TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico - Confecção

Exames: Planejamento Estrategico - Confecção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2013  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  1.702 Visualizações

Página 1 de 8

1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A Uniforte Confecção de Uniformes Profissionais é uma empresa de pequeno porte criada em 2005 a partir de um projeto universitário que visa atender a demanda de peças para moda corporativa, tanto modernas quanto casuais, em todos os segmentos de mercado atendendo às empresas carentes de uma personalização e padronização ideal de seus trajes de trabalho. É constituída do patrimônio de 5 (cinco) sócios que também serão responsáveis pelas atividades administrativas. Instalada próxima aos fornecedores e será de fácil acesso para os clientes.

A empresa buscará atuar no mercado procurando fazer uniformes sempre de uma forma diferenciada, temos a idéia que o uniforme deixou de ser apenas um acessório, feito de qualquer maneira, para se tornar uma importante ferramenta de marketing.

Os mesmo são criados respeitando a personalidade de cada empresa, seus objetivos, cores e designer, procurando passar sempre uma mensagem de organização, eficiência e qualidade, ao mesmo tempo despertando em seus funcionários um sentido de equipe e valorização pessoal.

A empresa está pronta para atender, desde uma única peça, até quantidades significativas, possuímos nossa loja de pronta entrega, e personalizada para vendas de médio e grande porte.

Serviremos aos diversos segmentos do mercado; desde indústria alimentícia, têxtil, mecânica, frigorífica, metalúrgica, de transportes, montadoras, farmacêuticas, cosméticos, vigilância e segurança, limpeza, alem de ampla atuação junto a restaurantes, lanchonetes, enfim todas as empresas que necessitam da uniformização dos funcionários, seja ela micro, pequena, médio ou de grande porte.

Hoje, as roupas profissionais ganharam sofisticação e status de moda, graças a novos desenhos, modelagens, cores e tecidos. Além disso, conforme estudiosos, o uniforme impressiona o cliente.

Para tanto segue as seguintes premissas de planejamento estratégico:

VISÃO

A UNIFORTE tem como visão estar entre as cinco primeiras empresas fornecedoras de uniformes profissionais da região do Vale do Paraíba em 5 anos e estabelecendo uma marca forte em estamparias.

MISSÃO

A Missão da UNIFORTE é satisfazer efetivamente nosso cliente, através da oportunidade que nos é dada por ele. Buscando o bem-estar do nosso usuário visando ser uma referência de qualidade diferencial, criando, orientando e confeccionando produtos funcionais e duráveis afim de fidelizá-los solidificando assim nossa marca.

METAS E OBJETIVOS

Desenvolver fornecedores em busca de um nível de qualidade que se torne um diferencial perante a concorrência.

Divulgação da marca.

Otimização do processo produtivo através da aquisição de novas tecnologias visando redução de custos.

Buscar parceiros para divisão de riscos, gerando novas fontes de financiamento.

Desenvolvimento de funcionários através de treinamentos.

Buscar incansavelmente o aprimoramento dos métodos e sistemas em busca da excelência.

ANÁLISE SWOT

Seguindo o planejamento estratégico, foi feita uma análise interna da empresa e outra considerando o ambiente externo tais como: governo, meio ambiente, concorrência, clientes, mercado, etc.

Diante desta análise foram detectados os pontos relevantes citados abaixo:

PONTOS FORTES

• Linha de produtos diversifica e completa; Devido a observação do mercado, foi possível conseguir um linha de produto bastante diversificada, que irá atender a necessidade de todos os clientes.

• Equipe polivalente; Formada por uma equipe gerencial recém formada, a empresa poderá contar com as experiências que estes possuem de diversas áreas.

• Gestão; Será utilizada uma abordagem horizontal no que tange a estrutura gerencial da empresa, onde cada gerente terá claro suas responsabilidades e metas a serem alcançadas.

• Responsabilidade social; Seguindo a grande tendência mundial de empresas socialmente responsáveis, a Uniforte desenvolverá um forte trabalho nesta área.

PONTOS FRACOS

• Financeiro; Devido a ser uma empresa nova no mercado, o maior problema é o financeiro. O financiamento para a abertura da empresa e o capital de giro inicial terá de ser obtido junto a algum investidor ou um órgão de fomento.

• Know How; Apesar de conhecimento do mercado, dos clientes e dos concorrentes, não possuímos grande conhecimento especifico quanto a confecção de roupas, para isto teremos que contar com profissionais que já atuam neste ramo.

• Marca Desconhecida; Novamente por ser uma empresa nova no mercado, a marca Uniforte é totalmente desconhecida, o que irá gerar a necessidade de um investimento considerável em Marketing afim de alavancar a marca.

AMEAÇAS

• Instabilidade nas relações internacionais; Devido à maioria do tecido produzido no Brasil ser de origem importada, qualquer problema nas relações internacionais com os países fornecedores de tecido irá provocar um aumento substancial em nossa matéria prima, pois iremos depender única e exclusivamente dos fornecedores nacionais, o que não é suficiente para abastecer o mercado nacional.

• Forte concorrência regional; Apesar de não haver grandes concorrentes, no mercado regional existem várias empresas informais que confeccionam roupas para as empresas da região.

• Movimento sindical; Apesar do sindicato da área têxtil não ser muito ativo, existe o risco desta condição de alterar e enfrentarmos problemas com estes.

OPORTUNIDADES

• Região com crescimento industrial em expansão; As regiões do Sul de Minas, Litoral norte e Vale do Paraíba estão em constante expansão industrial e comercial. Tal expansão aumenta o nosso mercado consideravelmente, pois para cada industria que se instala na região, surgem outras fabricas de menor por para suprir tais industrias e nosso mercado é em função da quantidade de funcionários das empresas da região.

• Globalização; Com a globalização, surgem cada vez mais empresas nas regiões onde a Uniforte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com