TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo de Apoio Presencial de Cuiabá-MT – (ESUD)

DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR EAD: ALEX ZOMPERO BEZERRA

ADOLFO BATISTA DE SENE JUNIOR RA: 392863

JOSÉ MARCIO RODRIGUES DE OLIVEIRA RA: 390482

REGIVÂNIA ALVES VENANCIO RA: 392969

SÉRGIO ROBSON MACEDO DO NASCIMENTO RA: 393133

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

Cuiabá-MT

2012

ADOLFO BATISTA DE SENE JUNIOR RA:392863

JOSÉ MARCIO RODRIGUES DE OLIVEIRA RA:390482

REGIVÂNIA ALVES VENANCIO RA: 392969

SÉRGIO ROBSON MACEDO DO NASCIMENTO RA: 393133

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS-ATPS

DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS

ATPS – Trabalho Acadêmico nas diversas disciplinas dos cursos de graduação, com os objetivos elencados conforme a seguir: Favorecer a aprendizagem, estimular o aluno ao apr4endizado eficiente e eficaz, ampliar o dinamismo de trabalho em grupo, promover estudos independentes e o autoapredizado, promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos a profissão, e o mais importante, ferramenta eficiente que direciona o estudante para a busca do raciocínio crítico e independência intelectual.

Cuiabá-MT

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO pag. 4

2. ANALISE E DISCUSSÃO A RESPEITO DE PLANEJAMENTO pag. 5

3. PLANEJAMENTO DO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA pag. 6

4. PROCESSO ADMINISTRATIVO pag. 9

5. ANALISE DO CAPITULO 19 DO PLT E TEXTOS MENCIONADOS pag.14

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS pag. 15

7. BIBLIOGRAFIA pag.16

1. INTRODUÇÃO

O planejamento é importante para tudo na vida, e essa importância aumenta quando estamos na liderança de uma equipe em uma grande empresa, por isso estudamos processos gerenciais. A área de planejamento em processos gerenciais se divide em planejamento estratégico, tático e operacional.

Planejamento Estratégico:

Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).

Planejamento Tático:

Planejamento Tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007, p.166).

Planejamento Operacional:

O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetido a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007, p.187).

2. ANALISE E DISCUSSÃO A RESPEITO DE PLANEJAMENTO

Para Chiavenato (2007), Robbins (2000) e Oliveira (2010) planejamento é um processo pelo qual transformamos teoria em prática afim de atingirmos os objetivos pessoais e profissionais. Ainda acordo com Chiavenato (2007), o planejamento também traz incertezas consigo, fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. Por outro lado, a preocupação exagerada em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo.

Roberto Shinyashiki defende a tese que planejamento é ter visão de futuro, para ele um bom empreendedor tem a visão além do alcance de uma pessoa normal, citando isso em algumas passagens “Visão é a arte de ver o invisível” ou “Visão é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas.” E essa visão diferencia um bom empreendedor de um mediano.

Já para Paulo Barreto dos Santos o administrador deste século tem que ter além da visão, motivação é extremamente importante nesta caminhada ao sucesso, além disso tem que estar sempre se reciclando, participando de palestras, workshops e cursos. Isso fica bem claro nesta passagem do texto “Todos nós sabemos que para ter sucesso neste mercado global, precisamos abrir as janelas do futuro, Winston Churchill, ex - primeiro ministro da Grã-Bretanha, dizia na década de 50 que os impérios do futuro seriam os impérios do conhecimento, da informação e da tecnologia. Essa afirmação nunca foi tão verdadeira. As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades.”

Analisando as várias definições de planejamento dos autores estudados pode-se notar um ponto comum entre eles, a de que o planejamento é importantíssimo para alcançarmos os objetivos profissionais ou pessoais, tendo visão, atitude, esforço e organização atingiremos os melhores resultados possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com