TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais patologias do trabalho

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.898 Palavras (12 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

Relação de Trabalho, Saúde e Doenças:

Principais Patologias

        

Macapá

2017


[pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

DIEGO TOSTA

JOÃO BOSCO PUREZA DA SILVA

ROSIVALDO DOS SANTOS MARTINS

 VANDERLON TRINDADE

Relação de Trabalho, Saúde e Doenças:

Principais Patologias

Trabalho apresentado à Universidade do Estado do Amapá, como requisito avaliativo parcial para a obtenção de aprovação na disciplina: Psicologia e Relações Humanas, no Curso de Engenharia de Produção, ministrada pelo Profa.: Brígida Ticiane Ferreira da Silva.

Macapá

2017

SUMÁRIO

1          INTRODUÇÃO.................................................................................................3

2          BREVE HISTÓRICO DE TRABALHO E DOENÇAS DO TRABALHO...........3

3          CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO TRABALHO...........4

4          PRINCIPAIS DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO........................5

5          PREVENÇÃO E CONTROLE DAS DOENÇAS

            RELACIONADAS AO TRABALHO.................................................................8

6          CONCLUSÃO................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................12



1 - INTRODUÇÃO

O trabalho é essencial para a sobrevivência do homem. Desde quando a humanidade surgiu o homem já começou a trabalhar. Começou fazendo armas para se defender de animais ferozes e de inimigos de outras tribos.

Trabalhou por milênios na agricultura, nas construções e na guerra que construíram os grandes impérios.

Na idade média, no período do feudalismo, o homem trabalhava na agricultura e no artesanato em condições precárias. No final da idade média, no período da renascença, os grandes artistas como Michelangelo, nas obras de construção das grandes catedrais, adquiriram doenças relacionadas ao trabalho.

Conforme Lazzeri et al. (2016) apud UOL notícias (2017), Michelangelo sofreu de osteoartrite, uma doença degenerativa das mãos, doença esta adquirida pelo uso de ferramentas como martelos nos seus trabalhos de escultura.

Esse é um dos exemplos de doenças adquiridas no trabalho.

   

2 – BREVE HISTÓRICO DE TRABALHO E DOENÇAS DO TRABALHO

        Conforme Carvalho (2014) apud Greco; Moura (2017), apesar de o trabalho ter surgido juntamente com a humanidade, a relação trabalho-doença só começou a ter uma maior preocupação científica na primeira era industrial.

Em 1700 na Itália foi publicado o livro: De Morbis Artificium Triabata (As Doenças dos Trabalhadores), de Bernardino Ramazzini, hoje considerado o pai da medicina do trabalho. Sua obra é objeto de estudo até os dias atuais.

No livro o autor enumera diversas doenças adquiridas por trabalhadores de diferentes ofícios como os que trabalham nas minas de sal, sapateiros, militares, padeiros, etc..

As doenças adquiridas no trabalho agravaram-se depois da revolução industrial com o surgimento das máquinas que emitem outros agentes nocivos à saúde do trabalhador como ruído, calor, radiações e emissão de gases nocivos.

Na Inglaterra nos séculos XVII e XVIII, as primeiras fábricas empregavam em condições de trabalho precárias mulheres e crianças em jornadas de trabalho de até 16 horas por dia.

Segundo Frias Junior (2017), em 1831, o médico inglês C. Turner Thackrarem em sua obra "Os efeitos das artes, ofícios e profissões e dos estados civis e hábitos de vida sobre a saúde e a longevidade", revelou as lamentáveis condições de vida e de trabalho das fábricas na cidade de Leeds na Inglaterra.

O Governo inglês então criou as primeiras leis de proteção do trabalhador das fábricas: o Act Factory de 1833. Conforme Frias Junior (2017), nascia aí a medicina do trabalho.

Frias Junior (2017) destaca ainda que com o ideário marxista, o socialismo e o comunismo se contrapondo ao capitalismo modificaram o panorama da relação capital-trabalho e fez surgir o movimento sindical.

Em 1919 foi criada a Organização Internacional do Trabalho (OIT) como parte do Tratado de Versalhes, acordo que pôs fim a Primeira Guerra Mundial. A OIT visa uma melhor forma de justiça social para promover a paz e conta com representantes de governos, empregadores e trabalhadores para debaterem assuntos relacionados ao trabalho.

Com a participação dos partidos políticos trabalhistas e socialistas criou-se leis de proteção ao trabalhador, como a jornada de trabalho de no máximo 8 horas diárias, a proibição do trabalho infantil, férias remuneradas, mais fiscalização das condições de trabalho, etc..    

3 – CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO TRABALHO

Conforme Brasil (2001), risco é a possibilidade de dano e a probabilidade que o dano ocorra, ou seja, é preciso que haja um potencial de dano e a probabilidade que esse dano possa se manifestar quando o trabalhador está exposto a este risco.

Greco; Moura (2017) afirmam que os riscos a saúde relacionados ao trabalho são classificados em:

  • Agentes físicos - São os agentes de doenças derivadas de fontes físicas como: ruídos de máquinas, vibrações mecânicas, calor elevado, umidade excessiva, luz intensa com radiações nocivas a visão, pressões anormais, etc..
  • Agentes químicos – São agentes de doenças derivadas do objeto de trabalho e dos meios auxiliares envolvidos em sua transformação e se caracterizam pelas substâncias químicas presentes nos processos de trabalho como: pós/poeiras, fumaças, gases, vapores, névoas, etc..
  • Agentes biológicos: São agentes de doenças derivadas da relação com o objeto de trabalho e as condições de higiene ambiental como: vírus, bactérias, fungos, parasitas, fibras vegetais, etc..
  • Agentes ergonômicos e Psicossociais: São os agentes de doenças decorrentes da organização e gestão do trabalho bem como das diversas maneiras de realizar o trabalho como: esforço físico excessivo, deslocamentos e movimentos excessivos, espaço de trabalho inadequado, posturas físicas inadequadas, horas extras de trabalho excessivas, intensificação do trabalho, trabalhos em turnos noturnos, a atenção e responsabilidade que exige a tarefa, a intercomunicação dos trabalhadores durante a jornada, o caráter da supervisão excessiva, a consciência do risco que a tarefa implica, as pressões hierárquicas pelo trabalho (assédio moral), etc..
  • Agentes mecânicos e de acidentes: São agentes derivados da tecnologia de trabalho como em acidentes: na operação ou manutenção de máquinas ou meios de produção, por materiais soltos no ambiente, pelas condições de instalação, pela ausência de proteção das máquinas, por arranjos físicos inadequados, pela ordem e limpeza do ambiente de trabalho, por sinalização deficiente, etc..

4 - PRINCIPAIS DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

Segundo o Ministério da Saúde (Brasil, 2001), as principais doenças derivadas das condições de trabalho são:

  • Doenças das vias aéreas: resultam nas doenças classificadas como pneumoconioses que são as patologias resultantes da deposição de partículas sólidas no pulmão. As principais doenças das vias aéreas são:
  • Silicose: causadas pela poeira de sílica. Atinge trabalhadores inseridos em diversos ramos produtivos: na indústria extrativa (mineração); no beneficiamento de minerais (corte de pedras, britagem, moagem, lapidação); em fundições; em cerâmicas; em olarias; no jateamento de areia; na escavação de poços; polimentos e limpezas de pedras.
  • Asbestose: causadas pela fibra ou partículas do asbesto conhecido como amianto. Os trabalhadores expostos a esses produtos são vinculados à indústria extrativa, à indústria de transformação, da construção civil: colocação e reforma de telhados, isolamento térmico de caldeiras, tubulações e manutenção de fomos (tijolos refratários).
  • Asma ocupacional: é a obstrução das vias aéreas, de caráter reversível, causada pela inalação de substâncias alergênicas, presentes no ambiente de trabalho, como exemplo: poeiras de algodão, linho, borracha, couro, sílica, madeira vermelha, entre outras.

 

  • Perda auditiva induzida por ruído – PAIR: é a perda auditiva decorrente da exposição continuada a níveis elevados de ruído relacionado ao trabalho. O PAIR provoca uma diminuição gradual da acuidade auditiva.

  • Lesão por esforço repetitivo / distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho – LER/DORT: São afecções decorrentes das relações e da organização do trabalho, onde as atividades são realizadas: com movimentos repetitivos, com posturas inadequadas, trabalho muscular estático, vibração mecânica, frio intenso, monotonia, sobrecarga mental associada à ausência de controle sobre a execução das tarefas, ritmo intenso de trabalho, pressão por produção, relações conflituosas com as chefias, estímulo à competitividade exacerbada, etc.. Caracteriza-se por um quadro de dor crônica, sensação de formigamento, dormência, fadiga muscular (por alterações dos tendões, musculatura e nervos periféricos), e dor muscular ou nas articulações, especialmente ao acordar à noite. Acomete trabalhadores inseridos nos mais diversos ramos de atividade como: nas linhas de montagem do setor metalúrgico, empresas do setor financeiro, de autopeças, da alimentação, de serviços e de processamento de dados.

  • Intoxicações químicas: São as inalações exóginas principalmente via pulmonar dos agentes químicos nocivos à saúde. Os principais agentes de  intoxicações são:
  • Agrotóxicos: Afetam os trabalhadores da agricultura principalmente os responsáveis pela aplicação desses produtos.
  • Chumbo: causa a doença conhecida como saturnismo que podem causar danos aos sistemas: sanguíneo, digestivo, renal, nervoso, além de dermatites e úlceras da epiderme. As principais atividades profissionais em que ocorre exposição ao chumbo são: fabricação e reforma de baterias, indústria de plásticos, fabricação de tintas, pintura a pistola em pulverização com tintas à base de pigmentos de chumbo, fundição (de chumbo, latão, cobre e bronze), reforma de radiadores, manipulação de sucatas, demolição de pontes e navios, trabalhos com solda, manufatura de vidros e cristais, lixamento de tintas antigas, envernizamento de cerâmica, fabricação de material bélico à base de chumbo, usinagem de peças de chumbo, manufatura de cabos de chumbo, trabalho em joalheria, dentre outros.
  • Mercúrio: causa a doença hidrargirismo que se caracteriza por distúrbios neurais, irritação de pele e mucosas, pneumonite, bronquite, bronquiolite, cefaleia, redução da memória, instabilidade emocional, parestesias, diminuição da atenção, tremores, fadiga, debilidade, perda de apetite, perda de peso, insônia, diarreia, distúrbios de digestão, sabor metálico, sialorréia, irritação na garganta e afrouxamento dos dentes, proteinúria e síndrome nefrótica. Os trabalhadores expostos são aqueles ligados à extração e fabricação do mineral, fabricação de tintas, barômetros, manômetros, termômetros, lâmpadas, garimpo, recuperação do mercúrio por destilação de resíduos industriais, e outras.
  • Benzeno: a exposição ao benzeno leva ao benzenismo que se caracteriza por fadiga, palidez cutânea e de mucosas, infecções frequentes, sangramentos gengivais e epistaxe, sinais neuropsíquicos como astenia, irritabilidade, cefaleia e alterações da memória.
  • Cromo: As maiores fontes da contaminação com cromo no ambiente de trabalho são as névoas ácidas. A exposição acontece principalmente nas galvanoplastias (cromagem); indústria do cimento; produção de ligas metálicas; soldagem de aço inoxidável; produção e utilização de pigmentos na indústria têxtil, de cerâmica, vidro e borracha; indústria fotográfica e curtumes. Os compostos de cromo são irritantes para a pele e vias aéreas superiores podendo levar ao câncer pulmonar entre 20 e 30 anos após a exposição.

 

  • Distúrbios mentais e o trabalho: Alguns sinais e sintomas de distúrbios psíquicos são: modificação do humor, fadiga, irritabilidade, cansaço por esgotamento, isolamento, distúrbio do sono (falta ou excesso), ansiedade, pesadelos com o trabalho, intolerância, descontrole emocional, agressividade, tristeza, alcoolismo, absenteísmo. Fatores do trabalho que podem gerar ou desencadear distúrbios psíquicos:
  • Condições de trabalho: físicas, químicas e biológicas, vinculadas à execução do trabalho.
  • Organização do trabalho: estruturação hierárquica, divisão de tarefa, jornada de trabalho excessiva, ritmo excessivo de trabalho, trabalho em turno, intensidade, monotonia, repetitividade, responsabilidade excessiva, entre outros.

 

5 - PREVENÇÃO E CONTROLE DAS DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

Segundo Frias Junior (2017), com a Portaria 3.214 de 1978 o Governo brasileiro criou as Normas Regulamentadoras do Trabalho (NRs) com o objetivo de promover a saúde e proteger o trabalhador de acidentes no local de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (363.6 Kb)   docx (258.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com