TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO FILME: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

Por:   •  1/4/2017  •  Resenha  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  1.462 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS

ENGENHARIA QUÍMICA

 

ALAN AGOSTINI

FILLIPE PIEROTE CANI SANTOS

IGOR TOREZANI FRANCO

KELLI MARÇAL GUIMARÃES

LUCAS VIEIRA FÉLIX

 RESENHA CRÍTICA DO FILME: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

SÃO MATEUS

2016

ALAN AGOSTINI

FILLIPE PIEROTE CANI SANTOS

IGOR TOREZANI FRANCO

KELLI MARÇAL GUIMARÃES

LUCAS VIEIRA FÉLIX

RESENHA CRÍTICA DO FILME: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

Trabalho apresentado à disciplina de sociologia do Curso de Graduação em Engenharia Química da Faculdade Norte Capixaba de São Mateus, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.

Orientador: Professor Ralf Barros Dos Santos

SÃO MATEUS

2016

“Percebo que um homem tem que decidir não divulgar nada de novo, ou então tornar-se um escravo para defendê-lo. ” (Isaac Newton)


INTRODUÇÃO

Surgiu a escravidão do homem com as primeiras lutas e no direito da força que foi corporificando e se espalhando entre os homens isolados, destes às famílias, às tribos e por fim, às nações e aos estados organizados, O escravo era considerado como coisa, era vendido como peça, contado ou pesado, trocado, doado inter-vivos ou cauda mortis, legado ou herdado é por si mesmo, a mais fabulosa somação de sofrimento, de dores e desgraças.

 [...]   a   causa   originária   na   ordem   histórica   foi   a guerra. Era princípio unanimemente admitido o de que se podia tirar a vida do inimigo vencido e, primitivamente, não se deixou de arrancá-la; mas não se deve ter demorado muito a compreender que, se o vencedor podia tirar a vida do vencido, também podia conservá-lo para seu serviço [...], sem prejuízo do   direito   de   matá-lo   quando   lhe   conviesse   e, portanto, também aos homens que dele nascessem (ESPASA-CALPE, 1958, p. 726).

A Origem da escravidão humana perde-se no tempo pois não se sabe ao certo quando se iniciou. Em princípio, estava associada às guerras em quase todos os povos; os vencidos eram feitos escravos, na Grécia, em Roma, mas também entre os incas e astecas do México antigo. O guerreiro vencido ser tornava propriedade do vencedor. Entre muitos povos também se tornava escravo do credor quem não pudesse pagar as suas dívidas, vendia a sua pessoa ou os seus filhos e familiares ao credor. Na Grécia praticava-se o rapto, especialmente de crianças, e as crianças abandonadas pelos pais podiam ser recolhidas como escravos. No período áureo de Atenas, havia na Grécia 15% de homens livres e 85% de escravos. Na Mesopotâmia havia escravos de certo nível cultural, eram prisioneiros de guerra, como muitos judeus deportados para a Babilônia no ano 570 a.C. No Império Romano, os escravos faziam trabalhos domésticos, e podiam ter funções administrativas e burocráticas e até em altos cargos. Em alguns lugares os escravos podiam trabalhar por conta própria, pagando ao patrão uma parte do que ganhavam e juntar algum dinheiro para comprar a sua liberdade. Nos séculos II-I a.C. em Roma a escravatura atingiu o auge.  Todas as atividades como agricultura, indústria, comércio, construção civil e outras atividades da civilização antiga dependiam da escravatura; sem isto nem a vida pública nem a doméstica se sustentariam no Império Romano, pode-se dizer que a sociedade romana se baseava sobre o trabalho escravo. Querer abolir a escravidão na Antiguidade equivaleria a querer acabar com o trabalho assalariado de nossos dias; a sociedade pararia de funcionar.

JUSTIFICATIVA DO TEMA

A escravidão, o preconceito e as demais formas que infringem os direitos humanos acontecem a séculos, e os impactos sociais causados por elas são sentidos contemporaneamente na sociedade e ajudaram a formar o mundo que hoje vivemos.

Estudar sobre esse passado negro é importante para poder entender sobre essa formação histórica onde os direitos humanos não existiam e pessoas eram cruelmente tratadas como mercadorias.

OBJETIVO DO TRABALHO

Esse trabalho tem como objetivo realizar uma resenha crítica sobre o filme 12 anos de escravidão relacionando-o com a sociologia, as relações étnico-culturais e os direitos humanos.

REFERENCIAL TEÓRICO

12 Anos de Escravidão é o terceiro e também o mais aclamado filme do diretor britânico Steve McQueen. O roteiro foi escrito por John Ridley, e o filme é protagonizado por Chiwetel Ejiofor, contando também com o poder promocional de atores como Brad Pitt e Benedict Cumberbatch.

O filme foi um grande sucesso devido fazer com que as pessoas vivenciassem a escravidão e todo seu horror causado por ela na época. O filme foi indicado em nove categorias do Oscar e acabou ganhando em três (Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong'o) e Melhor Roteiro Adaptado. 

O filme retrata a história de um violinista negro que é livre e que mora em Nova Iorque com sua esposa e dois filhos, e que um dia foi surpreendido por dois homens, oferecendo a proposta de emprego de duas semanas como músico caso ele aceitasse viajar para Washington. Por ser uma coisa que gostava e por necessidade de emprego ele aceitou. Assim que chegaram lá esses dois homens embriagam Northup e ele acorda em uma senzala de propriedade de James Burch. Mal sabia ele que estava prestes a ser vendido e escravizado.

Isso mostra como era frágil a situação civil dos negros livres assim como a própria noção de liberdade naquela época pois percebe-se que nada era seguro no período anterior à Guerra Civil, e que os negros livres contavam apenas com direitos sociais limitados.

Weber discute bastante essa situação, pois os indivíduos pensam que o trabalho é uma atividade acima de tudo e todos, e que eles possuem o dever de servir o outro.

Como diz nosso sociólogo, a força de trabalho será o ápice para a alienação dos outros indivíduos, pois cada um desempenhará aquilo que conseguirem diante um sistema que lhes oprimirá o tempo todo, por isso o sistema capitalista divide o indivíduo em duas classes diferentes, onde uma irá servir e a outra irá desempenhar o papel apenas de lucrar sempre sem se importar com os interesses dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com