físico, corporal, mas de uma atitude em relação aos lugares (e, sociedades, pode-se dizer), tanto o antigo quanto o novo. Explique o que há em comum entre o sociólogo e o exilado, segundo Bauman (2010, p. 236-38).

Sua resposta

De acordo com Bauman o exilado é aquele que olha de fora para dentro com os olhos da mente, a semelhança entre o sociólogo e o exilado é justamente esse afastamento que possibilita o olhar externo para o meio interno com a mente.

Questão 2

É possível perceber no fragmento abaixo, dois "níveis" de contribuição que a Sociologia pode oferecer às pessoas: um mais individual, subjetivo e outro, mais coletivo. Explique o fragmento abaixo, identificando os tipos de contribuição que a Sociologia pode oferecer aos indivíduos e ao mundo social:

Levar à consciência os mecanismos que tornam a vida dolorosa, inviável até, não é neutralizá-los; explicar as contradições não é resolvê-las. Mas, por mais cético que se possa ser sobre a eficácia social da mensagem sociológica, não se pode anular o efeito que ela pode exercer ao permitir aos que sofrem que descubram a possibilidade de atribuir seu sofrimento a causas sociais e assim se sentirem desculpados; e fazendo conhecer amplamente a origem social, coletivamente oculta, da infelicidade sob todas as suas formas, inclusive as mais íntimas e as mais secretas. Esta constatação, apesar das aparências, não tem nada de desesperador. O que o mundo social fez, o mundo social pode, armado deste saber, desfazer. (BOURDIEU, 2012, p. 735).

Sua resposta

 Em relação à contribuição da sociologia para o individuo é a consciência dos mecanismos sociais que afetam sua vida, possibilitando assim atribuir à causa a algo social. A Clareza do individuo reflete no social trazendo também a compreensão de que o problema, capacitado dessa clareza e compreensão o individuo percebe que a aquilo que é social só pode ser resolvido pela sociedade e jamais pelo individuo sozinho.  

Questão 3

Na conferência proferida na Universidade de Munique, em 1918, publicada com o título "A ciência como vocação", Max Weber pergunta sobre o sentido ou a significação da ciência nesses tempos de racionalização e “desencantamento do mundo”. Explique qual seria o sentido da ciência, para Weber.

Sua resposta

“A  ciência é, atualmente, uma “vocação” alicerçada na especialização e posta ao serviço de uma tomada de consciencia de nós mesmo”. (WEBER, Max. Ciência como Vocação, pagina 58. Editora cultrix), ou seja, a ciência contribui para a clareza da ação do individuo, onde o “desencantamento do mundo” é o processo que o individuo abandona todos os seus conceitos místicos e respostas religiosas e espirituais, buscando a racionalização.

Questão 4

(QUESTÃO 33 do Enade 2008) O conjunto da obra de Florestan Fernandes caracteriza-se pela diversidade temática e metodológica. Considerando obras clássicas desse autor, julgue os itens a seguir.

ITEM I. Florestan Fernandes estudou a sociedade tupinambá utilizando como fonte de investigação textos de cronistas dos séculos XVI e XVII e, com base nesse material, o autor reconstruiu a organização social dos tupinambás de acordo com o método de interpretação funcionalista. ITEM II. Florestan Fernandes, após estudos sobre relações raciais, elaborou a obra A integração do negro à sociedade de classes, na qual o autor analisa aquilo que denominou “o dilema racial brasileiro”.

ITEM III. Em A revolução burguesa no Brasil, Florestan Fernandes propõe-se analisar a formação e o desenvolvimento do capitalismo no Brasil como um “modelo autocrático-burguês de transformação capitalista” que resulta em uma forma específica de capitalismo denominado “capitalismo dependente”.

Apenas um item está certo.

Apenas os itens I e II estão certos.

Apenas os itens I e III estão certos.

Apenas os itens II e III estão certos.

Todos os itens estão certos.

Questão 5

(QUESTÃO 26 do Enade 2014) No Ensino Médio, uma importante contribuição da Sociologia para a formação do educando é o desenvolvimento da “imaginação sociológica”, no sentido atribuído por Wright Mills. Com o objetivo de desenvolver a “imaginação sociológica” dos estudantes, o professor poderá propor atividades, leituras e discussões que:

forneçam elementos para a reflexão sobre as interconexões entre a biografia individual e a conjuntura histórico-social.

promovam o exercício da cidadania e o espírito crítico, preparando-os para se adaptarem, com flexibilidade, à vida social.

possibilitem a imaginação, ampliando-lhes a capacidade de detectar os problemas sociais e encontrar soluções para eles.

estimulem a criatividade e instiguem seus alunos a imaginar soluções sociais que correspondam aos conceitos da sociologia clássica.

Desenvolvam a habilidade de aprender a aprender, preparando-os, de forma indireta, para a inserção social, inclusive no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (299.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com