TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de harmonização contábil no Paraguai

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do artigo págs. 83 à 91

Contabilidade no Paraguai

O Paraguai está entre as economias mais fracas da América do Sul. De acordo com o Relatório ROSC (2006), o Paraguai está entre os piores países para investir e com altos níveis de corrupção. Em 1989, após 35 anos de regime autoritário, o Paraguai apresentava uma economia de instituições enfraquecidas e com uma grave falta de transparência em muitas instituições públicas e privadas.

As informações que compuseram o relatório sobre o Paraguai foram extraídas do Relatório ROSC A&A, enviado em 2006, além das informações enviadas ao GLENIF  e IASB.

Estrutura de regulação contábil

O Conselho de Contadores Públicos do Paraguai (Consejo de Contadores Publicos del Paraguay – CCPy) foi fundado em 10 de março de 2005 como entidade sem fins lucrativos. Dentre os propósitos fundamentais estão:

(a) regulamentar o exercício profissional dos contadores públicos ou profissionais, matriculados no Conselho;

(b) alcançar a excelência e a formação integral do contador público por meio da regulamentação da prática profissional, o impulso à formação contínua e processo regular de controle de qualidade;

(c) emitir normas profissionais, principalmente, de auditoria e de relatórios contábeis, entre outros objetivos.

A Associação de Contadores do Paraguai (Colegio de Contadores del Paraguay) representa os profissionais de Contabilidade. Com sede na capital da República do Paraguai, foi fundada em 9 de Junho de 1916 e foi reconhecida pelo Poder Executivo pela Resolução nº 7.418, de 21 de Janeiro de 1918, sob o nome de “colégio de contadores”, alterado para “Associação de Contadores do Paraguai” de acordo com a Ordem Executiva nº 14.867, datada de 06 de agosto de1946. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos. Seus principais objetivos da Associação são:

Propender que o exercício da profissão se encaixe no Código de Ética Profissional, às normas técnicas e aos princípios contábeis geralmente aceitos;

Defender o prestígio profissional e garantir que os seus membros desfrutem de segurança e consideração no exercício de suas funções;

Procurar as autoridades públicas e entidades privadas no reconhecimento dos direitos e privilégios que correspondam aos seus parceiros e representem a profissão de Contabilidade em todas as instâncias.

Apesar da existência destas instituições, a lei, no Paraguai, não designa qualquer instituição para estabelecer normas de contabilidade e auditoria. Portanto, não há um organismo oficial responsável pela emissão destas normas no país. Na falta de uma definição legal de normas de contabilidade, na prática, a maioria das empresas utiliza as regras fiscais para fins de demonstrações contábeis. Assim, o Decreto nº 6.359/05 contém uma série de prescrições de Contabilidade que os contribuintes devem observar ao preparar suas declarações de Imposto.

Aspectos legais

As principais normas e leis contábeis no Paraguai são:

1) Lei do Comerciante, Lei n.º 1.034/83;

2) Lei Geral de Bancos e de outras Entidades Financeiras, Lei n.º 417/73;

3) Legislação para Seguradoras, Decreto-Lei n.º 17.840/47;

4) Legislação do Mercado de Capitais, Lei n.º 94/91 e 4) Lei do Imposto de Renda, Lei n.º 125/91.

Processo de harmonização contábil no Paraguai

Conforme informado no Relatório ROSC do Banco Mundial, havia um plano estratégico do CCPy para, em 2006, incluir a elaboração e publicação das Normas Contábeis Paraguaias; os Membros do Conselho informaram que estavam trabalhando em um conjunto  de princípios que seriam baseados nas Normas Internacionais e tais princípios seriam simplificados e adaptados ao ambiente empresarial e profissional do país. O raciocínio é que, na ausência de uma definição de GAAP no Paraguai e pelo fato de que a adoção do IFRS exigirá um período de transição razoável, era necessário fazer alguma coisa no menor tempo possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com