TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Alienação do Trabalhador

Por:   •  26/9/2016  •  Dissertação  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

  1. Processo de Alienação do Trabalhador

Como acadêmico do curso de Administração, não pude deixar de observar a relação do processo de alienação relatado por Max Weber e o conceito de homem economicus no qual foi baseada a administração cientifica de Taylor.

        Taylor, obviamente no papel de empregador, possuía a visão de que todo indivíduo é influenciado exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. O homem não busca o trabalho como uma forma de realização pessoal, e sim como forma de ganhar a vida através do esforço pessoal. Sendo assim, sua remuneração e premiações são baseadas ou limitadas ao máximo de produção física do trabalhador.

        Deste modo, a Administração Cientifica proposta por Taylor foi baseada nas tarefas, na racionalização do trabalho, através do estudo dos tempos e movimentos. Seus quatro princípios básicos remetem na minha visão, ao fenômeno da alienação abordado por Weber.

        O principio do planejamento define que o trabalho deva ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução. O princípio de preparo dos trabalhadores baseava-se na seleção de pessoas de acordo com suas a aptidões e treinamento para executar o método definido para que as metas sejam cumpridas. O principio do controle é a comparação do trabalho realizado em relação às metas estabelecidas e por fim, o princípio da execução, onde as atribuições e responsabilidades são distribuídas de modo que o trabalho seja executado da maneira mais disciplinada possível.

        Apesar da teoria de Taylor ter causado uma verdadeira revolução no sistema produtivo, ao passar doa anos recebeu várias críticas, sendo justamente uma das maiores delas o fato de transformar o operário em uma engrenagem do sistema produtivo, surgindo assim, diversas outras teorias no campo da administração no decorrer das décadas seguintes até os dias de hoje.

        Mas estas críticas ao Taylorismo estariam de todo corretas? Grande parte da massa trabalhadora não estaria buscando realmente somente os meios de seu sustento através do trabalho, ou o sustento acaba se sobrepondo à realização pessoal? O fato da alienação observada por Weber ser uma exteriorização da objetivação do desejo alheio, no caso o patrão, não seria porque algumas pessoas justamente se submetem a essa relação de pouca criatividade e realização pessoal?

        O fato é que a alienação existe, sendo inclusive incentivada no início do estudo da administração como ciência. O trabalho acaba não pertencendo ao trabalhador e sim ao empregador. O trabalhador acaba por gerar um grande conflito, onde seu trabalho explorado acaba gerando desprazer, mas o fato de haver a necessidade maior de prover seu sustento através de contrapartidas econômicas acaba por ser a razão de existir tal alienação, respondo a meu ver a questão de que o sustento acaba se sobrepondo às realizações pessoais.

  1. Implicações sobre o crescimento mundial da classe média

O crescimento mundial da classe média pode ser encarado de duas formas distintas. A médio/curto prazo e em longo prazo.

Refletindo de maneira positivista e em período atual, o fato da classe média crescer mundialmente remete a uma sociedade onde as desigualdades tendem a ter redução. A estabilidade acaba gerando prosperidade, movimentando a economia.

As pessoas acabam adotando um novo padrão de qualidade de vida e consumo, pois acabam tendo acesso a bens e serviços até então inacessíveis. Tornaram-se um mercado em potencial, sendo o foco de novas iniciativas de marketing que incentivam o consumo.

O contraponto deve ser observado em longo prazo. A melhora na renda implica realmente em uma mudança do estado social de forma permanente, visto que esse aumento do consumo ocorre de maneira sustentável? Se o aumento da renda não for compatível com a capacidade de o mercado absorver esse crescimento, pode haver uma estagnação da economia após ter havido um breve crescimento, podendo inclusive remeter à condição anterior ao crescimento.

Outra questão a ser refletida é a ascensão social poder ser questionada se for observada pela ótica de Marx, pois o fato de haver aumento nos padrões de renda ou consumo, não significa que os papeis no sistema de produção econômica tenham sido alterados. Os proprietários dos meios de produção continuam inalterados apesar da classe trabalhadora ter um aumento de renda através de sua força de trabalho. Ou seja, a definição que distingue as classes sociais se dá através da posse ou não dos meios de produção, e não por um aumento de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com