TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Saúde-Doença do Trabalhador

Por:   •  5/11/2020  •  Dissertação  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Certas medidas devem ser utilizadas na manipulação de artigos médico-hospitalares e na assistência a todos os pacientes, independente do diagnóstico definido ou presumido de doença infecciosa (HIV/aids, hepatites B e C). Por isso, devem ser tomados alguns cuidados para evitar contaminação de profissionais de saúde pelo vírus da HIV e das hepatites B e C.

Algumas condutas pré-exposição devem ser tomadas, como: higienizar frequentemente as mãos; utilizar Equipamentos de Proteção Individuais - EPI’; descartar corretamente os resíduos perfurocortantes no local correto; não reencapar as agulhas; realizar a limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos, instrumentais e superfícies; não tocar nos olhos, nariz, boca, máscara ou cabelo durante a realização dos procedimentos; reconhecer os riscos biológicos decorrente das ações inerentes aos procedimentos odontológicos, limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos, instrumentais e superfícies, descarte de resíduos; atualizar as doses das vacinas de Hepatite B, Influenza, Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela, Tétano, Difteria, entre outras recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde; evitar jatos de água na limpeza do instrumental.

O acompanhamento clínico-laboratorial deverá ser realizado para todos os profissionais de saúde acidentados que tenham sido expostos a pacientes-fonte desconhecidos ou pacientes fonte com infecção pelo HIV e/ou hepatites B e C, independente do uso de quimioprofilaxias ou imunizações. O protocolo de atendimento pós-ATFB, preconizado pelo Ministério da Saúde Brasileiro, recomenda que o profissional de saúde seja encaminhado ao serviço de urgência após sofrer exposição a fluidos biológicos. Eles devem ter seu atendimento priorizado, em virtude do risco de soro conversão para HIV, HBV e HCV.

A Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP), é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como o acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com