TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Artigos Científicos: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O programa se propõe a evidenciar os funcionários como fator diferenci-al de excelência na administração da empresa e no ambiente social no qual esta inserido, promovendo benefícios à saúde física, mental, emocional, lazer e social, para que busquem melhorar sua integração e qualidade de vida.

A melhoria das condições de vida e da saúde tem sido um tema de cres-cente importância, já que impacta seja de modo indireto ou direto na produtivi-dade das pessoas, e conseqüentemente nos resultados obtidos pelas organi-zações. Dentro da denominação de Qualidade de Vida no ambiente de trabalho abordaremos deforma sistemática este tema ao longo deste trabalho.

O programa deverá ser implantado na empresa no ramo funerário. As ações estratégicas deverão ser definidas pelos responsáveis do projeto junta-mente com apoio dos responsáveis de cada setor. A área de recursos huma-nos de cada filial do grupo será responsável pelo gerenciamento do programa, que deverá objetivar a valorização do funcionário da prestadora de serviços fúnebres, atendendo ainda as necessidades e realidade de cada filial sempre com o fundamento “melhorar a qualidade de vida dos colaboradores”.

2 - OBJETIVOS

2.1 - Geral

Desenvolver um programa de qualidade de vida para os profissionais do ramo funeral, objetivando orientá-los na detecção e prevenção do estresse, bem como, propor técnicas para lidar com situações estressantes, a fim de di-minuí-los.

2.2 - Específicos

Ressaltar a importância desta pesquisa para o setor estudado, em fun-ção do considerável percentual de utilização de tais serviços, especificamente no atendimento ao público. O segmento de serviços funerários, no Brasil, se expandiu nas últimas três décadas, e segundo Machado (2011), o país conta em torno de cerca de 5.500 empresas do segmento, faturando R$ 7 bilhões por ano. Preliminarmente, pesquisas revelam que as oportunidades de negócios para as empresas atuantes nesse setor são inúmeras, fortalecendo a idéia que a identificação dos fatores motivacionais no ambiente dessas empresas, reve-lará o que é necessário aos seus colaboradores e possibilitará aos gestores destas organizações a adoção de estratégias que potencializem a qualidade de vida de sua equipe. Conhecendo os resultados da pesquisa, poderão antever e satisfazer as necessidades de seus colaboradores, fato que poderá gerar um aumento significativo na produtividade organizacional.

Conscientizar os colaboradores sobre a problemática do estresse, bem como os sintomas e ações para preveni-los.

3 - JUSTIFICATIVA

O estudo do estresse na atualidade aponta para a necessidade clara de medidas preventivas de tratamento do estresse excessivo. Partindo do conceito de que um grupo pode ser “um conjunto de indivíduos que interagem partilhando determinadas normas na realização de uma tarefa” (Bleger J, 1971) e que uma empresa se faz a partir de grupos, podemos dizer que, dentro desta empresas pode-se considerar o grupo “agente funerário” por estarem presentes na instituição chamada “funerária”. Desta forma, direcionamos nosso estudo nos problemas relaciona dosa este perfil de colaborador que podem ser afetados pelo estresse, fator este suscetível em qualquer organização independentemente do tipo de atividade realizada.

4 - OBJETO DE ESTUDO

4.1 - Denominação e Forma de Constituição

Grupo Pax Universo LTDA, com CNPJ: 26.838.755/0001-53. Estando sua matriz localizada na Rua 13 de Maio, nº 1870, Centro - CEP: 79002-356 Campo Grande-MS.

4.2- Dados e Fatos Relevantes da Organização

A organização foco deste estudo caracteriza-se como uma empresa fa-miliar, que atua na cidade de Campo Grande há 40 anos, encontrando-se em sua terceira geração de gestores. È uma empresa de pequeno porte e possui um quadro de 30 funcionários divididos em suas categorias distintas na prestação de serviços, sendo uma voltada à preparação de corpos e organização de cerimoniais de velório, e a outra a venda de planos assistenciais funerários e na área administrativa.

A qualidade de vida do funcionário é considerada como um dos fatores responsáveis pela eficácia organizacional. Logo, conhecer e compreender as necessidades desses colaboradores, e os elementos que a determinam torna-se a ordem do dia, e deve, portanto, ser vista como condição indispensável para o sucesso da empresa. Assim, tais elementos devem ser investigados e avaliados, a fim de que as políticas existentes busquem atender objetivos co-muns entre colaborador e empresa, e desse modo não comprometa os resulta-dos almejados.

4.3- Perfil do Profissional de Funerária

Há 30 agentes funerários ao todo, porém somente 24 se disponibiliza-ram a participar da pesquisa, sendo 10 do sexo feminino e 20 do sexo masculi-no. As idades variam de 25 a 58 anos. A maioria possui o ensino médio Com-pleto.

O agente funerário é o responsável pelas tarefas referentes à organiza-ção de funerais, providenciando registros de óbitos e demais documentos ne-cessários. Providenciam liberação, remoção e traslado de cadáveres. Execu-tam preparativos para velórios, sepultamentos, conduzem o cortejo fúnebre. Preparam cadáveres em urnas e as ornamentam. Executam a conservação de cadáveres por meio de técnicas de tanatopraxia ou embalsamamento, substitu-indo fluidos naturais por líquidos conservantes. Embelezam cadáveres aplicando cosméticos específicos.

Os principais riscos à saúde, identificados em estudos com trabalhado-res, indicam, por ordem de freqüência decrescente, as seguintes condições: estresse excessivo; agentes nocivos; pressão sanguínea elevada; uso do taba-co; distúrbios osteoarticulares da coluna vertebral; sobrepeso e obesidade; a-buso de álcool; depressão; problemas de saúde mental.

O trabalho em funerária não requer um conhecimento prévio específico, o que faz com que uns vão aprendendo com os outros.

Esse trabalhador é também consciente que deveria ter melhores condi-ções de trabalho. Embora alguns deles mencionem o uso de jaleco grande, luvas, apenas esse tipo de proteção não lhes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com