TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Trabalho Escolar: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

Apresentação

Nosso trabalho abordará os indivíduos considerados como idosos. Temos como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre o quanto é importante auxiliar os idosos, incentivá-los cada vez mais a prática de exercícios físicos. Esperamos que após o término no trabalho, que todos saibam como lidar com as pessoas idosas, que eles aprendam a importância de estar saudável nesta idade, de manter os exames de rotina em dia, dos benefícios que o exercício físico trás para a saúde, acompanhados de uma alimentação saudável e rica em nutrientes nos quais essa idade requer em maior quantidade.

Introdução

Nosso trabalho falara sobre os idoso, que “São considerados idosos os indivíduos acima de 65 anos de idade” (Rev Bras Med Esporte vol.3 no.4 Niterói Oct./Dec. 1997), as dificuldades apresentadas por eles a cada momento de sua vida, para manter a qualidade de vida, com saúde e praticando exercícios físicos.

A qualidade de vida, que foi primeiramente empregado, com repercussão, em 1964, pelo presidente dos Estados Unidos à época, Lyndon Johnson, ao declarar que "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas"; mas de acordo com o Grupo de Qualidade de Vida da Divisão de Saúde Mental da OMS que definiu como "a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".

Em nossa opinião, qualidade de vida não passa de um conceito gerado pela população, cada um com seu jeito de pensar, sendo que até hoje, é difícil chegar a um conceito concreto sobre o que realmente possa conceituar essa expressão.

“O organismo envelhece transforma-se e vai perdendo suas competências. À medida que os anos passam essas transformações vão sendo acentuadas e podem gerar doenças como artrose, problemas cardiovasculares, respiratórios, obesidade, ansiedade, depressão, dentre outras.” (Rev. esc. enferm. USP vol.41 no.4 São Paulo Dec. 2007); por isso, é necessário uma atenção bem maior quando se esta mais velho, porque você irá exigir de seu corpo o que ele pode não dar conta de fazer, sendo assim, será necessário o início das atividades físicas e da alimentação correta para que seu corpo se fortaleça.

Desenvolvida desde uma perspectiva problematizadora ou participativa, a educação nutricional é um estímulo à transformação do educando. Ele passa de uma situação na qual sua conduta alimentar é determinada pelo condicionamento e pelo hábito repetido mecanicamente, para outra, na qual ele, compreendendo seu próprio corpo e aprendendo a ouvi-lo e observá-lo, passa a se tornar sujeito de sua conduta alimentar7.Um conceito educativo que vem sendo adotado nos últimos anos, em especial com a população idosa, refere-se ao autocuidado. Compreende todas as ações e decisões que uma pessoa realiza para prevenir, diagnosticar e tratar uma enfermidade, todas as atividades individuais destinadas a manter e melhorar a saúde e, ainda, as decisões de utilizar tanto os sistemas de apoio formal de saúde quanto os informais8. Está, portanto, intimamente ligado à educação para a saúde9. O autocuidado é a ação realizada por uma pessoa adulta a fim de se cuidar9. O indivíduo, comprometido com esse processo, prepara-se e capacita-se, deliberadamente, para atuar sobre os fatores que afetam seu funcionamento e desenvolvimento. A educação nutricional é uma ferramenta que dá autonomia ao educando, para que ele possa assumir, com plena consciência, a responsabilidade pelos seus atos relacionados à alimentação7 e está em consonância com a estratégia educativa do autocuidado.( Rev. Nutr. vol.18 no.1 Campinas Jan./Feb. 2005).

O texto acima, mostra a importância da alimentação correta na terceira idade, que em nossa opinião, é fundamental para que o idoso consiga ter uma boa saúde, mas, só a alimentação correta, não atenda toda a demanda, é necessário a prática de exercícios físicos.

Segundo Daniel Arkader Kopiler (Médico do Setor de Ergometria e Reabilitação do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Coordenador de Residência Médica do Hospital de Cardiologia de Laranjeiras, Rio de Janeiro, RJ.) :

A população de idosos vem crescendo de forma importante no mundo e o que parecia ser um problema dos países desenvolvidos vem se reproduzindo nos países mais pobres. A atividade física aparece como uma forma de permitir que os indivíduos mais velhos tenham mais saúde e se tornem mais independentes. Para que isso possa ocorrer, o programa de exercícios deve ser feito com segurança, habitualmente precedido de um teste ergométrico com protocolo individualizado, com programas de atividades apresentando períodos de aquecimento e relaxamento mais longos e graduais. Os benefícios são evidentes tanto na aptidão física quanto na esfera psicológica, levando essa população a maior integração na sociedade. (Rev Bras Med Esporte vol.3 no.4 Niterói Oct./Dec. 1997)

Como é citado no trecho acima, o teste ergométrico “é um exame barato, de baixo risco e muito útil na avaliação inicial e progressiva do grupo de idosos que já praticam ou desejam iniciar suas atividades físicas” (Rev Bras Med Esporte vol.3 no.4 Niterói Oct./Dec. 1997). É chamado também de teste de esforço e tem como objetivo o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico.

Academias ao ar livre:

Segundo Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, “Visa a melhoraria da condição física ,qualidade de vida e a saúde das pessoas. Os equipamentos das Academias ao Ar Livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento.” Em nossa cidade, o atual prefeito Nelson Trad diz “O alongamento e a flexibilidade das pessoas que caminham nas praças da cidade, principalmente os idosos, será complementado com as Academias ao Ar Livre”(em 28/01/2012, publicado no jornal Midiamaxnews). “A academia ao ar livre virou uma febre na nossa cidade, porque não tem uma praça na cidade que as pessoas não tenham pedido para a Prefeitura colocar o projeto. E o nosso público alvo são os idosos, que tem à disposição instruções no painel” (Segundo Nelson Trad em 28/01/2012, publicado no jornal Midiamaxnews).

Para nós, isso mostra que o governo tem se importado cada vez mais com o bem-estar não só dos idosos, mas como de todos os frequentadores das academias ao ar livre, procurando saciar suas vontades afim de ter uma população fisicamente mais ativa, com isso, dando condições para as pessoas, por conta própria, melhorar sua saúde.

Crescimento da população idosa:

A população idosa vem crescendo em diferentes regiões do mundo, detectando-se, no entanto, significativas variações na velocidade desse crescimento. No Brasil, as modificações têm transcorrido de forma veloz em uma sociedade pouco preparada para tal transição : o número de idosos passou dos 2 milhões em 1950 para 15,4 milhões em 2002, um aumento de 700% . As projeções indicam que, em 2025, o Brasil terá a sexta maior população mundial de idosos, correspondendo a aproximadamente 15% do povo brasileiro, ou seja, aproximadamente 30 milhões de pessoas .Com efeito, o envelhecimento populacional, fruto de conquistas nos âmbitos científico, tecnológico e social, tornou-se um grande desafio para as políticas públicas e os setores sociais, gerando um grande impacto nos custos da saúde . A Política Nacional de Promoção da Saúde, inscrita no Pacto pela Saúde, ratifica o compromisso do Ministério da Saúde do Brasil com a ampliação e a qualificação das ações de promoção da saúde nos serviços e na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O Pacto pela Vida, que está contido no Pacto pela Saúde, contém, entre os objetivos e metas prioritárias, a atenção ao idoso (Rev Panam Salud Publica vol.30 no.1 Washington July 2011)

.O que para nós, mostra que o crescimento da população idosa, tem relação com a evolução da medicina, que tem proporcionado cada vez mais condições para que a população viva melhor, sendo assim, diminuindo o índice de mortalidade, fazendo com que a população aumente cada dia mais.

Perspectivas

Pretendemos sair a campo, para entrevistar os idosos com as perguntas que estão no anexo, para que nós possamos compreender os problemas enfrentados pelos idosos de nossa região, e que possamos ajudá-los e aumentar a assistência ao idoso, tentando conscientizá-los da importância da prática de exercícios físicos, da alimentação correta e de como é fundamental para saúde a dedicação de cada um.

Referências

1. Conceito de idosos. Rev Bras Med Esporte vol.3 no.4 Niterói Oct./Dec. 1997, Acessado em 30/03/2012.

2. Envelhecimento do organismo.Rev. esc. enferm. USP vol.41 no.4 São Paulo Dec. 2007, Acessado em 30/03/2012.

3. Educação Nutricional, Rev. Nutr. vol.18 no.1 Campinas Jan./Feb. 2005, Acessado em 01/04/2012.

4. Teste Ergométrico, Rev Bras Med Esporte vol.3 no.4 Niterói Oct./Dec. 1997, Acessado em 02/04/2012.

5. Academias ao ar Livre, http://www.midiamax.com.br/Geral/noticias/784556-virou+uma+febre+cidade+diz+prefeito+sobre+academias+ao+ar+livre.html, Acessado em 15/04/2012.

6. Crescimento da população idosa, Rev Panam Salud Publica vol.30 no.1 Washington July 2011, Acessado em 16/04/2012.

ANEXOS

Perguntas:

...

Baixar como  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »