TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA ÉTICA

Por:   •  7/10/2016  •  Resenha  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

Falar de ética é falar da própria vida. A ética é sempre aplicada no nosso dia a dia, no trabalho, na escola, na família, etc. Está ligada à liberdade e ao caráter humano. Podemos dizer que é o estudo das ações ou dos costumes, sendo também a própria realização de um tipo de comportamento, pois é entendida como um estudo ou uma reflexão científica ou filosófica e até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas.

Portanto, ética é um estudo no que se refere à boa conduta humana, do bem e mal, do certo ou errado de acordo com cada costume, comportamento e cultura de cada região, mas que os costumes podem mudar com o passar do tempo e o que hoje é aceito pela sociedade, futuramente poderá ser considerado errado. Assim como o que a sociedade considera como errado, outra cultura considera certo.

Para melhor entendimento sobre as nossas atitudes, precisamos saber o que é moral e imoral. Moral é conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Por outro lado, imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade.

Ética da Convicção é fundamentada no cumprimento do dever, ou seja, suas as ações praticadas são respaldadas por normas e valores previamente estabelecidos. E a ética da responsabilidade é fundamentada no caráter teleológico, em que a obrigatoriedade de uma ação deriva de sua finalidade e de suas consequências prováveis.

Através de uma autoavaliação com 46 situações elaborada pelo professor Júlio César Vasconcelos da disciplina “Ética e Responsabilidade Social Corporativa” do curso de MBA – Gestão Financeira e Controladoria do SENAC/MG, podemos ter uma percepção do nosso nível de consciência ética representada pela maneira que reagiríamos se estivéssemos vivendo o problema. E a partir dos conceitos aplicados anteriormente para melhor reflexão, foi feito a seguinte pergunta: Como regaria no dia a dia diante de situações eticamente questionáveis?

Das 46 situações apresentada, apenas 4,34% apresentei uma reação negativa, ou seja, duas situações que poço dizer que não tive ética ao realizar e que podemos refletir e debater levando em consideração os conceitos aplicados na disciplina.

A primeira é referente dirigir após consumir bebidas alcoólica, pois admito que tenho esse habito nos poucos momentos sócias em que faço consumo de bebidas alcoólica, mas acabo tomando essa iniciativa em último caso e creio que muitas pessoas têm esse mesmo habito costumeiro. Tomo essa iniciativa quando não tem alguém para me acompanhar, ou seja, o tal motorista da rodada que numa cidade pequena como a minha, onde tudo é perto, acaba que dirigir após consumir bebida alcoólica é cultural na região e não se vê muitos acidentes igual nas grandes metrópoles, justamente pelo transito não ser tão pesado e também não tem muita fiscalização, as pessoas acabamos tomando essa iniciativa, mesmo sabendo que é imoral.

Nessa situação, agimos sobre a ética da responsabilidade onde nossas decisões decorrem de deliberações em função de uma análise das circunstâncias, mas somos julgados sobre a ética da convicção, justamente por ser lei. Em outra cidade, quando estou em viagem, não faço consumo de bebidas quando sei que vou ter que dirigir, tudo depende das circunstâncias, pois somos responsáveis por aquilo que nossos atos provocam e temo por uma tragédia, temo mais pela vida do que ser pego por um guarda de transito. E nos brasileiros tentamos alcançar os nossos objetivos, custe o que custar, tentamos até ludibriar a lei e por fim acabamos sendo imorais, sendo assim, o mais importante é acaba sendo o custo benefício, onde os fins justificam os meios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com