TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa em Serviço Social

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
 UNIDERP – PÓLO PARNAMIRIM/RN
[pic 1][pic 2]

FABIANA RODRIGUES SILVA DE AZEVEDO ARAUJO.    RA:306832.

LODIGIANNE MICHELA DA SILVA ALMEIDA.   RA: 344432.

Educação Especial Inclusiva – Realidade Social

PROJETO DE PESQUISA EM  SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP - PÓLO PARNAMIRIM/RN

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PARNAMIRIM/RN

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
 UNIDERP – PÓLO PARNAMIRIM/RN
[pic 3][pic 4]

FABIANA RODRIGUES SILVA DE AZEVEDO ARAUJO.    RA:306832.

LODIGIANNE MICHELA DA SILVA ALMEIDA.   RA: 344432.

Educação Especial Inclusiva  – Realidade Social

                                                             Projeto de pesquisa apresentado à Universidade

                                                             Anhanguera/UNIDERP do Pólo Parnamirim/RN,

                                                              como critério  avaliativo  da  disciplina  

Projeto de Pesquisa em Serviço Social.

                                                                                                               

PARNAMIRIM/RN

2013

INTRODUÇÃO

          O presente projeto  busca por meio de pesquisa compreender e desvendando as possibilidades de ação cotidianas na realidade. Mostrar a relevância da pesquisa  em diversos âmbitos, com base na teoria e conhecimento adquirido, possibilitando a identificação das demandas presente na sociedade, tendo por objetivo formular respostas profissionais para o enfrenramento da questão social.

          Na coleta de coleta de dados, buscou-se compreende a implantação e os desafios existentes à operacionalização da Proposta de Inclusão de Educação Especial nas escolas de ensino regular, em seus pressupostos teóricos e práticos. Para tanto, foi analisada s a trajetória histórica da educação especial até mesmo em níveis internacionais, que levou ao posicionamento atual em que é reconhecido os benefícios físicos e emocionais aos portadores de necessidades especiais o convívios com os demais de sua idade.

          Os estudos realizados, assim como as análises e as interpretações  feitas,  basearam-se nas novas abordagens teórico-metodológicas, que conduziram ao atual conceito de educação  inclusiva,  tais como a abertura das escolas às diferenças,  e outros modelos que estão na base de uma escola única e para todos. Ao fim do projeto encontra-se, algumas alternativas  que poderão auxiliar num possível redirecionamento da política educacional, no que se refere à “inclusão escolar”, a fim de que o proposto por  Lei seja realmente aplicado para o atendimento especializado aos alunos que o requerem, com ou sem deficiências. 

           Logo após o conhecimento encontrado sobre a preponderância do pensamento científico e sua metodologia para o entendimento da realidade social pesquisada em Serviço Social, metodologias, tipos e etapas de um projeto, proporcionado pelo estudo efetuado, apresenta-se as principais concepções que guiarão a pesquisa proposta no projeto, devidamente adequado e organizado de acordo com as  exigências da NBR 15287 da ABNT.

  1. Resumo do texto: Caminhos para análise das políticas públicas. Mattos, Ruben Araújo.

          O autor Mattos, Ruben Araújo faz o leitor refletir sobre a diferença entre conhecimento científico e senso comum, ao passo que proporciona de modo argumentativo uma análise sobre a relevância das condutas de pesquisa utilizadas enquanto procedimentos didáticos e ferramentas de ação. Fornece dados esclarecedores sobre a elaboração de um trabalho científico que tenha por finalidade a construção de argumentos com propósito de instigar um grupo de pessoas específico, estudantes de pós-graduações, graduações e ensino médio, cuja formação volte-se para o campo da Saúde Coletiva.

           Diante do exposto pelo autor, conclui-se que as escolhas sobre as contribuições teóricas utilizadas nem sempre são a priori. Ocorrendo em determinadas situações a identificação em pleno curso de uma investigação, contribuições que nos parecem ser muito úteis em nosso trabalho, mas, que, entretanto não foram cogitadas pelos que nos antecederam.
Em conclusão, as informações transmitidas por Mattos, revelam que na produção do conhecimento científico segue implicando o exercício cotidiano crítico, o exercício da autocrítica, da antecipação da crítica dos nossos pares, além do exercício de receber a crítica desses nossos pares e ao mesmo tempo de criticá-los.

  1. Tema :  Educação  Especial  Inclusiva – Realidade Social          

Apresentação

           Educação inclusiva consiste na  ação educacional humanística, democrática, amorosa porém  não caritativo, que é capaz de  perceber o sujeito como um ser único, e  tem por  objetivos o desenvolvimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos portadores de necessidades especiais.


           A Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais foi promovida pelo governo espanhol em colaboração com a Unesco em 1994. Em tal conferência estabeleceu-se o que ficou conhecido como A Declaração de Salamanca. O proposto repercutiu de forma significativa, sendo incorporada às políticas educacionais brasileiras, surgindo a partir de então o atual conceito de Educação Inclusiva. Tal Declaração tem como questão central a inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino, a fim de que posteriormente possam ser inseridos em campos de trabalho e tornarem-se na medida do possível pessoas produtivas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (129.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com