TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Artigo: Processos Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR – INDIVIDUAL – 3º SEMESTRE

PAULO SÉRGIO DUTRA

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho refere-se à atividade interdisciplinar do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, 3º Semestre de 2013, Dependência. Tem como objetivo utilizar os conceitos abordados nas disciplinas de Matemática Financeira; Administração Financeira e Orçamentária; Contabilidade e Finanças Empresariais. A base teórica foram os autores utilizados nas disciplinas do curso e livros disponibilizados na biblioteca digital da UNOPAR e outras fontes.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTABILIDADE

Os usuários da Contabilidade são as pessoas que tem interesse na avaliação da situação patrimonial da entidade. São, por exemplo, os acionistas de uma empresa que querem saber se ela está dando lucro ou prejuízo. São as instituições financeiras que desejam avaliar o patrimônio da entidade para saber se lhe concedem ou não um empréstimo. São os administradores da entidade, que desejam saber como se comporta o desenvolvimento das atividades da empresa e qual o resultado que está advindo das mesmas. É o fisco, que também se interessa pelo resultado da pessoa jurídica, para lançar os impostos sobre ele incidentes.

Usuários internos: Proprietários; Administradores de todos os níveis da entidade. Usuários externos: Acionistas e investidores; Emprestadores em geral (bancos, fornecedores) Entidades governamentais (fisco) e outros.

Cada usuário possui um interesse diferenciado nas informações da Contabilidade. Por exemplo, os Sócios, Acionistas e Proprietários de Quotas Societárias de Maneira Geral, são usuários interessados primeiramente na rentabilidade e segurança de seus investimentos, que muitas vezes se mantêm afastadas da direção das empresas, necessitam de informações resumidas que deem respostas claras e concisas a suas perguntas.

O objetivo da contabilidade em relação à empresa consiste em fornecer informações sobre a composição do patrimônio e suas variações, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam e tornam eficientes as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

Os tipos de informações que a contabilidade fornece são de ordem econômica – dizem respeito à movimentação das compras e vendas, despesas e receitas, evidenciando o lucro ou prejuízo apurados nas transações realizadas pela empresa; e de ordem financeira – dizem respeito ao fluxo de entradas e saídas de dinheiro na empresa. Para fornecer estas informações, a Contabilidade faz o registro de toda a movimentação do Patrimônio da empresa (fazer a contabilização de todos os fatos que ocorrerem nessa empresa). Esse processo de registro é denominado de “escrituração contábil”.

As informações fornecidas pela Contabilidade podem ser utilizadas para fins de Controle (como meio de comunicação; como meio de motivação; como meio de verificação) e Planejamento.

A informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e ao inter-relacionamento da Contabilidade com os planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial, mesmo em caso de decisões isoladas sobre várias alternativas possíveis, utiliza-se grande quantidade de informação contábil.

2.2 GESTÃO FINANCEIRA

Dentro de um contexto mais amplo da administração financeira, um dos seus principais objetivos está definido na importância de agregar constantemente mais valor aos sócios e a própria entidade. Deverá sempre aumentar o valor de mercado do capital dos proprietários existentes em longo prazo, aumentando assim a riqueza de seus acionistas ou sócios.

O gestor financeiro lida com as obrigações do administrador financeiro na empresa. Os administradores financeiros gerenciam ativamente as questões financeiras de muitos tipos de negócios, financeiros e não financeiros, privados e políticos, grandes e pequenos, com ou sem fim lucrativo.

Considera-se como gestor financeiro, aquele profissional responsável por gerir, de forma eficiente, todos os recursos monetários disponíveis nas empresas. De um forma geral é uma pessoas que irá buscar no mercado financeiro os meios mais atrativos na obtenção dos fundos que a empresa necessita, bem como saber a melhor forma de distribuí-los entre vários usos possíveis.

O administrador financeiro é um individuo preocupado com a obtenção, a análise e o controle dos recursos financeiros e dos resultados econômicos da empresa ou de uma de suas atividades. Ele acompanha de perto o comportamento das entradas e saídas de fundos, do fluxo de caixa das atividades. Responsável pela elaboração, controle e análise dos dados financeiros de apoio a tomada de decisões. Atualmente, com a grande competitividade do mercado e com as grandes mudanças no ambiente econômico a figura do administrador financeiro torna-se, cada vez mais, necessária e importante no contexto das organizações e as atividades desempenhadas por este cada vez mais complexas.

Além das funções básicas de um administrador, planejar e controlar as atividades da empresa, agora o administrador financeiro precisa também prever e decidir. Para um profissional deste ramo é essencial que além de conhecer sua empresa, este conheça o mercado em que atua bem como a economia como um todo, visto que a partir da globalização, cada vez mais, as organizações sejam elas pequenas ou grandes sofrem influencias diretas das mudanças econômicas mundiais.

O administrador financeiro deve conhecer sua empresa e ter a visão sistêmica da atividade para garantir que esta esteja sendo operada da forma mais eficiente possível. Precisará também conhecer o mercado financeiro a fim de analisar e avaliar entre diversas propostas, qual o melhor investimento a fazer e quando fazer. Ser capaz de captar novos recursos também é essencial, além de saber analisar, planejar e prever os riscos envolvidos nas tomadas de decisão.

Hoje, para que uma empresa consiga credibilidade junto ao mercado, não basta só auferir qualidade a seus produtos ou serviços. Embora esse fator seja primordial e o público consumidor esteja cada vez mais exigente nesse sentido, a conquista da credibilidade é mais ampla. Ela engloba outros itens relacionados ao portfólio da empresa e a ética é um desses itens. Nossa sociedade vive na atualidade uma redescoberta da ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com