TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto social haiti

Por:   •  24/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO

A missão da ASHC é lutar pela completa emancipação haitiana e pela igualdade nas relações sociais, mobilizar, unir e organizar seus associados e associadas para a luta e consequente conquista a plenitude de seus direitos sociais, econômicos, políticos, ambientais, culturais, Promover a interculturalidade e a cidadania, sempre ao lado dos mais excluídos, lutar pela liberdade e Justiça, bem como tem por finalidade precípua o respeito à diversidade, à heterogeneidade, à pluralidade de ideias, combatendo todo sorte de preconceito e discriminação.

HISTÓRIA DA ORGANIZAÇÃO

A SHC fundada em setembro de 2014 por um grupo de haitianos recém chegados em Chapecó. A organização encontra-se em processo de formação, e conta com cerca de 160 associados e uma diretoria integrada por três pessoas, que dividem os cargos de presidente, vice- presidente e tesoureiro.

A associação foi criada com objetivo de suprir a falta de opções de lazer e atividades culturais para os haitianos nos finais de semanas, e como um ponto de referencia para os emigrantes que chegam ao Oeste Catarinense. Já que uma das dificuldades apresentadas pelos recém chegados é a o idioma português. ASHC através do fortalecimento de vínculos busca parcerias com outras instituições para alcançar o objetivo de fortalecer a comunicação lingüística, e encorajamento de seu povo da luta por uma vida digna de direitos, livres da descriminação por sua cultura e sua raça.

PRINCIPAIS PARCEIROS E FONTES DE RECEITA DA ORGANIZAÇÃO

GEIROSC – Grupo de Estudo e Pesquisa de Santa Catarina.

ITCP - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

UFFS- Universidade Fronteira Sul

ORÇAMENTO ANUAL DA ORGANIZAÇÃO

NÚMERO DE PESSOAS BENEFICIADAS POR PROJETOS DA INSTITUIÇÃO

160 pessoas associados

A ORGANIZAÇÃO POSSUI ALGUMA DIVIDA?

Sim ( ) Não (x)

QUAL MONTANTE DA DIVIDA?

CONTATOS

Nome da Liderança da organização

Telefone: 49-3304 4118

Email:associacaodosh@hotmail.com

Nome do coordenador do projeto (se diferente do anterior):

Telefone:

Email:

ÁREA PROGRAMÁTICA

TEMÁTICA DO PROJETO

(X) Educação e Cultura ( ) Desenvolvimento Socioeconômico

( ) Direitos Humanos e Participação Cidadã ( ) Negócios Sociais ( ) Saúde

PÚBLICO-ALVO

(X) População em Geral ( ) Crianças( ) Jovens

( ) Idosos ( ) Adultos ( ) Mulheres ( ) Indígenas

(X) Afrodescendentes ( ) Quilombolas ( ) Ribeirinhos ( ) GLBTT ( ) População carcerária

FOCO DO PROJETO

( ) Educação para Primeira Infância ( ) Acesso a Ensino Técnico ou Superior ( ) Qualificação de Professores ( ) Tecnologia da Informação ( ) Emprego e Renda ( ) Empreendedorismo ( ) Cultura ( ) Esportes ( ) Fortalecimento Comunitário

(X) Igualdade Racial( ) Necessidades Especiais ( ) HIV/AIDS ( ) Advocacy ( ) Assistência Jurídica ( ) Agricultura Familiar

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

Empoderamento haitiano: trançado novos rumos, novas perspectivas

SUMARIO EXECUTIVO

Trata-se de um projeto social que propõe a transformação da realidade vivenciada pelos imigrantes haitianos de Chapecó, fomentando um processo de mobilização e conscientização pelo viés da educação popular, de modo a oportunizar a apreensão do idioma português.

Nessa direção a Associação dos Haitianos de Chapecó, em processo de formação constitui-se em um esforço coletivo de pavimentar caminhos para apropriação da comunicação fluente da língua portuguesa. A lógica é ultrapassar os campos da sintaxe, da morfologia e da semântica tradicionais da lingüística. Explorando a dimensão social da comunicação com ênfase nas relações interculturais, não apenas para preservar a cultura haitiana e garantir a sua visibilidade, mas para além disso, respeitar e assegurar a expansão multicultural na sociedade contemporânea.

ANALISE DE CONTEXTO

Conforme dados do IBGE, no ano de 2010, o Brasil contava com 431.453 imigrantes no país. Entretanto, é notória a chegada de novos imigrantes de nacionalidades haitianas e senegalesas, destacando-se os imigrantes haitianos.

As calamidades causadas pelo terremoto de 2010 agravaram ainda mais a situação do Haiti. Grande parte da população atingida vive em espaços improvisados, com acesso a serviços públicos precários. Os cenários de vulnerabilidades apresentados por esse país, constituí o fator determinante para emigração.

Aproximadamente um milhão de haitianos emigram do Haiti para outros países. No Brasil os três estados do sul apresentam o maior número de imigrantes haitianos, com maior concentração no Paraná, seguido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A cidade de Chapecó, situada no oeste do estado de Santa Catarina, se destaca pelo fluxo migratório de haitianos, o que constitui-se em um desafio para os setores públicos e privados da região, seja pelo crescente número da população, ou pelas diferenças culturais.

Em função da necessidade de melhorar o nível de comunicação, algumas ações que possibilitam a apreensão da língua portuguesa, são realizadas por alguns voluntários, entretanto é necessário fortalecer a estrutura física, e realizar capacitação para equipes de apoio visando um trabalho continuo e sistemático com resultados plausíveis.

Em setembro de 2014, na cidade de Chapecó teve início o movimento para criação da associação de haitianos ASHC, que conta com 160 associados. Sendo que desses 90 possuem curso superior no país de origem, entretanto não reconhecido no Brasil. Além dessa dificuldade devem superar as dificuldades da linguagem para acessarem melhores oportunidades de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com