TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DE FILME

Por:   •  21/7/2021  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

 

 

 

 

RESENHA CRÍTICA

 

Darlan Pereira Bispo[1] 

Leandro Borri dos Santos 2 

Valdirene Oliveira Brandão [2]3 

 

UMA chance para viver. Direção de Dan Irelland. Estados Unidos da América. Storyline Entertainment, 2008. 1 DVD (90 minutos).

O Filme “Uma chance para viver” narra a história de um médico oncologista, o Dr. Dennis Slamon, que trabalhava em uma pesquisa com o objetivo de identificar um medicamento para ser utilizado em tratamentos de câncer de mama. O objetivo era sintetizar uma medicação que fosse utilizada com alternativa aos tradicionais medicamentos quimioterápicos com resultados melhores, porém sem os efeitos colaterais tão intensos e indesejados.

O médico, enfrenta uma série de dificuldades, dentre elas a perda de seus principais patrocinadores, uma grande empresa de biotecnologia que já havia financiado a pesquisa por um tempo superior a 6 anos. Pouco tempo depois ele consegue um novo patrocinador para a pesquisa e um investimento de milhões de dólares. Após realizar alguns testes com humanos ele consegue a redução significativa no tumor de uma das pacientes sem que a mesma apresentasse, durante o tratamento, os efeitos indesejados da quimioterapia tradicional. Estes testes envolveram aproximadamente 15 mulheres e conseguiu em algumas delas, a redução dos tumores.  Apesar da conquista extraordinária, ele não pôde manter a mesma quantidade de pacientes voluntárias na realização dos estudos, mesmo aquelas que vinham apresentando uma evolução para a cura. Apesar de muita burocracia e espera antes de iniciar a terceira fase, no ano de 1998 ele consegue a aprovação do medicamento pesquisado. O Herceptin desde o seu lançamento vem salvando a vida de muitas pessoas em todo o mundo.

O filme demonstra ainda a a falta de atenção e empatia por parte de alguns médicos em relação aos pacientes que já enfrentam este grande desafio de lutar contra o câncer de mama e a diferença que um contato mais “humanizado” pode fazer durante todo o tratamento.

 


[1] Acadêmico do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade Batista Brasileira- FBB. E-mail: darlan.pereira@aluno.fbb.br.

 2 Acadêmico do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade Batista Brasileira- FBB. E-mail: leandro.borri@aluno.fbb.br.

[2]3 Acadêmico do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade Batista Brasileira- FBB. E-mail: valdirene.oliveira@fbb.br.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com