TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SÓFOCLES

Monografias: RESENHA SÓFOCLES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

ANTÍGONA- SÓFOCLES

Sófocles, em sua obra "Antígona", expõe a oposição entre o Direito Natural e o Direito Positivo. Na história, os irmãos Etéocles e Polinices eram filhos do rei Édipo e, por isso, herdeiros do trono de Tebas. Polinices cerca a cidade para tomar o trono que está em poder de Etéocles e ambos morrem em combate, um pelas mãos do outro. Com a morte dos irmãos, quem assume o trono é Creonte, irmão de Jocasta - mãe e esposa de Édipo. O novo rei de Tebas faz o enterro de Etéocles com todas as honras devidas e acusa Polinices de traidor, proclamando um edito dizendo que quem o enterrasse seria morto. Por se tratar de um irmão, Antígona se rebela contra a lei positiva de Creonte e enterra o cadáver. É a partir daí que começa a disputa entre o Direito Natural e o Direito Positivo.

A obra é bastante impactante, pois trabalha com muita precisão as questões morais. São traçados paralelos entre o autoritarismo inicial de Creonte com a determinação e dignidade moral de Antígona. Ressalta a importância do direito natural sobre o direito positivo. Outro dado importante que se extrai dessa obra é a luta de uma única mulher contra toda uma cidade. Ela nos mostra sua força, sua talante em executar aquilo que é digno e moral, deixando-nos como lição que nem sempre o legal é moral.

Como toda boa tragédia grega, no final muitas são as mortes. Contudo, o importante não é a contagem de corpos, antes, a discussão sobre grandes temas que envolvem moral, direito, política e filosofia. Esta discussão ainda faz parte do presente. Trata-se de uma leitura estimulante e de grande importância acadêmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com