TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparando O Mergulho Ensino-aprendizagem

Casos: Preparando O Mergulho Ensino-aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

José Vanderlei de Souza

Preparando o Mergulho -

Situação de Aprendizagem: Preparando as malas para o conhecer.

A situação de aprendizagem, Preparando as malas para o conhecer, através da sua proposta de elaboração de atividades inovadoras /criativas, proporciona repensar a prática docente; discutir o planejamento e Plano de Desenvolvimento Institucional; debater estratégias de ensino e elaborar um plano de aula; refletir sobre avaliação na educação.

Segundo o SENAI/DN(2013), o docente, portanto, é a chave fundamental para essa mudança na formação profissional, pois é por meio dele que se materializam os ideais e se transformam propósitos educacionais em ações efetivas. Para fazer a diferença o professor necessita de um bom planejamento, pois é extremamente necessário estruturar o cronograma de matérias, atividades e avaliações.

O planejamento está presente em todas as atividades que o docente executa no dia a dia; ou pelo menos, deveria estar. É inadmissível que o docente vá para a sala de aula sem que, previamente, tenha colocado no papel como será o seu trabalho naquele horário; conteúdo, metodologia, ferramentas e tudo mais o que será utilizado e como será utilizado. Antes de iniciar as atividades em sala de aula cada instrutor deve elaborar o seu plano de aula, de preferência de toda a carga horária que será ministrada dia a dia. O plano de aula, a princípio, deve ser seguido à risca, pois numa eventual auditoria, o diário e o plano de aula devem conter as mesmas informações.

Para melhorar a prática docente na educação profissional é necessário que hajam transformações significativas na forma de pensar e agir. Uma vez que as coisas mudam de acordo com a dinâmica em que a sociedade é submetida. Desta forma, a atuação do docente em sala de aula requer acompanhamento dessas MUDANÇAS. Então para que ocorram mudanças e essas sejam bem sucedidas é preciso traçar um PLANEJAMENTO.

O Planejamento se torna intrínseco para o processo educacional, pois estamos lhe dando com a formação do ser humano. Conforme o entendimento de Vasconcellos, “existem, naturalmente, diferentes níveis de complexidades de ações e, portanto, de planejamento. O planejamento educacional é da maior importância e implica enorme complexidade justamente por estar em pauta a formação do ser humano”. (2006, p.15). Segundo Carlos Luckesi ele define o planejamento como: “o ato de planejar, como todos os outros atos humanos, implica escolha e, por isso, está assentado numa opção axiológica. É uma “atividade-meio”, que subsidia o ser humano no encaminhamento de suas ações e na obtenção de resultados desejados, e, portanto, orientada por um fim. O ato de planejar se assenta em opções filosófico-políticas; são elas que estabelecem os fins de uma determinada ação. E esses fins podem ocupar um lugar tanto no nível macro como no nível micro da sociedade. Situa-se onde se situar, ele é um ato axiologicamente comprometido”. (2001, p.115). Em suma, o Planejamento estão tão intimamente ligado à pessoa humana que, não incomum, fazemos isso sem sequer percebermos o ato de Planejar.

Uma ótima maneira de repensar as práticas docentes seria a adequação desta atividade para ser aplicada com os alunos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com