TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme Porta em porta

Por:   •  3/10/2016  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  1.018 Visualizações

Página 1 de 2

R.A 16362785            Curso: Gestão de RH

Acadêmico

Thaise B Hartmann

           Disciplina

Introdução a Psicologia

No filme “De porta em porta” conhecemos a história de Bill Porter que nasceu com paralisia cerebral e tinha dificuldades na fala, locomoção e gesticulação. Mas apesar dessa condição especial tornou-se o melhor vendedor do ano de uma empresa de vendas de produtos domésticos. Para conseguir o reconhecimento de seus clientes, colegas de trabalho e chefe, Bill teve que lutar contra o preconceito e suas limitações.

Logo no início do filme quando ele vai até a companhia para candidatar-se à vaga, ele não é aceito e após ver sua mãe que sempre lhe apoiou, esperando-o ansiosa com a resposta, Bill volta e pede ao gerente que lhe dê a pior área, aquela cujo ninguém pegara devido a dificuldade de executar as vendas. Claramente pode-se relacionar essa atitude como uma habilidade social assertiva de enfrentamento, devido o confronto e expressão de direitos e busca por melhores resultados.

Após ser aceito na empresa, Bill começa a bater de porta em porta oferecendo os produtos, mas sempre muito educado ele se apresentava e dava informações da empresa e dos produtos, mesmo com as reações negativas e de indiferença da comunidade, ele persistiu e foi-se interando e adequando-se à maneira de que as pessoas viviam e interagiam. Assim nota-se a habilidade social de civilidade, que é necessário apressar-se, cumprimentar, agradecer, despedir-se, utilização de formas delicadas de conversação, porém com autenticidade pois a formalidade excessiva acaba ocasionando uma rigidez social.

Ele começa a interar-se da comunidade e ser visto não apenas como vendedor mas também amigo, percebe-se seu diferencial quando a mãe de um menino da queixa na empresa dizendo que a condição especial de Bill assustou-o e no dia seguinte Porter chega na residência do menino brincando com fantoche de maneira que o garoto achou engraçado e mudando a visão da mãe. Ele também aborda os clientes de forma a expor os produtos de maneira a solucionar os problemas encontrados e participando de determinados ocorridos pessoais dando suporte e apoio, sendo assim, ganhando a confiança e lealdade de seus clientes. Pode-se relacionar esses trechos do filme com habilidade social empática e também com habilidade social de de expressão de sentimento positivo, pois ele demonstra afetividade ao próximo, reação à experiências de sentimentos negativos para positivos, compreensão de entender e sentir o que alguém pensa e sente em determinada situação, expressar solidariedade e cultivar o amor.

Referências: [1] Livro Introdução à psicologia. Unicesumar EAD. Prof. Me. Maria Joana Casagrande Soares Correia.

[2] http://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/resumos/resumos/5310.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (96.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com