TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha

Trabalho Escolar: Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 3

JORNALISMO INVESTIGATIVO - LEANDRO FORTES

O livro jornalismo investigativo, foi escrito pelo jornalista Leandro Fortes. Nele, Fortes relata quando e como surgiu o jornalismo investigativo no Brasil, as dificuldades de se investigar, os perigos que um jornalista corre e as artimanhas necessárias para conseguir descobrir a verdade sobre os fatos, além dos ensinamentos e dicas muito importantes para investigações jornalísticas.

O autor relata que o jornalismo investigativo surgiu no Brasil na era do Collor, quando os jornalistas começaram a investigar o presidente Fernando Collor.

Leandro conta que antes era necessário investigar em livros, dentre outros meios, para se obter as informações, tinha que investigar de verdade. Porém, nos dias de hoje vemos jornalistas que não querem sair da redação, nem de suas casas, pensam que ficar na frente do computador já se tem tudo. É necessário que se corra atrás da notícia, seja através de fontes, lugares, entre outros meios que o jornalista sempre encontra. Falando em fontes, o autor ressalta o cuidado que devemos ter com elas, não podemos sair publicando aquilo que dizem sem o menos ter uma investigação mais a fundo, muitos jornalistas já se deram muito mal por só confiarem em fontes e publicarem notícias não verdadeiras.

Outra questão que ele ressalta sobre fontes, foi referente a decisão polêmica que envolveu o repórter gaúcho Luiz Cláudio Cunha e o Senador Antônio Carlos Magalhães. Nela, Luiz Cláudio abre o OFF, revela a fonte de informação sobre a denúncia de que o senador era responsável por um mega esquema de escutas ilegais de telefones da Bahia. Ele decidiu revelar a fonte de informação para não ser cúmplice de um ato criminoso. Isso levanta vários questionamentos, até que ponto uma fonte está segura? é certo você dizer quem te trouxe a informação da denúncia? e os riscos que elas correm? A preservação do sigilo da fonte de informações é um direito, cabe ao jornalista divulgar ou não a fonte, ele é protegido por lei, está no código de éticas.

O jornalismo investigativo não é nada fácil, ele é trabalhoso, perigoso, exige tempo para apurar os fatos, talento, paciência, sorte e dinheiro. O dinheiro contribuiu para diminuir a prática de investigação, pois se gasta muito com viagens e com muitas outras coisas, o custo de uma investigação é bem alto.

O perigo que os jornalistas correm é altíssimo, um caso ainda lembrado por todos é o da morte do jornalista da TV Globo, Tim Lopes. Tim realizava uma reportagem sozinho na favela, quando foi pego, torturado e morto por traficantes. O que nos leva a outro questionamento, até onde vai um jornalista por causa de uma investigação? Qual o limite da investigação? Qual o preço a pagar por um escândalo? o que os levam a correr tantos riscos? Ambição? Custo-benefício? Ousadia? Paixão? Creio que seja amor pela profissão, indignação com tanta corrupção, com tantas pessoas medíocres, que roubam e desviam dinheiro público, dinheiro esse que era pra ser usado com pessoas que necessitam, pessoas que morrem e sofrem por falta de ajuda, esse é só um dos milhares de casos existentes.

Não tem como ver coisas horríveis ao nosso redor e não fazer nada, fingir que não vê as atrocidades e violência de uma cidade, fingir que desconhece os roubos feitos por políticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com