TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais objetivos da ergonomia?

Por:   •  12/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

Questões do Capítulo 1[pic 1][pic 2][pic 3]

  1. Quais são os principais objetivos da ergonomia?

Tem como objetivo desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho de forma eficiente e segura, lhe proporcionado mais conforto.

  1. Que aspectos caracterizam os estudos precursores da ergonomia até a II Guerra Mundial?

Teve sua origem na segunda guerra mundial, contudo, em 1949 houve falhas nas formas tradicionais de resolução de conflitos entre homens e máquinas, aspectos mais caracterizantes eram: pela maior eficiência das máquinas, por uma informalização cada vez mais difundida e por uma automatização.

  1.  Trace um perfil dos conceitos tayloristas e os conflitos com os trabalhadores.

Conceito: Taylor considerava que o trabalho deveria ser cientificamente observado de modo que cada tarefa estabelecida o método correto de executá-la, medindo a produtividade e pagando incentivos salariais e para os trabalhadores mais produtivos.

Conflitos: Os trabalhadores achavam que isso os oprima, reagiam descumprindo regras estabelecidas, desregulando máquinas e prejudicando intencionalmente a qualidade.

  1. O que caracteriza a escola de relações humanas e como ela se difere do taylorismo?

Com o surgimento das relações humanas na década de 1990, em consequência de uma famosa experiência realizada por Elton Mayo na empresa Westem Eletric. Mayo pretendia investigar a influência dos níveis de iluminamento sobre a produtividade. Já o taylorismo sempre analisava o trabalhador isoladamente, associando os rendimentos deles a fatores físicos e a incentivos financeiros. Porém, o efeito Hawthome mostrou que há “Algo mais”. O ambiente social e os relacionamentos humanos seriam tão motivadores quanto o ambiente físico e os incentivos salariais.

  1. Explique as 4 ocasiões da contribuição ergonômica.

A contribuição ergonômica, de acordo em que é feita, classificasse em ergonomia de concepção, correção e conscientização.

Concepção- interfere amplamente no projeto do posto de trabalho.

Correção- atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho.

Conscientização – É pela realização de treinamentos, palestras e cursos de atualização.

  1. Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

Alguns pontos fundamentais da evolução pé que antes o estudo se concentrava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar, procurava formar e selecionar o operador de acordo com as exigências da máquina, isso causou uma longa e difícil aprendizagem.

  1. No que consiste a abordagem macroergonômica?

Consiste no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de interface homem-máquina, em um nível macro, ou seja, em toda a organização. A ergonomia passou a participar de projeto e gerência de organizações.

  1. Apresente pelo menos 3 exemplos de possíveis aplicações da ergonomia.

Numa situação ideal, a ergonomia deve ser aplicada desde as etapas iniciais do projeto de uma máquina, sistema, ambiente ou local de trabalho. As aplicações da ergonomia restringiram-se à indústria e ao setor militar e aeroespacial. Recentemente, expandiram-se para a agricultura, ao setor de serviços e à vida diária comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (74.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com